Skip to content

Humm a cozinha Francesa

08/09/2008

Ingrid Mantovani
Paris, França

Filme Ratatouille dirigido por Brad Bird

Quando se fala em gastronomia francesa logo vem a cabeça uma cozinha refinada. Essa imagem surgiu no século XX com o chefe de cozinha Auguste Escoffier criador da  Alta Cozinha Francesa, típica dos restaurantes e hotéis de luxo.

Mas a culinária francesa vai muito além da Alta Cozinha. Cada região possui seus gostos, temperos e pratos típicos e é  por isso que não podemos tratá-la como algo único.

Como Paris é a capital, assim como o maior centro urbano da França, aqui, os franceses comem um pouco de tudo que há nas outras regiões, portanto, falarei resumidamente  os elemento favoritos de cada uma dela;

  • Nordeste –  A manteiga e o creme.
  • Sudoeste – Fígado de ganso, cèpes (um tipo de cogumelo, que não sei o nome em português) e líquido da uva.
  • Sudeste, marcado por influências italianas – Azeite de oliva, ervas aromáticas, alho e tomate.
  • Norte,  marcado pela influência flamenga - Batata, porco, endívia e cerveja.
  • Leste, marcado pela influência alemã – Porco, bacon, linguiças , chucrute e cerveja.

Tudo isso sem contar as cozinhas locais, como por exemplo do Valle de La Loire, com seu famoso peixe ao vinho branco.

Queijos

A variedade enorme de vinhos e  queijos são parte integrante da cozinha. Usados tanto como ingredientes quanto como  acompanhamento.

A cozinha marroquina também se tornou muito popular ao gosto francês devido a colonização e imigração.

Os meus pratos franceses preferidos são:

  • Choucroute (como disse anteriormente, de origem alemã, mas incorporado pelo leste francês) – Repolho em conserva, com salsicha, carnes e batata. É uma delicia, mesmo para os que nao são muito fãs de repolho, já que ele fica com o gostinho das carnes e da salsicha.
  • Gratin Dauphinois –  Batata gratinada com creme. O paraíso dos amantes de batata.
  • Crepes – dispensa explicacões
  • Escargots de Bougogne – Caracóis com manteiga e salsinha fresca. Para os que gostam de frutos do mar, pois acredito que ambos possuem um gosto semelhante.
  • Ratatouille -  Berinjela, tomate e abobrinha. Vegetariano, saudável e ainda por cima, gostoso.
  • Cassoulet – Feijão branco, linguiça, pedaços de carne. Lembra nossa feijoada.

Escargots de Bougogne

Em Paris, comer fora e bem é caro, portanto, se você é estudante como eu, a melhor maneira de economizar e matar saudade da comidinha brasileira é cozinhar em casa.

No mercado tradicional você pode encontrar muitas coisas do Brasil, mas, ainda assim, algumas delas (como o feijão preto, por exemplo) são difíceis de encontrar. Então surgiro as lojas chinesas ou africanas, que possuem ingredientes e pratos semelhantes.

Claro que, se você esta na França, também se dará ao luxo de  comer fora de vez em quando.As minhas sugestões de restaurantes são:

  • Chez Papa – Restaurante de comida do sudoeste. Tudo feito com “Canard”(pato) é recomendado, assim como, o Cassoulet e o Escargot ao queijo Bleu.
  • Le Chalet Des Iles – Próximo de Paris no Bois de  Boulogne . O restaurante é um sonho, basta olhar as fotos no site e você ficará com vontade de visita-lo.Eu recomendo o Tartare de Boeuf ,carne crua com temperos, acompanhada de batata e salada .
  • Georges no museu Georges Pompidou – Essa é uma dica tirada daqui . Almoçar com a vista panorâmica de Paris depois de visitar o fantástico museu de arte moderna. Imperdível.
  • Dans Le Noir - Um restaurante todo no escuro, onde você escolhe um prato sem saber o que está escolhendo. Esse é o famoso Dans Le noir (no escuro) com filial também em Londres. Um desafio ao paladar e as outras sensações que as vezes se deixam enganar pela visão. Além da excelente proposta, uma diversão inesquecível.
  • Pierre Hermé -  Não é restaurante, é uma doceria incrível, onde você vai encontrar diversos tipos de todas as cores e tamanhos dos delíciosos macarons, assim como diversos outros docinhos.

    Macarons

  • Ladurée –  Outra doceria bem famosa, com mais macarons, éclairs (conhecidas pelos brasileiros como bomba) e bolos. Embalagens lindas para presentear.

E aí acabam minhas dicas de hoje.
Bon Appétit

About these ads
5 Comentários leave one →
  1. 08/09/2008 16:06

    obrigada pelo link
    abraços

  2. 09/09/2008 8:28

    Hmmm…se eu morasse na frança ia engordar uns 10 quilos ou mais! Por um lado o fato de eu não amar a comida espanhola contribui para alguma coisa!!! Adoro quase tudo que tem ai, os doces, os queijos, me dá água na boca só de pensar!

  3. 11/09/2008 22:03

    muito boas as dicas vou conhecer…

  4. 11/09/2008 22:04

    moro em paris e nao conheço ainda……

  5. Moises Macedo permalink
    07/01/2012 22:05

    Adoro a cozinha Francesa, é uma das cozinhas mas fantástica do mundo, parabéns aos Franceses por ter essa Gastronomia esplêndida….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 952 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: