Skip to content

Como revalidar meu diploma estrangeiro no Brasil?

11/12/2009

Glenda Dimuro
Sevilla, Espanha
 
 

Fiz um curso no exterior, mas e agora? Ele vale no Brasil também?

 Toda semana alguém me escreve perguntando isso e resolvi então tentar esclarecer algumas coisas sobre a revalidação (o processo também pode ser chamado de “reconhecimento“) do diploma estrangeiro no Brasil.

A idéia de estudar no exterior é muito legal, pode contar pontos no currículo, mas sempre devemos ter em conta que o diploma não é aceito automaticamente fora do país de expedição. Um longo processo burocrático separa a obtenção do documento estrangeiro e o direito de ostentar um título válido no Brasil.

Existe uma diferença entre reconhecer um curso de graduação e um de pós graduação (mestrado e doutorado). No primeiro caso, o processo pode ser um pouco mais complicado, rigoroso, demorado e o pior de tudo, sem garantias de que a resposta será positiva. O segundo também é longo, mas as chances de ser aceito são bem maiores.

Cursos de graduação

A revalidação de diploma de graduação expedido por instituições de ensino superior (IES) estrangeiras é regulamentada pela Resolução CNE/CES nº 01, de 28 de janeiro de 2002, alterada pela Resolução CNE/CES nº 8, de 4 de outubro de 2007’.

O processo de revalidação é realizado por qualquer universidade pública brasileira que ministre o mesmo curso de graduação realizado no exterior (na mesma área de conhecimento ou em áreas afins). Por isso, antes de viajar de “mala e cuia”, é importantíssimo que o estudante avalie a grade curricular do curso internacional que escolheu e compare com os conteúdos ministrados pelas universidades públicas reconhecidas pelo MEC (disciplinas e principalmente carga horária). Isso ajudará a futura revalidação, pois é muito difícil que a universidade simplesmente aceite o diploma estrangeiro sem solicitar que o aluno curse algumas disciplinas e realize provas e exames, com o objetivo de caracterizar a equivalência, verificar os conhecimentos ou simplesmente complementar a formação (quanto maior o número de disciplinas semelhantes, menores as chances de ter que cursar outras).

Antes de voltar ao Brasil de vez, tenha em mãos além do diploma, a grade curricular do curso com a descrição de todas as matérias e as respectivas cargas horárias que você cursou, o histórico, as notas e todo documento que julgar importante. Para que estes documentos tenham efeitos no Brasil, eles devem estar devidamente legalizados pelas autoridades estrangeiras, e isso nada mais é que outro processo burocrático de reconhecimento de firmas (lembre-se: este processo garante que seus documentos não são falsos e que forma expedidos por uma Universidade reconhecida, simplesmente isso).

Ou seja, todos os documentos devem ser oficiais e assinados por alguma autoridade da universidade. Provavelmente estes documentos também terão que ser enviados à alguma outra autoridade do país estrangeiro (seja o Ministério de Educação ou de Assuntos Exteriores, cada país tem um procedimento distinto!) para o reconhecimento das assinaturas. Como o Brasil não assinou o convenio de Haya (que permite a reciprocidade entre documentos oficiais emitidos em diversos países) os documentos depois de reconhecidas as firmas devem ser enviados ao Consulado Oficial do Brasil no país em questão para finalmente terminar o processo de legalização.

Passando os primeiros passos no exterior, os documentos estrangeiros estão prontos para serem apresentados a qualquer autoridade brasileira e por fim, começar o processo de reconhecimento no Brasil. A primeira coisa a fazer é entrar contato com o Departamento de Relações Internacionais de uma universidade pública reconhecida pelo MEC (preferivelmente a mesma que antes de viajar você comparou os currículos). Cada universidade tem autonomia para realizar o seu protocolo de revalidação, mas normalmente os documentos solicitados são bastante parecidos: diploma, histórico escolar, conteúdo programático, bibliografia… e óbvio, o pagamento de certas taxas (aqui você tem um exemplo da documentação exigida pela UFRGS. Em alguns casos é solicitada a tradução juramentada dos documentos (O Brasil tem acordos com alguns países, como a França, que dispensam a exigência de traduzir e certas universidades aceitam documentos em espanhol) o que pode sair bastante caro.

Depois disso é sentar e esperar a resposta, já que até sair um parecer, nada mais depende de você e não há um prazo estabelecido para a conclusão. O processo é longo porque é avaliado por uma comissão de professores que analisa detalhadamente todas as disciplinas cursadas no exterior e define se estão de acordo com o conteúdo ministrado pelas disciplinas equivalentes oferecidas pela mesma universidade. Em muitos casos, não apenas as matérias cursadas e as notas obtidas são levadas em conta, mas a reputação e o histórico da universidade de origem do diploma.

Cursos de pós graduação

Neste caso, a revalidação é bem menos problemática, complexa e demorada, já que normalmente os cursos são bastante específicos e geram uma dissertação ou tese mais fácil e rápida de ser avaliada.

Mas nem por isso a burocracia é menor. O processo é praticamente o mesmo: para facilitar a revalidação, antes de viajar escolha um curso que também exista no Brasil; antes de voltar legalize todos os documentos (diplomas, históricos, notas…) e leve até o Consulado Geral do Brasil no país em questão; procure uma universidade pública que ofereça um mestrado ou doutorado na sua mesma área de conhecimento, em área afim ou superior; uma cópia da dissertação ou da tese é solicitada e, dependendo da universidade, não precisa ser traduzida para o português. Tenha sempre em conta que cada universidade tem autonomia no processo, ou seja, pode decidir sobre a documentação a ser entregue, as taxas, os prazos, comissões… Não existe uma documentação oficial para todas as universidades, mas quem quiser conferir a da UFRGS pode ver aqui.

A idéia de realizar um curso que não existe no Brasil pode ser tentadora em um primeiro momento, mas lembre-se que logo se não existem profissionais capacitados aqui para dizer se o seu diploma é válido ou não, ele não será revalidado.

Resumindo: se você quer evitar dor de cabeça, escolha um curso no exterior (seja de graduação ou de pós) que já tenha algum equivalente no Brasil; não volte para o Brasil sem a documentação (diplomas e tudo mais) legalizada no país estrangeiro e logo no Consulado do Brasil; considere que cada universidade tem autonomia para estabelecer o seu padrão de revalidação, e isso também significa que se o seu processo não for aceito em uma universidade ou você não concorda com a resolução, pode tentar outra vez em outra.

Enfim, tudo que envolve burocracia é demorado e muita vez independe da nossa vontade. Como eu disse ao principio, a idéia de estudar no exterior e engordar o currículo pode ser o máximo, mas lembre-se, a pressa é inimiga se você optou por este caminho.

Mais informações: Documentação padrão Informações gerais  Curso de Medicina Mercosul

Importante: Tudo o que foi dito aqui está baseado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996). Esta lei não disciplinou a revalidação de cursos de pós-graduação lato sensu, e também não há normatização elaborada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) a respeito do tema. Ou seja, tudo isso que você leu aqui é valido para cursos stricto sensu.

Já sei que está formada a confusão, já que só no Brasil existe isso de lato ou stricto sensu. Na prática, um curso stricto sensu são os de mestrado e doutorado, ou seja, aqueles que incluem maior carga horária e uma produção científica mais profunda. Já os cursos de especialização são aqueles onde o aluno escreve apenas uma monografia (e não uma dissertação ou uma tese).

Quer saber mais sobre a Glenda e sua vida na Espanha? Visite o seu blog pessoal!

ANTES DE FAZER UMA PERGUNTA VEJA SE ELA JÁ NÃO FOI RESPONDIDA NOS COMENTÁRIOS ANTERIORES… PERGUNTAS REPETIDAS NÃO SERÃO RESPONDIDAS…

About these ads
390 Comentários leave one →
  1. persistenciadamemoria permalink
    12/12/2009 21:57

    2010 vamos comecar o processo de revalidacao dos diplomas do meu marido.
    Jah vimos que a USP eh um pouco mais chata que a UNICAMP por exemplo.
    Depois escrevo minhas percepcoes aqui e o resultado (espero que positivo) dessa jornada.
    Beijos

    • Maycon Cunha permalink
      22/03/2011 13:49

      Bom dia! Vcs conseguiram revalidar o diploma do seu marido? Me mandem noticias pois comeco o processo de revalidacao do meu diploma este ano tb. Graduei em Dezembro de 2010 do curso de ciencias contabeis nos EUA.
      Obrigado!

  2. 13/12/2009 1:56

    Boa sorte Ingrid!!! Depois conta pra gente os detalhes…

  3. Thais permalink
    21/12/2009 15:49

    Bem interessante esse post! Gostei muito e bem exclarecedor. Mas considerando que nao me encaixo em nenhuma das categorias, pois estou fazendo um curso tecnico (de massoterapia), onde eu devo validar? Alguma dica?
    Obrigada =)

    • glendadimuro permalink*
      21/12/2009 16:38

      Pois ai já não tenho a mínima idéia… nem sei se cursos técnicos não universitários são revalidados ou necessitam de revalidação.

    • Lais permalink
      09/08/2012 13:27

      Thais voce conseguir validar o seu curso tecnico no Brasil?

  4. Lili permalink
    08/02/2010 22:30

    E no caso de graduação e pós-graduação no exterior em áreas diferentes, sendo que para o mestrado há equivalência numa instituição brasileira e a graduação não?!
    Só há uma universidade pública com o curso de graduação que eu tirei em Portugal (Universidade do Vale do São Francisco!)… e a grade curricular é bastante diferente… Já o mestrado acho que conseguiria na UFBA…
    E agora José?!

    • Marcos permalink
      26/02/2010 13:06

      Lili, você conseguiu alguma resposta sobre isso? Estou na mesmo situação: diploma de graduação sem equivalência e de mestrado com equivalência.

  5. glendadimuro permalink*
    09/02/2010 11:18

    Não sei se necessariamente os processos devem seguir uma ordem… ou seja, primeiros revalidas o curso de graduação e logo o de mestrado. Mas é uma boa pergunta, se alguém souber, que se pronuncie!

    • cicero italaino permalink
      12/01/2012 13:12

      oi glenda, bom dia, menina abamos de defender nosso mestrado em ciencias da educação – pela universidade lusofona em portugal – lisboa – vc tem conneciemento de alguem que já revalidou o certificado – onde – como?

      se puderes entre em contato – estamos anciosos – por ajuda

      abraços – ciceroitaliano@gmail.com

      • 13/01/2012 19:25

        Ai pelos comentários aparece umas qtas pessoas que já revaliddaram. É esso ter paciência de ler!

  6. swosec permalink
    10/02/2010 11:55

    Olha; eu sou portugues, tirei o curso de DIREITO aqui em Portugal, fizum ano de intercambio ai na uerj, e agora quero voltare fazer OAB; para o curso de Direito o reconhecimento também é automático? Ou é como em Medicina, eles complicam… obrigado

    • glendadimuro permalink*
      10/02/2010 20:03

      Nenhum reconhecimento é automático! Todos tem que passar por processos burocráticos…

    • Paula Martins permalink
      18/10/2010 16:28

      Sou formada em portugal em Direito, pela Universidade de Coimbra, e volto p Brasil o ano que vem. Estou buscando toda informaçao possivel sobre processos de revalidaçao de titulo de direito que encontro e até agora o resoltado é desolador.
      Vamos realmente ter que realizar exames e frequentar disciplinas antes de conseguir o titulo. E isso se tivermos sorte, que ja li de um rapaz da Universidade de Coimbra a quem a Unesp rejeitou totalmente o pedido de revalidaçao dele por ser substancialmente diferente do ordenamento juridico brasileiro!!!!
      Si tens alguma noticia avisa-me!
      obrigado

      • Aparecida permalink
        20/07/2011 23:12

        A esperança, de quem precisa revalidar diplomas, é que algumas mudanças ocorram, como prometeu Dilma Rosseuf, na Universidade de Coimbra.
        Até onde sei já estão se mobilizando para isto, algumas propostas já estão sendo lançadas.
        Li uma reportagem no site da Presidência da República sobre estas mudanças.
        É uma luz que começa a aparecer no fim do túnel.

      • Fabio de Azevedo permalink
        23/11/2011 13:35

        Para que revalidar? A OAB tem convenio com a Ordem Portuguesa e existe tratado de reciprocidade. Vc pode tirar OAB aqui no Brasil e advogar sem necessitar de revalidar diploma…

      • Marcia permalink
        22/07/2012 21:54

        Oi vc conseguiu revalidar seu diploma no Brasil? me responde por email n marciaqueiroz@hotmail.com , por favor, qro saber, gostaria de fazzer meu curso fora…

    • MRH permalink
      17/04/2012 1:03

      Olá! Por acaso conhecem alguém que tenham conseguido revalidar o diploma de Direito emitido em Portugal em alguma universidade brasileira?!

  7. Plínio permalink
    24/03/2010 22:42

    Será que cada caso é um caso? Se alguem já obteve a revalidação para um título de pós-graduação, todos os que tenham o mesmo título da mesma instituição estrangeira já não teriam a revalidação automática?

    • glendadimuro permalink*
      24/03/2010 23:08

      Definitivamente não!!!!
      Cada dissertação ou tese é avaliada individualmente.

  8. Plínio permalink
    24/03/2010 23:19

    Serei mais específico: todos os que tiverem um mestrado sem tese ou dissertação de uma mesma universidade.

    • glendadimuro permalink*
      25/03/2010 8:09

      Não existe mestrado sem dissertação ou doutorado sem tese!!!!
      Sem isso, é impossível tentar qualquer tipo de reconhecimento. Lembre-se: este é o caso de pos-graduações oficiais, eu não sei como funciona para especializações (que também com certeza terão a sua monografia) ou cursos técnicos (que obviamente terão algum tipo de avaliação final). Este último, eu não tenho conhecimento de que seja reconhecido por alguma universidade brasileira, já que os processos são sempre para reconhecimento de título de curso de graduação, mestrado e doutorado.

      • Ivy permalink
        18/05/2011 5:53

        Existe sim mestrado sem dissertacao! Aqui nos EUA e p[ratica comum, em vez de fazer os 6 creditos de dissertacao (chamada Theses), o aluno pode escolher cursar 6 credito de disciplinas, desde que aprovadas pelo coordenador de curso.
        Por isso cheguei nesse blog. Fui sugerida a fazer o mestrado sem theses, mas nao tenho certeza quanto a revalidacao.
        Alguem ja passou por isso?

  9. Plínio permalink
    25/03/2010 15:09

    Glenda,
    Eu tenho um mestrado em ciências da computação (MSc) completado em 1988 na School of Engineering and Applied Sciences da The George Washington University, em Washington, DC, para o qual haviam duas opções: 30 créditos mais tese, ou 33 créditos sem tese. Nos dois casos o currículo era acordado com o orientador. Esta prática, para cursos de mestrado, existe nas mais renomadas universidades dos USA.

    • Leopoldo permalink
      07/04/2010 14:39

      Olá. Eu tbm fiz meu MSEE na Oklahoma State University sem dissertação. Foram 33 créditos e equivale a qulauqer mestrado em Engenharia Elétrica nos EUA. Se vc tiver alguma informação sobre o seu processo favor me avise com dicas! Abraço

  10. glendadimuro permalink*
    25/03/2010 15:24

    E vc conseguiu revalidar o seu diploma no Brasil?

  11. glendadimuro permalink*
    25/03/2010 15:27

    Pois a informação que me deram na UFRGS é que nem cursos realizados à distância, nem sem produto final, são aceitos. Eu tive que fotocopiar todo meu passaporte e mostrar minha permissão de residência na Espanha para eles aceitarem o processo…
    Os EUA tem um sistema educativo diferente e aqui mesmo na Europa tb existem coisas do tipo, mas no Brasil é difícil revalidar diplomas que estejam fora dos padrões do MEC.
    Se vc conseguiu revalidar seu diploma de mestrado sem tese, por favor, deixe o seu depoimento pq pode ajudar a bastante gente na mesma situação!

    • Raquel permalink
      28/03/2011 18:10

      Oi Glenda, deixa eu te contar minha história pra ver se vc pode me ajudar…rs rs rs…..eu começei meu curso de Direito em uma Facu no Brasil particular. Vim morar na Espanha (València) e consegui convalidar algumas asignaturas aki, as que eles nao me convalidaram eu estou cursando. Maaas agora, eu quero voltar pro Brasil. Como eu faço pra reconhecer meus estudos daki lá????Eu vou morar em POA, e queria ir pra UFGRS. Sabe de alguma informaçao pelo menos para que possa reconhecer as materias que fiz aki, e poder entrar em uma UNI publica no Brasil? Beijos e Obrigada

    • kleber permalink
      25/01/2012 1:14

      Glenda, boa idéia postar sobre este assunto, mas senti falta de um ponto de vista do “outro lado”: e quem for estrangeiro e quiser vir ao brasil, validar seu diploma e trabalhar por aqui? Quem (órgão oficial) deverá contactar? A que sites deve dirigir-se para obter informações importantes? Tenho um amigo espanhol que está nesta situação, e quer saber como validar o diploma dele (Eng. de Telecomunicações pela Universidad Politécnica de Valencia). Se puder ajudar, agradeço muito!

      • 25/01/2012 7:42

        O processo é igual pq o reconhecimento de diploma estrangeiro independe da nacionalidade.

  12. Plínio permalink
    25/03/2010 15:28

    Não tentei, ainda. Voltei ao Brasil no início de 2005, depois de passar 20 anos nos USA. Agora vou tentar um concurso público e estou procurando saber onde isso pode ser feito.

    • ilona permalink
      23/05/2011 1:57

      Plínio, meu caso é parecido com o seu. Faz 12 anos que fiz um mestrado (MSc) na Universidade de Londres. Nunca revalidei meu mestrado. Agora com interesse em concurso público, dei entrada na UnB. Semana passada saiu o resultado: INDEFERIDO. Isso tudo porque consideram não haver qualquer equivalência com a carga horário e o fato de não haver uma tese defendida perante uma banca, mas somente um trabalho final que eles chamaram de “relatório” e que o MSc é equivalente a uma especialização por aqui. Estou completamente aborrecida, pois deveriam era listar todos os mestrados mundo afora que não serão jamais aceitos e não fazer você pagar R$ 700,00 para ter seu pedido indeferido por um motivo aparentemente “banal”. Se a instituição estrangeira te concede esse título, acredito que deveriam analisar isso e não somente os aspectos de carga horária, etc. Aliás, roubo é o que praticam para fazerem uma revalidação nesse país. É por isso que estamos onde estamos.

      • 14/02/2012 5:36

        parabens. Estou de pleno acordo com tudo que vc escreveu aqui. Tambem acontece a mesma coisa com diploma de graduacao. Tem muito a ver com rank da escola , no caso de graduacao. Tive colegas em minha profissao formados nas top ranks , e ja foram layd off.
        Infelizmente o Brasil nao da valor aos diplomados no exterior. leia minha historia: revalidacaobrasil.blogspot.com

  13. glendadimuro permalink*
    25/03/2010 15:51

    Boa sorte então! Assim que tiver notícias, por favor, comenta aqui.
    O sistema de convalidação do Brasil não é mole (bom, em nenhum lugar acho que é) e não adianta a Universidade ter “nome”, pq qdos eles querem encrencar… sabes como é. Conheço algumas pessoas que já pularam de Universidade em Universidade tentando… Mas sempre é bom procurar alguma onde alguém já tenha conseguido o reconhecimento. O complicado é isso, eles pedem a tese ou qualquer trabalho final que possa ser avaliado, porque no Brasil, é assim que funciona e eles procuram não fugir das suas regras.
    Abraço!

  14. Claudia permalink
    19/05/2010 22:23

    Se alguém souber de alguma Universidade que revalida mestrado sem dissertação, por favor poste aqui, vai ajudar muuuuito!

  15. Veridiana permalink
    09/06/2010 19:24

    Eu também fiz um mestrado sem tese e estou buscando informacoes para quando voltar ao Brasil poder validar o meu diploma! Se alguem souber se existe alguma solucao comente com a gente!!!

  16. augusto permalink
    13/06/2010 21:10

    Eu tenho uma pergunta: como fica quem fez mestrado E doutorado no exterior, em paises diferentes? Por exemplo, mestrado nos EUA e doutorado na Inglaterra.

    No momento de validar o diploma no Brasil, eh preciso validar primeiro o mestrado e depois o doutorado, ou pode-se validar apenas o doutorado?

    Nunca encontrei a resposta a esta pergunta, e como volto para o Brasil em breve, estou curioso… Obviamente seria muito melhor poder validar apenas o doutorado – mais simples, mais rapido e mais barato.

  17. Pedro Antunes permalink
    19/06/2010 5:02

    Fiz meu curso de graduação em Odontologia em um pais do mercosul o Paraguay e agora estou querendo reconhecer meu diploma aqui no Brasil , sera que terei alguma maneira de validar mais facil por ter estudado em um pais do Mercosul ?

    • glendadimuro permalink*
      19/06/2010 8:41

      Olá Pedro!
      TODOS OS DIPLOMAS CONCEDIDOS POR UNIVERSIDADES ESTRANGEIRAS DEVEM PASSAR PELO MESMO PROCESSO DE RECONHECIMENTO. Aqui tem uma nota da CAPES explicando isso direitinho e lembrando que aquelas instituições do Mercosul que dizem que a validez dos diplomas é AUTOMÁTICA (com o único objetivo de atrair estudantes brasileiros) estão fazendo PROPAGANDA ENGANOSA!!!!

      Mesmo o diploma de Mestre ou Doutor, proveniente de país integrante do MERCOSUL, está sujeito ao reconhecimento. O acordo de admissão de títulos acadêmicos,aprovado pelo Decreto Legislativo nº 800, de 23.10.2003, e promulgado pelo Decreto nº 5.518, de 23/08/2005, não dispensa da revalidação/reconhecimento (Art.48, § 3º,da LDB) os títulos de pós-graduação conferidos em razão de estudos feitos nos demais países membros do Mercosul, embora permita, para o exercício de atividades de docência e de pesquisa, conforme explicitado pelo Parecer CNE/CES nº 106, aprovado em 09/05/2007“.

      Leia mais informações: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/diversos/Mercosul_NOVAS_REGRAS.pdf
      http://www.prpg.ufpb.br/portal/index.php/component/content/article/36-geral/104-revalidacao-de-diplomas-no-mercosul-nota-capes

  18. selma aparecida ferreira leal tomm permalink
    22/06/2010 16:45

    já existe pessoas que convalidaram seus diplomas de mestrado cursados nos paises mercosul

    • sarita marcon mendes permalink
      11/09/2012 19:04

      e como reconheceram o curso de mestrado, como foi o processo me expliquem. Obrigada Sarita

  19. Will permalink
    01/07/2010 8:36

    Na universidade que fiz graduacao e mestrado aqui em Boston conheci pessoas da USP fazendo pos-doutorado mas provavelmente os meus diplomas nao sera aceitos no Brasil.
    Tenho um amigo que estudou engenharia no RJ numa universidade privada e nao teve nenhum problema para validar seu diploma aqui em Boston e atualmente trabalha para o departamento de transportes de MA .
    Porque que e tao dificil validar diploma de universidades americanas no Brasil?
    Porque brasileiros que estudam no exterior estao sendo tratados de maneira diferente?
    Imaginem se os americanos fossem tao protecionistas como o brasileiros? Ainda bem que nao sao e os brasileiros que estudam no MIT, Harvard, BU, BC, NEU,… tem se destacado muito aqui.
    Best Regards

    • glendadimuro permalink*
      01/07/2010 13:47

      Validar um diploma americano (sul americano, diga-se de passagem) na Europa também não é nada fácil. Eu, particularmente, acho correto o processo no Brasil. O MEC no Brasil consegue avaliar as suas instituições, mas fora fica dificil saber se o curso é válido ou não. Não é só porque o diploma é europeu ou norte americano que automaticamente tenha um selo de melhor qualidade. Só acho que comprovando as notas e as materias (com a sua carga horária e conteúdo) deveria ser suficiente… aqui na Espanha, não é, e sempre te obrigam a cursar materias na Universidade daqui antes de homologar um diploma…

    • 14/02/2012 5:56

      Realidade nua e crua. Concordo plenamente. E olhe que sao os americanos que sao taxados de arrogantes. Aqui em chicago a revalidacao de engenheiro brasileiro. nem eh considerada uma revalidacao. eh mais uma traducao de curriculo. e pronto. vc so precisa do visto de trabalho e ja eh um engenheiro. Na escola eu aprendi um ditado que serve para os brasileiros. Burocracia e corrupcao andam de mao juntas. Quanto maior a burocracia maior a chances de algo dar errado e fomenta a corrupcao. Aqui em chicago eu renovo uma carteira de motorista em 10 minutos com foto novinha e tudo…. e no Brasil?
      conto minha historia em revalidacaobrasil.blogspot.com

  20. Eduardo permalink
    21/07/2010 21:44

    Gente, minha noiva nao é Brasileira, é da República da Moldávia, fica no leste europeu, formada em Letras, gostaria de saber como validar o diploma dela aqui no Brasil, o diploma dela está em Romeno que é o idioma local, e tbm em Inglês.

    Obs. Licenciada em Português/Francês.

    Aguardo contato de vcs.

    desde já obrigado

    • glendadimuro permalink*
      22/07/2010 7:43

      Eduardo, está tudo explicado no texto! Tem que procurar diretamente a Universidade Pública mais próxima e que tenha o curso de letras e perguntar qual o processo! No Brasil, cada Universidade tem autonomia sobre o seu processo, ou seja, variam os documentos, provas específicas e tudo mais… em alguns casos, o diploma terá que ser traduzido oficialmente para o português, bem como provavelmente o histórico escolar e o conteúdo programático de todas as disciplinas por ela cursadas. Só o diploma não adianta muito, tem que reunir toda a documentação… Boa sorte!

  21. pedro Alcantara de Souza permalink
    23/07/2010 10:00

    Eu sempre estudei fora do Brasil
    Fiz o Basico , Colegio , Faculdade de fisioterapia
    e Pos graduação , agora fica a minha pergunta
    tenho que revalidar todos os cursos ou so a
    Pos graduação ?
    Obrigado

    • glendadimuro permalink*
      23/07/2010 15:27

      Oi Pedro ! Aqui ninguém tem essa informação…quando vc souber, por favor, avisa do pessoal! A lógica seria que que fosse apenas o da faculdade e logo o da pós, mas acho que só o MEC mesmo para te responder! Boa sorte! :)

    • olga permalink
      27/07/2010 5:00

      por favor me informa que respuesta te dieron . tenho uma situaçao similar muito obrigada

    • Altina permalink
      09/01/2013 20:45

      Pedro meus filhos estudar em Portugal, e quando vieram para ca,
      meu filho fez a faculdade as provas mais tive que revalidar tudo para ele entrar, minha filha estudou desde a primaria e tivemos que revalidar tudo e com alguma dificuldade, na SEDUC exigiram tudo, mais conseguimos, agora estamos lutando para conseguir fazer a validação da graduação dela ele se formou em Design de Moda e \Textil, estamos lutando ja fomos na Unama que tem moda, na Universidade Federal do Para, Uepa, entre outras ligamos para USP, ja estamos nessa luta a mais de 2 anos, não vamos desistir, e a Presidente do Brasil quando foi em Portugal prometeu resolver essas questões e olhe que foi a primeira viagem internacional dela esteve em Coimbra falou, prometeu, resultados nemhum, sei que realmente tem que haver um certo controle do Mec, mais acho um certo exagero, pois não orientam direito, nem avaliam coisa nemhuma, la pelo menos perde-se um tempo , pamos mais temos resultados, portanto se prepare e va verificar primeiro seu ensino médio.

  22. Carolina permalink
    28/07/2010 6:00

    Eu estou estudando engenharia quimica em uma universidade americana , sera que eu consigo revalidar meu diploma no Brasil?

    • 12/10/2011 4:52

      Vi que este post deixou muita gente com a pulga atras da orelha, pois o sitema brasileiro é bem burocrata mesmo. Aqui estao algumas diretrizes importantes:
      b) o processo tramita diretamente na instituição escolhida pelo interessado, que deve apresentar, na ocasião, cópia do diploma expedido e documento oficial do estabelecimento de ensino estrangeiro contendo dados sobre a carga horária, o currículo do curso, o programa (ementa) das disciplinas cursadas e o histórico escolar do postulante. Todos os documentos devem ser autenticados pela autoridade consular brasileira no país que o expediu. Todas as firmas dos documentos devem ser devidamente reconhecidas; encontrada no site http://www.portalconsular.mre.gov.br/retorno/guia-do-brasileiro-regressado-1/transferencia-de-cursos-e-revalidacao-de-diplomas/

      No meu caso, creio que terei menos problemas, pois cursei parte da graduçao no Brasil e depois me transferi para os EUA. Portanto é possivel que eles peçam pra eu cursar algumas materias restantes, que nao estao na grade curricular da universidade aqui, ou que eu faça uma prova. Lembrando que os cursos de graduaçao no EUA também nao exigem um trabalho de conclusao de curso. Portanto nao sei como será o processo de revalidaçao no brasil. Pretendo voltar para cursar um mestrado na UEL. O engraçado é que a gente pode fazer um baita de um programa de mestrado aqui, reconhecido no mundo todo, e quando chegamos ao Brasil, nao possuimos reconhecimento nenhum. É um absurdo considerando a situaçao sucateada das Universidades e Instituiçoes Brasileiras, nao deviam ter o direito de fazer isso. Afinal as grandes instituiçoes reconhecidas internacionamente estao fora do pais. Muitos de nós batalhamos para ter uma educaçao mais forte e construir um bom curriculo, mas quando voltamos a nossa terra, somos tratados com indiferença devido a problemas politicos (burocracia e ineficiencia) internos.

      • 14/02/2012 5:39

        Realmente esta eh a verdadeira realidade do Brasil

  23. Pedro Alcantara de Souza permalink
    05/08/2010 11:15

    Para o exercício profissional o diploma de graduação tem que ser validado por uma instituição de ensino superio
    E para pós graduação o curso deve ser regulamentado para o seu anúncio.
    Segundo informação que recebi do CRO do Parana
    qnto ao meus cursos de odontologia feito no exterior

  24. Claudia permalink
    18/08/2010 9:37

    vale a pena estudar pos graduaçao na Belgica??? obrigada!

    • 18/08/2010 13:44

      Tudo vale a pena quando a alma não é pequena… já dizia o poeta!

  25. Antonio permalink
    18/08/2010 17:26

    Tenho bacharelado em psicologia e mestrado e doutorado em sociologia por universidades americanas. Alguem ja’ reconheceu diplomas em ciencies sociais no Brasil? Tenho tabalhado como professor ha’ mais de vinte anos mas gostaria de me aposentar no Brasil e dar aulas.

  26. Liliane permalink
    22/09/2010 1:43

    olá, estou preste a fazer um mestrado em educação na Venezuela, e gostaria de Saber se pode ser reconhecida aqui no Brasil, a universidade é Bolivariana da Venezuela!

    • 22/09/2010 6:38

      O processo serve para qualquer universidade estrangeira.

      • José Cidamor Batista permalink
        21/10/2013 17:14

        olá Glenda comecei fazer um mestrado em atividade física e saúde pela Espanha Miguel de Cervante ele totalmente online,tenho alguma chance de validar o mesmo?resp email:brodcid@hotmail.com

    • Roberto permalink
      02/02/2012 14:55

      NÃO FAÇA ISSO, não é nem perto a melhor universidade da Venezuela, faça na UPEL ou no IPC. Olha que eu sou venezuelano tentando validar meu titulo de Engenheiro no Brasil. Boa sorte

  27. marcia permalink
    27/09/2010 11:34

    Fiz um curso no Instituto Europeu de Design em Barcelona em 2004/2004, no diploma está POS GRADO, o curso foi de 200 horas e não fiz nenhuma dissertação.

    Sou professora desde que cheguei ao Brasil, ganho como Especialista, hoje recebi uma ligação da Universidade com um ultimato, tenho que convalidar esse diploma, se não serei demitida. Não é diploma de mestrado, equivale aqui como uma especialização.

    O QUE FAÇO?

  28. Vinicius permalink
    30/09/2010 23:46

    Gente vcs sabem como é o processo de revalidação na URGS. No meu caso é em Ciencia Política e o meu diploma é de mestrado na Espanha. Glenda parece que vc deu entrada nesta Universidade. Qual é seu curso? Já conseguiu?

    Abraços,

    • 01/10/2010 3:24

      Sim Vinicius, já consegui. Meu diploma foi reconhecido pela Engenharia, mas sou arquiteta e urbanista.Tem que seguir o que diz no link do texto e esperar.

  29. Rita Holanda permalink
    09/10/2010 4:28

    Sou estudante de Paralegal aqui nos Estados Unidos. Sei que nao existe o mesmo curso no Brasil, voce saberia me dizer se eu posso transferir os creditos e seguir para Direito? Estou terminando meus 4 anos, ou seja 128 creditos/hora.

    • 09/10/2010 12:22

      Olha Rita, esse tipo de pergunta tão específica é melhor perguntar direto na Universidade onde sabes que tem o teu curso.

  30. 11/10/2010 0:15

    boa noite eu sou brasileiro me formei em odontologia no exterior queria saber se posso fazer os tramitis no brasil atraves de um advogado.. pergunto pq tenho alguns amigos estudando a pos no brasil!!! minha esposa e medica mas ela e venezoelana tem como ela revalidar no brasil ?

    • 04/11/2010 20:43

      O processo é igual tanto para brasileiros que estudaram no exterior quanto para estrangeiros que querem exercer a profissão no Brasil.

  31. Antonio permalink
    11/10/2010 20:42

    Acho melhor agente ficar no exterior mesmo. Com essa burocracia nao da’. Obviamente e’ uma tentativa de reserva de mercado.

  32. joelma permalink
    21/10/2010 15:30

    Alguem pode me informar se alguma universidade ou faculdade brasileira já reconheceu diplomas de mestrado em Gestão de Empresas cursado no Paraguai?

  33. melina permalink
    24/10/2010 22:05

    Ola Glenda,

    Eu estou me formando em Direito na Inglaterra e aqui a jurisdicacao eh ‘common law’ ou seja, lei de casos enquanto no Brasil eh o Direito Civil ou romano. A minha pergunta eh se isso iria interferir na revalidacao do meu curso ou nao necessariamente?
    Muito obrigada.

  34. 04/11/2010 20:17

    E alguém sabe como fica a validação de cursos feitos via EAD ou em Universidades Abertas, como por exemplo a Open University (www.open.ac.uk), uma das mais famosas universidades online?

    • 04/11/2010 20:45

      Olha Eduardo, acho que é igual. Houve um tempo que o MEC não reconhecia cursos on line ou a distância… sinceramente não sei se agora a coisa já mudou.

    • Ana permalink
      02/04/2013 23:23

      Pessoal, alguém sabe se validam cursos da Open University já?!

  35. Jeanne permalink
    12/11/2010 14:15

    A minha dúvida é a seguinte: um estrangeiro, por exemplo, engenheiro, só conseguirá exercer a função aqui no Brasil com a revalidação do diploma, ou existem empresas que permitem que ele trabalhe sem a necessidade disso? Grata, Jeanne

    • 12/11/2010 14:23

      Olha Jeanne, para ser responsável técnico sobre determinadas ações ele deveria sim ter seu diploma reconhecido. Acontece que muitas vezes os governos concedem autorizações especiais para trabalhar (principalmente aquelas profissões onde existe uma carência de pessoal), e logo outra pessoa com habilitação para firmar documentos fica como o verdadeiro responsável. Não sei como funciona internamente nas grandes empresas, mas deve ser mais ou menos assim.

  36. victor permalink
    18/11/2010 14:04

    eu me graduei pela ufcg aki no brasil e estou pensando em ir fazer o mestrado e doutorado na universidad de Granada na Espanha. gostaria de saber se há possibilidade de eles não reconhecerem meu certificado(quando tornar ao Brasil) e se leva muito tempo o processo de revalidação.

    • 18/11/2010 18:27

      A Universidad de Granada é bastante reconhecida. O processo leva tempo, mínimo 6 meses.

  37. 23/11/2010 21:05

    Eu me forme em MEDICINA na Bolivia . A minha pergunta é quanto tempo tardaria a revalidacao do meu titulo
    Muito obrigada.

  38. jaine permalink
    08/12/2010 18:49

    Olá, estou interessada em fazer um curso profissionalizante de aeromoça na Espanha( ja que moro aqui ). Gostaria de saber se seria possivel convalidar meu diploma no Brasil.
    Muito obrigada

    • Wellington Ribeiro permalink
      30/01/2014 23:44

      OI GLENDA TUDO JOIA????
      TIRA UMA DULVIDA MINHA???
      ESTOU NA IRLANDA E QUERO FAZER O CURSO DE BACHAREL EM PSICOTERAPIA E ACONSELHAMENTO. SEI QUE MUITA GENTE SAI DO BRASIL PARA FAZER ESSE CURSO COMO ESPECIALIZACAO OU MESTRADO…. MAS GOSTARIA DE SABER SE SEM O CURSO DE PSICOLOGIA ESSE CURSO TEM ALGUMA VALIDADE NO BRASIL OU MESMO APOS FAZE LO PRECISO CURSAR PSICOLOGIA PARA COMPLEMENTAR????
      DESDE JA MUITO OBRIGADO.
      WELLINGTON RIBEIRO

  39. Fernando Gabriel permalink
    21/12/2010 17:15

    estou pensando em fazer medicina em Buenos Aires na faculdade federal UBA, (a mesma tem mas de uma decada de funcionamento) gostaria de sab +ou- quanto tempo para validar meu diploma no BRASIL. POS NAO QUERO ME ARREPENDER FUTURAMENTE. OBRIGADO E UMA FELIZ NATAL PARA TODOS ….
    obs; quero a sua opinião pois estou confuso se vou o nao para mesma,

    • 21/12/2010 17:52

      Olá. Infelizmente não posso responder a sua pergunta, até mesmo porque ACHO que as profissões da área da saúde passam por um processo mais rigoroso de avaliação.

  40. Danielle Oliveira permalink
    21/12/2010 23:37

    Olá. Sou graduada em farmácia no Brasil, mas atualmente estou fazendo mestrado em ciencias farmaceuticas em Portugal. Portugal é aderente do processo de Bolonha que unifica as universidades européias, ou seja a graduação é junta ao que eles chamam de mestrado aqui, portanto estou fazendo a convalidação da minha graduação e quando terminar o curso farei uma tese de mestrado. Alguem saberia se esse tipo de mestrado é aceito no Brasil?

  41. Cris Passos permalink
    05/01/2011 15:45

    Olá Glenda, eu acho que eu estou em um “mato sem cachorro”.
    Mas quem sabe vc ou alguem que leia o Blog possa me ajudar!!
    Eu estudo Fisioterapia na Alemanha e pretendo voltar para o Brasil, mas aqui o curso nao é feito em Universidade e sim em escola técnica, mas comparado com o programa do MEC é o “mesmo” em questao de matérias e carga horária, mas eu nao tenho trabalho de Conclusao. (ahhh já e cursei 3 anos de Fisio no Brasil mas nao me formei :( )
    Você ou mais alguém conhece alguem que já fez essa revalidacao??
    Eu já liguei pra UFRGS e pra Federal de Santa Maria, mas ninguem sabe me dizer.. dizem que é pra tentar…
    Bom, se poder me ajudar ficarei MUITO grata!!!
    Um Abraco

    • 05/01/2011 16:34

      Não conheço ninguém. Cris, cada caso é um caso e acho que é bastante improvável que alguém consiga dar uma resposta por telefone. Ainda mais para um caso tão especial quanto o seu. Eu me dirigiria à Universidade no Brasil que vc começou o curso e daria entrada no processo.

  42. Cris Passos permalink
    13/01/2011 17:51

    É, realmente por telefone é complicado.
    Muito Obrigada!!!!

    Abraco!!

  43. Patrick permalink
    13/01/2011 20:39

    Oi. Estou cursando o curso de graduacao de Administracao de Empresas em uma universidade espanhola, e pergunto caso eu queira voltar para o brasil para trabalhar, é necessario eu fazer o processo de reconhecimento do diploma? As empresas nao me aceitariam em cargos deste ramo caso eu nao tenha este reconhecimento?
    Obrigado

    • 13/01/2011 21:52

      Isso deve depender da empresa… Normalmente o reconhecimento é necessário apenas para quem pretende seguir carreira docente ou fazer algum concurso público onde os títulos contem pontos.

  44. Otavio permalink
    16/01/2011 18:04

    e sobre o ensino medio precisa de revalidação?

  45. Nuno Guimarães permalink
    20/01/2011 11:30

    Boas,

    Eu sou Portugues e terminei a em setembro o mestrado em Eng. Civil e gostava muito de poder trabalhar no Brasil. Como devo fazer visto não ser brasileiro?

    Cumprimentos

    • 20/01/2011 11:52

      O processo é o mesmo tanto para brasileiros como para estrangeiros.

      • ROGÉRIO MOREIRA permalink
        08/06/2012 11:42

        Alguém tem alguma idéia de alguma faculdade que faz reconhecimento de pos graduaçaõ (doutorado) em ciencias sociais no Brasil? Terminei em 2011, em Portugal e começo minha peregrinação agora?

  46. Bernardo Maximiliano permalink
    28/01/2011 18:28

    Eu vou estudar Direito esse ano no Chile, onde moro faz 5 anos e estava até cogitando um dia voltar pro Brasil, validar os estudos e exercer aí. Mas agora que to de férias aqui, me dei conta que apesar do avance economico, este país está condenado a varias décadas de subdesenvolvimento ainda! A corrupção continua sendo pão de cada dia, em TODAS instituições, a impunidade penal segue, e muitas leis não saem do papel. Aqui, o povo aplaude bandido e vaia polícia, vota em corrupto, e elege como presidentes a analfabetos e ex-terroristas. Com que envergadura moral nosso país “julga” validez de diplomas? Acaso duvidam da qualidade das universidades européias e estadunidenses, que levam anos a mais de circo que as universidades brasileiras? Coisa de dar uma olhada no ranking shanghai por exemplo pra ver quantas universidades americanas e européias estão varios lugares a frente do brasil. Como disse Charles de Gaulle, o Brasil não é um país sério. Desgraçadamente, sua frase continúa vigente. Eu, adoro o Brasil, mas pra ir lá, só de férias. Trabalhar de advogado num país sem lei ninguém merece.

  47. Josi G permalink
    28/01/2011 18:38

    Ola! Sou formada em Administracao – Comerico Exterior por uma universidade em NJ, USA e voltei para o Parana. A universidade com a qual entrei em contato para fazer a revalidacao do diploma me pediu um documento que a universidade onde me formei nao expedi (seria o conteudo programatico detalhado das disciplinas. A minha universidade no exterior fornece uma descricao das disciplinas, parecida com a ementa das disciplinas aqui no brasil, so que mais detalhada). Estou procurando outras universidades para ver se o processo e mais facil…
    Alguem aqui ja revalidou diploma de universidade americana? Como foi?
    Alguem conhece universidades no Parana ou aos redores, que estao mais acostumada a fazer a revalidacao de diploma? A que eu fui parece nao ter muita demanda…nao parece ser um processo muito simples para eles…
    Obrigada

    • Juan permalink
      04/01/2013 19:02

      NA Federal do Paraná tem este link, pode ajudar a ter uma idea, http://www.prppg.ufpr.br/revalida
      Eu sou peruano e estou no processo de revalidação de meu diploma do doutorado. Alem disso, vou fazer a revlaidçao de meu diploma de graduaão em Quimica feito no Peru, mas em outra universidade.

  48. Bárbara permalink
    05/02/2011 19:28

    Olá, li os comentários e fiquei ainda mais confusa. Sou estudante de Direito na Universidade de Lisboa e gostaria de saber se quando acabar o curso posso validar o meu diploma no Brasil? preciso fazer a prova da OAB? alguém dê uma luz, obrigada!

    • Josi G permalink
      31/03/2011 0:01

      com certeza tera que fazer a prova da OAB, pois um advogado que possui, vamos supor, OAB/SP, ou seja, de Sao Paulo, para poder atuar num processo no Estado do PArana precisa ter OAB do Parana, ou um advogado que possua OAB/PR que assine em conjunto.

      • José permalink
        05/03/2012 2:21

        De onde vc tirou isso???

    • Vivian permalink
      04/05/2012 18:34

      O Estatuto da OAB diz claramente que alguém que possua um registro para atuar como advogado em outro país (no seu caso, Portugal) não precisa fazer a prova da Ordem novamente. é só pedir para registrar-se no Brasil também. Agora, quais os documentos necessários para tanto, só se informando na seccional em que pretende exercer a profissão.

  49. Antonio permalink
    05/02/2011 23:35

    Vejam esse pareceres de processos de equiparacao. Iluminam muito o processo de equiparacao:

    http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13000

  50. Antonio permalink
    05/02/2011 23:52

    Se pode ver pelos processos acima que e’ uma sacanagem muito grande (desculpem o meu frances). Um teve o processo negado por que nao teve defesa de tese na Univesidade de Illinois em engenharia, outro por nao ter feito duas linguas em curso de historia em Portugal, etc. Eles querem que o curso feito no exterior seja igual ao curso na universidade no Brasil. Isso e’ dificil. Obviamente o maior perdedor nisso e’ o Brasil, que perde talentos para o exterior.

  51. guilhem permalink
    16/02/2011 3:08

    ola ! sou farmaceutico francès (aqui doutor em farmacia) sou residente brasileiro tambem. Gostaria de trabalhar num seitor farmaceutico mas como fazer a revaldaçao (ou reconhecimento) do meu diploma fracès aqui no brazil (estado do rio de janeiro)
    eu sei que devo passar pela universidade publica de farmacia odo estado do rio mas quando vou no site deles nao tem nada sobre a revalidaçao nao !
    como fazer ? onde començar esse processo muito burocratico ?
    obrigado
    guilhem

    • 16/02/2011 8:26

      Escolha uma Universidade mais “reconhecida” onde alguém já tenha feito o processo. Fica mais fácil… se vc mora no Brasil sabe bem como são as coisas, a Universidade é obrigada a receber o processo de homologação, mas se nunca fez, não sabe como fazer… e talvez nem tenha interesse. E vá pessoalmente buscar as informações.

  52. rachel queiroz permalink
    20/02/2011 13:33

    li todos os comentarios e fiquuei surpresa com tanta diversidade e dificuldade no reconhecimento do diploma.
    a minha pergunta é o seguinte: o MEC ja reconhece as pós realizadas on-line, pois estou querendo fazer uma da Miguel de Cervantes-Espanha em Recursos Humanos.
    abç

  53. mah permalink
    21/02/2011 21:37

    Olá!
    O processo de revalidação de mestrado tem mesmo que ser em universidade pública?
    Liguei hj no capes e perguntei se poderia ser em particular tb… entendi a moça falar que poderia ser em particular. Será que ouvi errado?
    abç

    • 21/02/2011 21:45

      Segundo informações do MEC, somente universidades públicas podem revalidar um diploma: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=263&Itemid=86

      • Elisangela Franco permalink
        10/10/2012 13:14

        A graduacao tem que ser por uma pública, mestrado e doutorado podem ser por particulares… Elisangela

    • 21/02/2011 21:53

      Outra coisa, a Capes não é responsável pelo reconhecimento dos diplomas estrangeiros. Para ter validade no Brasil, o diploma concedido por estudos realizados no exterior deve ser submetido ao reconhecimento por universidade brasileira que possua curso de pós-graduação avaliado e reconhecido pela Capes. O curso deve ser na mesma área do conhecimento e em nível de titulação equivalente ou superior (art. 48, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação).

      • mah permalink
        22/02/2011 18:19

        Obrigada pelos esclarecimentos

  54. Elisangela permalink
    23/02/2011 22:12

    Gostaria de saber se alguém conhece o mestrado de educação da Argentina ( USAL – Universidad del Salvador) e se já consegui revalidar aqui. Será que é bom??
    Grata

  55. Fabiola permalink
    26/02/2011 4:59

    Oi Glenda, meu nome e Fabiola sou Chilena, gostaria preguntar uma coisa, pelo que vc fala, se eu quero reconhecer meu diploma de Engenheiro Civil Industrial Mençao Gestao obtenido Chile.
    Todos os documentos da Universidad estam legalizados pelo consulado de brasil en Chile.
    Meu problema e que meu diploma nao existe aca em brasil.
    Vc sabe que eu poderia fazer. Eu moro en sao paulo- sao paulo (moema)
    Eu queria saber, que universidade publica vc me recomenda para fazer o proceso de homologacao.
    Muito Obrigada

    • 26/02/2011 9:52

      Olá Fabiola. Sinceramente não sei o que acontece quando um curso não existe no Brasil. Acho que deves procurar pelos sites das Universidades Brasileiras algum curso que pelo menos se aproxime… mesmas disciplinas, mesma carga horária, o curso de engenheiro industrial sim existe no Brasil, não? Não sou de São Paulo e não tenho a mínima idea sobre quais universidades dai podem lhe servir. Minha sugestão? Abra o seu “abanico” de opções, não se fixe em São Paulo e sim procure por uma universidade que tenha um curso parecido com o seu.

    • 26/02/2011 9:55

      Outra coisa, no Brasil a Engenharia Industrial passou a ser chamada de Engenharia de Produção. Pesquise sobre isso… Existem muitos cursos de Engenharia de Produção em Universidades Públicas.

      • Fabiola permalink
        01/03/2011 19:55

        muito obrigada pela resposta.

    • Andres Medrano permalink
      24/05/2012 17:11

      Hola Fabiola te hablo en español soy Ingeniero Industrial y de Sistemas, titulado en Bolivia, quería saber si viste alguna posibilidad para revalidar tu titulo, gracias por la ayuda.

  56. luis permalink
    01/03/2011 14:54

    Gentem estou pensando em fazer doutorado na argentina, na UMSA, alguém possui informçao sobre o reconhecimento desse diploma aqui no Brasil. Meu é receio é gastar muito e depois nao conseguir a validaçao.

  57. Paulo permalink
    05/03/2011 19:57

    Sou graduado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico, de Lisboa, Portugal. É a Universidade de engenharia com mais prestígio de Portugal, e espero que isso seja reconhecido e ajude no processo.

    Alguém da minha universidade já revalidou o curso no Brasil?

    Obrigado.

    • Jose permalink
      22/11/2011 10:49

      Olá Paulo,

      também sou graduado pelo IST e neste momento estou a tentar revalidar o meu diploma pela a UERJ, mas para falar a verdade, não está a ser fácil. Pois no início diziam que com o tratado de cooperação/amizade Brasil-Portugal, o processo levaria cerca de 3 meses. Já lá vão 6 meses !

      Caso saiba de algum caso de “sucesso” seria excelente se pudesse informar.

      Cumprimentos e obrigado

      • 22/11/2011 10:58

        Demora mesmo…o meu disseram 6 meses e levou quase um ano. Mas saiu, pela UFRGS!

      • Francisco Santos Marques permalink
        24/01/2012 21:56

        Olá a todos

        Eu também sou formado no IST

        Eu tenho uma duvida para o Jose: Enquanto estás a espera do reconhecimento, estás elegivel para trabalhar?

        Obrigado

      • Carlos permalink
        23/03/2012 18:10

        Olá, eu também estou a contactar Universidades no Brasil para obter Equivalência e validação do meu curso, e tenho uma dúvida que nem as universidades nem o consulado me esclareçem qual a melhor forma de resolver, que é a Prova de residência no Brasil, de que forma e o que devo fazer para a obter o mais rapidamente possível?
        Obrigado

  58. João permalink
    14/03/2011 3:35

    Revalidei o diploma de Mestrado em Educação Multimídia da Universidade do Porto na Universidade Federal de Santa Catarina, Mandei tudo via sedex e na época paguei 150 reais (2008) hoje está custando 1200 reais.

    • 14/03/2011 9:17

      1200 reaaaaaaaaaais? Nossa, isso é que eu chamo de se aproveitar da demanda, já que cada vez mais o pessoal estuda no exterior. Eu paguei uns R$ 350 e já achei super caro. Aqui na Espanha custa uns 100€.

    • ilona permalink
      23/05/2011 2:08

      Oi, João.

      E de quanto tempo foi esse seu mestrado? Pergunto se o pessoal da universidade encrencou com carga horária, forma de apresentação do trabalho de conclusão ou defesa da tese.
      Estou tentando revalidar um diploma de mestrado (MSc) da Universidade de Londres e na UnB tive problemas por conta de carga horária e não defesa de teses.

      Se puder responder, agradeço.

  59. Helena permalink
    16/03/2011 0:07

    Estou prestes a ingressar em um doutorado na Argentina e estou com muito medo de investir e depois não conseguir validar o meu diploma

  60. Ana Paula permalink
    19/03/2011 21:43

    Ola eu sou formada em Farmacia aqui no Brasil e estou querendo ir para Bolivia/Paraguai ou Argentina estudar Medicina, entretanto queria saber se tem como reconhecer meu diploma para atuar em algum destes paises antes de escolher.

  61. John permalink
    28/03/2011 18:07

    Bem pessoal, sou Indiano (Engeheiro Elétronico Industrial ) formei em 1990.Cheguei em Brasil em 1996 e foi validar o meu Diploma, perante ao MEC e instituições brasileiras.Conclusão precisava desembolsar um dinheirão traduzindo meus documentos e toda academica perante ao MEC do meu Pais.Tive que viajar de novo para atestar algumas documentos perante ao ministerio de educação da India. E mesmo assim NADA!!!!.E só rolação, tem pessoal ai que compra diplomas e sai melhor que os outros, mais facil e rapido hehehehe.A final eu pelo menos desisti, não quero mais sabe disso, e não perciso mesmo, qualquer coisa tenho amigos com CREA para atestar pra mim.Até os prorpios das instituições que precisava saber todos os procedimentos , ficam te rolando ate vc fica saco cheio e desiste do negocio.
    Bem isso foi minha experiencia(tentando ir ao maneira correto),pode ser para os outros deu certo.

    Abraços e BOA SORTE !!!!

  62. Antonio permalink
    29/03/2011 18:51

    Esse site e’ de interesse:

    http://ambienteacreano.blogspot.com/2010/12/revalidacao-de-diplomas.html

    • Josi G permalink
      31/03/2011 0:24

      Bah…acabei de conferir esse link que vc postou. Achei super que o cara dividiu a experiencia, no final bem, de revalidacao do diploma dele.
      Eu estou aguardando entrar o mes de Abril para poder da entrada no meu processo e atesto o que ele disse sobre valores….Na universidade Estadual de LOndrina – UEL eles cobram R$ 1.000,00, mas vou dar entrada na Federal do Parana onde cobram R100,00. Que diferenca, nao eh!? E a UEL tem a cara de pau de dizer que o valor eh tabelado, e sem pudor nenhum em demonstrar a negatividade deles quanto a “chances” de um diploma ser validado, e acrescentam, nao devolvemos o dinheiro se o processo for indeferido.

  63. Josi G permalink
    31/03/2011 0:10

    Alguem ja conseguiu revalidar o seu diploma? Ou conehce alguem que ja conseguiu?
    So vejo casos de frustracao com o processo….preciso de uma prova viva para acreditar…assim, ta dificil!

  64. Péricles permalink
    08/04/2011 21:30

    Um brasileiro que faz MESTRADO no estrangeiro (Argentina, no caso), pode utilizar esse Mestrado para docência e pesquisa, independente de revalidação, tendo em vista o Acordo dos Estados do MERCOSUL?

    • 09/04/2011 7:43

      Sim existe um tipo de acordo. Leia os comentários mais antigos…

      • Péricles permalink
        11/04/2011 18:21

        Pois é, Glenda, mas verifique essa matéria abaixo:

        http://www.capes.gov.br/images/stories/download/diversos/Mercosul_NOVAS_REGRAS.pdf

        Nela, consta que somente estrangeiros que venham ao Brasil é que podem utilizar o Diploma para docência e pesquisa, independente de revalidação. No caso de brasileiros que façam curso no exterior (Mestrado, p. ex.), isso só será possível após revalidação.

        Daí a minha pergunta: isso é assim mesmo? Ou entendi errado?

        Obrigado.

      • 11/04/2011 18:49

        Parece que o documento diz isso mesmo, né? Entendi o seguinte, para trabalhar dentro do seu país de origem o diploma obtido no exterior (não importa se é de um país do Mercosul ou não) tem que ser reconhecido. O acordo serve para quem é brasileiro é quer trabalhar em universidades de outros países do Mercosul, entende? Ex. Um uruguaio vai estudar/trabalhar na universidade no Brasil com diploma do Uruguay e não precisa revalidar. Agora se este mesmo uruguaio tivesse um diploma brasileiro e quisesse estudar/trabalhar em universidade uruguaia, teria que fazer a revalidação. Para os brasileiros é a mesma coisa…

      • Péricles permalink
        12/04/2011 14:29

        Glenda, pesquisei mais sobre essa matéria do CAPES e verifiquei que os órgãos superiores estão questionando essa Resolução que restringe o uso de Diplomas estrangeiros por brasileiros. Pode ser que o CAPES tenha que rever isso, a fim de possibilitar aos brasileiro o uso automático para docência e pesquisa. Tomara!

        Abraços!

    • 29/12/2011 2:24

      Péricles ou Glenda, me ajudem a entender um pouco mais dessa situação.
      Sou brasileiro, porém vivo em Buenos Aires. Vou iniciar um Mestrado na Universidade de Palermo (Argentina). Minhas intenções são de atuar em docência e pesquisa no Brasil. Essa nova regra do do Capes me confundiu um pouco. Posso ou não posso trabalhar com docência e pesquisa no Brasil com um mestrado Argentino?
      Meu medo é não poder dar aulas em universidades brasileiras.

      Desde já agradeço.
      Um abraço!

  65. janine permalink
    22/04/2011 21:12

    comecei um curso ead em psicologia em uma univrsidade estrangeira,alguem sabe sobre
    a revalidaçao de diploma de graduaçao em psicologia,moro em poa rs e provavelmente
    encaminharei meu processo de revalidaçao na urfs ,alguem ja passou por essa experiencia?

  66. Bruno permalink
    24/04/2011 9:41

    Muito boas dicas! Parabéns!
    Porém, vale ressaltar que o Brasil tem um acordo com a França no que diz respeito a validade dos documentos. Isto é, os documentos emitidos ou legalizados por orgãos públicos franceses (e vice-versa) são válidos no Brasil sem necessidade de legalização! Já a tradução é sim obrigatória, e por razões óbvias! Lembrando sempre que nestes casos, a tradução deverá ser feita no Brasil, já que o tradutor é assermentado em sua jurisdição. (tradutores que residem na França por ex, não são juramentados no Brasil)
    Abraços

  67. Daiane Lopes permalink
    01/05/2011 0:38

    Olá,
    Acabo de chegar ao Brasil – Porto Alegre, depois de 10 anos estudando em Portugal, onde fiz a graduação e o mestrado em Direito. No tempo em que fui para lá não era necessário reconhecer os documentos no consulado do país, pois poderia ser feito no consulado português do Brasil. Pelos vistos terei de voltar à Portugal!
    Os documentos, até então, eram revalidados com base no Tratado de Amizade entre Brasil e Portugal, com base nos artigos 39 em diante “1. Os graus e títulos acadêmicos de ensino superior concedidos por estabelecimentos para tal habilitados por uma das Partes Contratantes em favor de nacionais de qualquer delas serão reconhecidos pela outra Parte Contratante, desde que certificados por documentos devidamente legalizados.
    2. Para efeitos do disposto no Artigo anterior, consideram-se graus e títulos acadêmicos os que sancionam uma formação de nível pós-secundário com uma duração mínima de três anos.
    incluindo o artigo 41 “O reconhecimento será sempre concedido, a menos que se demonstre, fundamentadamente, que há diferença substancial entre os conhecimentos e as aptidões atestados pelo grau ou título em questão, relativamente ao grau ou título correspondente no país em que o reconhecimento é requerido.” Porém o que se sabe é que os efeitos práticos não surgiram e as burocracias têm aumentado.

    Gostaria de saber se alguém já entrou com algum processo de revalidação em POA, pois um amigo de SP na mesma situação, só conseguiu a revalidação em Belo Horizonte.

    Toda ajuda é bem-vinda e desde já agradeço.

    Glenda teu texto é muito esclarecedor. Parabéns.

    • cláudia permalink
      02/11/2011 15:31

      em qual universidade em bh?

    • Vivian permalink
      05/12/2011 19:55

      Oi, Daiane, você poderia me informar seu email de contato? Queria algumas dicas suas sobre a revalidação! Meu email é vivianstr@gmail.com
      Obrigada
      Vívian

    • Maura permalink
      17/04/2012 2:40

      Ola Daiane, gostaria de saber se vc conseguiu a revalidação do seu diploma, e deste seu amigo que conseguiu a revalidação em Minas, cursaram direito em qual universidade em Portual? Já era o sistema de Bolonha?!!
      Agradecia imenso se conseguisse responder
      Obrigada

    • lidiane duarte permalink
      29/05/2012 0:52

      Daiane Lopes, tambem sou gaucha de Pelotas, e estou em situação parecida com a tua, se possivel gostaria de trocar lagumas ideias contigo, deixo meu email, agradecia que retornasse. Lidiane Silva

  68. Miguel permalink
    02/05/2011 2:20

    Quero revalidar meu diploma de Direito da Universidade Nacional de Asuncion no Brasil, quais sao as Universidades que sao menos burocraticas em dar a revalidacao?

    • Bárbara permalink
      02/05/2011 17:50

      Miguel, não sei se posso responder isso com precisão, mas pelo que tenho visto aqui é que o fator burocracia é bastante relativo. Tanto em questão de validação, como de valores. Acho que o melhor é tentares nas universidades mais conceituadas, ou nas das “grandes cidades.”

  69. Jorge G permalink
    03/05/2011 13:59

    Sou português com curso na área da saúde. Eu tb queria revalidar o meu diploma no Brasil , mas isto ainda e um bocado complicado heheh! Alguém ja fez ou conhece na área da Biomedicina alguma universidade que faça essa validação, porque muitas nem respondem outras dão pouca informação.

    Obrigado! :)

  70. Bruna permalink
    11/05/2011 3:12

    olá, glenda.

    Estou coma papelada toda pronta para dar entrada na revalidaçao do meu diploma pela unicamp. Sou graduada em linguistica pela faculdade de letras da universidade de lisboa, em portugal. Reparei que este curso na unicamp prevê a elaboraçao de uma monografia e em portugal não tive nenhum trabalho de conclusao deste gênero e, aliás, tenho a impressao de que em portugal não há monografia nas licenciaturas… Acha que essa diferença pode acarretar na rejeiçao do pedido de reconhecimento?

    • 11/05/2011 6:25

      Bruna, eu ACHO (porque aqui é tudo achismos, já que cada caso é um caso) que você vai saber se eles não aceitarão a documentação no dia em que for entregar-lá. Depois, já percebi que em muitos casos a Universidade no Brasil emite um parecer, e caso for necessário, vc terá que fazer uma monografia para ganhar o seu diploma brasileiro. Aqui na Espanha é igual, mesmo eu tendo feito um projeto final de graduação de arquitetura, para reconhecer meu título, eles me pedem para fazer outro. Talvez seja o seu caso.

  71. Robert permalink
    13/05/2011 11:16

    Oi Glenda. Estou terminando a diplomatura en ciencias empresariales na Universidade de Murcia na Espanha. Esta carreira e 3 anos. Com o recentemente implatando EEES (plan Bolonia) minha carreira será extinta e vai ser substituida pela graduaçao em administraçao de empresas de 4 anos. Quero voltar paro o Brasil e pensava que, talvez, com a diplomatura em ciencias empresariales, se reconheça o diploma como graduado em administraçao de empresa equivalente no Brasil. Será que isso é possivel? Sei que se cursar o último ano do recentemente implantado grado en ADE me darao o diploma de dita carreira, mais gostaria de nao ter que cursar outro ano porque já quero ir embora.

    Obrigado!

    • 13/05/2011 12:34

      No Brasil a maioria das cursos universitários são de 4 anos. A carga horária conta na maioria dos processos de revalidação.

  72. 24/05/2011 20:34

    Gostaria de saber se o MEC valida diploma de Mestrado em Ciências da Educação emitido pela Lusófona de Portugal?

  73. Marcus Nascimento permalink
    28/05/2011 13:42

    Olá, estou prestes a iniciar um mestrado em Portugal, na Utad, na área de Avaliação e Prescrição da Atividade. Alguém poderia me informar em quais universidade brasileiras posso pleitear a revalidação do referido diploma?

  74. Rodrigo permalink
    12/06/2011 7:33

    Estou viajando final desse mês para iniciar o doutorado em Gestão de Empresas (Administração) pela Universidad Autonoma de Asuncion no Paraguai. Assim como os colegas fico receoso em investir nos estudos no exterior e não conseguir revalidação do título. Verifiquei que a USP já reconheceu o título de doutorado de outros estudantes dessa instituição. Como teve esses precedentes será que facilita a revallidação por futuros títulos (no caso o meu) ?

    Sucesso a todos!!

    • Laura permalink
      16/02/2012 1:58

      Também fiz mestrado na UAA em ciências da educação e estou para revalidar o diploma.Se souberes notícias de onde e como fazer isso por favor me repasse.Obrigada

      • Marcelo permalink
        19/04/2012 3:49

        Olá Laura, você já conseguiu revalidar o seu diploma da UAA no Brasil? Eu estou querendo fazer o doutorado no py mas estou procurando algum que já realizou esse processo. Vamos manter contato para um ajudar o outro? Aguardo

    • Lucília permalink
      10/06/2012 17:15

      Olá, estou querendo fazer doutorado em educação na UAA, será que revalida aki? Vc sabe de alguém q conseguiu?

  75. Augusto Vieira permalink
    07/07/2011 9:11

    Fiz o doutoramento na Université Catholique de Louvain (Bélgica) há uns anos e pondero a hipótese de ir para o Brasil. Neste caso, preciso apenas de revalidar o doutoramento ou também a graduação?
    Obrigado

  76. P Almeiad permalink
    07/07/2011 17:25

    Eu encontrei o seguinte site na internet: http://revalide.com.br

    Já alguém usou este site para revalidação de graduação?

    Ab

    • 07/07/2011 17:46

      Não conheço ninguém que tenha revalidado seu diploma via qualquer empresa… para mim, é como aqueles empresas que fazem os vistos… vocè pode fazer tudo sozinho, esses pessoal é um simples intermediário que cobra (na maioria das vezes MUITO bem) por fazer o trabalho que poderia ser feito por você mesmo (entregar papéis, preencher formuláriops, fazer provas). Não encontrei nesse site qual a DIFERENÇA de vocè mesmo entregar a documentação e o serviço prestado por eles, já que a palavra final tem os professores da universidade onde vocè decidiu entrar com o processo (e o que importa é o seu curso, já realizado, ou as provas que você ainda terá que realizar) A empresa diz que quase 100% dos casos de pedidos de revalidação, o profissional formado no exterior tem que entrar na justiça para garantir os seus direitos… não conheço as estatísticas, mad duvido que seja verdade.

  77. Neto permalink
    14/07/2011 10:51

    Parabéns pela iniciativa.
    Sou brasileiro e resido em Portugal aproveitando esse tempo aqui (quase 10 anos) fiz o curso de técnico de topografia, o curso teve duração de 1500 horas incluindo estágio (210 horas) quais os procedimentos para validar esse curso no Brasil, é que pretendo voltar para o Brasil no ano que vem e atuar na área.

  78. Nicoletta Parisi permalink
    20/07/2011 13:04

    Parabéns pelo site era exatamente aquilo que eu estava proucurando…

    Gostaria de saber se alguem que fez qualquer curso cientifico na Italia tipo quimica, fisica, biologia etc conseguiu reconhecimento no Brasil.

    Eu sou brasileira e me formei da pouco na universidade “la sapienza di Roma” a Roma em quimica, mas gostaria de trabalhar no Brasil visto que aqui na Italia nao tem trabalho. Eu estava pensando de contactar a Universidade de Brasilia.

    Se

    • 21/09/2011 13:07

      Eu tambem estou na tua mesma situacao, mas fiz Engenharia.
      Nao consigo entender se a Laurea Specialistica equivale com a Pos-Graducao ou e’ inferior.

      Tem alguem que ja fez?

  79. Sylvia Helena permalink
    25/07/2011 21:56

    Amigos!! O que me dizem da Lusófona?? Estão com Mestrado aqui no Brasil e com parte do Curso na Lusófona em Portugal. Será possivel revalidar o título? Alguém tem alguma informação a respeito desta Instituição??

  80. jorge luis yamunaque miranda permalink
    01/08/2011 16:52

    Como revalidar meu diploma de engenheiro civil no Brasil, sendo que sou formado em 1990 no Perú?, tenho residencia no Brasil desde o ano de 1992.

  81. 07/08/2011 17:14

    Oi Glenda! Muito Obrigado pelas informações.

    Sou Uruguaio , farmacêutico que mora em São Paulo há 6 meses com minha namorada Brasileira ( temos feito a União Estavel). Logicamente as aulas de espanhol que arrumei não dão para viver nessa cidade. Por isso estou na parada de revalidar meu diploma aquí. Como a maioria dos extrangeiros só vejo desilusão daquí para frente.
    gostaria de saber onde eu posso saber se algum uruguaio tem revalidado o seu diploma.
    Outra coisa: será que eu consigo trabalhar sem a revalidação do diploma ? tipo assim…outra pessoa assinaria por mim ? é isso?

    Grato pelas dicas, Gabriel

    • paula permalink
      05/05/2013 1:36

      Olá Gabriel, eu tb sou farmacêutica formada na Espanha, di entrada no pocesso de revalidaçao na UFF mas não foi aceito. Vc ao final conseguiu? Em que universidade?
      Abraços

  82. George permalink
    22/08/2011 13:32

    Vou dar meu pitaco nesta discussão! Ô galera, antes de mais nada existem duas coisas que vcs não podem esquecer. Primeira: vivemos num mundo CAPITALISTA. Portanto, se vc achou que uma instituição do exterior possui mais competência da nacional, aguente o tranco na hora da rejeição. Trata-se de uma questão de reserva de mercado, e cá entre nós, é válida. A questão é que estamos do outro lado da mesa de negociações. Segundo: exigir documentos e “complicar” a dita revalidação é no mínimo racional e necessária, afinal, cursos fajutos não faltam no mundo globalizado. Todo Mestrado, Doutorado e Pós… deve ser, sim, revalidado por uma tese ou dissertação. A redação de tais documentos serve para mensurar o grau de conhecimento adquirido durante o curso, porque avaliação escrita em disciplina de substituição denota apenas a capacidade de decorar “coisas”. Outro detalhe, quem cursou algo cuja legislação difere muito ou até mesmo pouco da nossa, deve pensar que cursar “as mesmas disciplinas” no Brasil é, no mínimo, coerente. Resumindo, tentar encontrar caminhos mais fáceis para a titulação nem sempre resulta no destino (tranquilo) almejado. George.

  83. iara permalink
    23/08/2011 19:00

    bom dia,acabei de voltar ao brasil com o segundo grau completo concluido na frança la esse diploma se chama baccalauréat o problema é que nao sei como reconhercelo aqui no brasil e as faculdades mesmas nao sabem como tenho que fazer porque estao mais acustumadas com diplomas de graduçao e pos graduaçao gostaria de saber aonde tenho que ir pra reconeçer esse diploma (baccalauréat) porque preciso deste ultimo para poder fazer as inscrições ao vestibular. Uma reposta rapida me seria de um grande favor.Obrigada

  84. Antonio permalink
    24/08/2011 6:11

    Diploma de Segundo Grau sao reconhecidos pelo Ministerio da Educacao do seu estado. E’ um processor diferente, mas um pouco mais facil, do que reconhecimento de titulo universitario. Procure o Ministerio da Educacao no seu estado. O meu do High School americano foi reconhecido em um mes.

  85. Antonio permalink
    24/08/2011 6:17

    Nao me leves a mal nao. Voce tendo um PhD de uma da melhores universidades do mundo e ter que passar por uma banqueta de uma universidade de quarta categoria no mundo e’ uma ironia muito grande. A pessoa foi aprovada por um comite de tese da MIT e ter que passar por uma banqueta de uma federal e’ uma piada de ma’ qualidade. Quem sai perdendo e’ o Brasil por causa do orgulho de uns professores com ego grande e com medo de competicao.

    • 24/08/2011 6:34

      Antonio, eu acho correta a avaliação do diploma no Brasil, afinal, como muitas pessoas comentaram por aqui, está cheio de cursos picaretas no exterior. Mas acho que a avaliação do diploma é um processo que deve incluir, obrigatoriamente, a histórico da Universidade em QUestão. Se em uma ótima universidade estrangeira, cheia de professores conceituados internacionalmente vc recebeu nota A, na minha opinião a universidade no Brasil não deve “reavaliar” sua nota, simplesmente reconhecer o diploma como válido. Na maioria dos casos, é o que realmente acontece.

      • Antonio permalink
        29/08/2011 22:39

        “Mas acho que a avaliação do diploma é um processo que deve incluir, obrigatoriamente, a histórico da Universidade em QUestão.”

        _________

        Glenda,

        Concordo com voce 100%. O problema e’ que sei de casos de revalidacao de diplomas de universidades das melhores do mundo que sao negados. Nao e’ uma coisa automatica. Ate’ entendo o rigor no caso de certas carreiras, como medicina, arquitetura, etc., mas, na maioria dos casos citados, parece ser pura arrogancia das bancas, e quem sabe ate’ inveja.

  86. Bárbara permalink
    26/08/2011 23:06

    Alguem sabe de informacoes de transferencia de uma faculdade da Espanha para outra no brasil?
    Fiz o primeiro ano na espanha estou voltando para o brasil para tentat entrar ja no Brasil no segundo ano.
    alguem sabe algo sobre
    Obrigada

  87. pamela duarte permalink
    05/09/2011 20:44

    glenda porfavor pode me esclarecer algo?
    o meu nao e universidade sim curso profissionalizande de adestramento de caes …
    e bem caro ,por isso queria saber se e valido para brasil?
    brigadao

    • 05/09/2011 20:48

      Provavelmente não, pois acho que apenas cursos stricto sensu realizados no exterior podem ser reconhecidos pelo MEC.

  88. Luan ray permalink
    06/09/2011 23:06

    Gostaria de saber se eu fazendo faculdade de direito na espanha estudando as leis de lá e fazendo um curso paralelo com as leis do brasil será válido meu diploma. Minha mãe mora lá e disse que tem curso de leis de qualquer outro pais na faculdade em que eu irei cursar a minha faculdade é verdade isso? Por favor me tire essa duvida obrigado boa noite.

    • 07/09/2011 5:27

      O processo de homologação é o mesmo para todos os casos. Não tenho conhecimento sobre o estudo de direito pois, como disse no texto, sou arquiteta.

  89. Mario Vidal Moruno permalink
    09/09/2011 15:06

    Hola Glenda
    Reciba saludos cordiales. Considero que has logrado bastante esperiencia del PROCESO DE TRAMITE DE REVALIDACION.
    Soy Boliviano y tengo el Título de DOCTOR EN CIENCIAS DE LA EDUCACIÓN (2001)de una Universidad Publica y Autónoma.
    Cuales son los procesos que debo cumplir para iniciar el trámite en una Universidad Brasilera, por favor.
    Abrazos
    Atte
    Mario

    • 09/09/2011 15:08

      Los mismos que cualquier otro brasileño. Está todo bastante explicado en el texto y en los comentarios.

  90. Marco permalink
    09/09/2011 15:37

    Por acaso alguem sabe se tem alguma faculdade q reconheca a faculdade de Veterinaria feita na Alemanha com mais facilidade? Estou terminando meu doutorado na Alemanha e gostaria de voltar ao Brasil em 2012.
    Abs
    Marco

  91. Letícia permalink
    13/09/2011 19:09

    Olá. Estou terminando o curso de jornalismo aqui no Brasil. Pretendo fazer meu mestrado em Buenos Aires, na USAL. Mas tenho dúvidas se conseguirei validar o diploma no Brasil. Pode me ajudar? Obrigada.

    • Fabio Silveira permalink
      03/09/2012 0:07

      Olá Letícia, tudo bem? Gostaria de informações sobre sua formação na USAL em Buenos Aires. Estou com um grupo preparando a documentação para fazer o Mestrado em Educação nesta universidade. Me diga: Vc ingressou na USAL? Já defendeu sua tese? Conseguiu alguma informação importante referente a revalidação do diploma? Obrigado e um grande abraço

  92. jessica permalink
    17/09/2011 23:36

    Ótimo post, não sabia que era essa “burocracia” toda.
    Estou indo pro Canada fazer um curso de 2 anos, possivelmente extendendo depois por mais dois anos em uma universidade para o diploma de graduação.
    Depois de ler aqui estou em dúvida se valerá mesmo a pena… não que eu queira morar/trabalhar no Brasil, mas seria melhor se soubesse que não haveria tamanha dificuldade para revalidação do diploma de graduação.
    (meu curso tem grade diferente do curso mais semelhante aqui no Brasil, provavelmente teria que cursar adicionalmente algumas matérias)

  93. 23/09/2011 22:23

    Ola! Meu caso e super delicado. Cursei Comunicacao – Publicidade e Propaganda na FIAM em SP ha 4 anos atras e agora aqui na Irlanda, me aceitaram no utimo ano de BA HON em comunicacao mas de Jornalismo & media visual, o problema eh que nao sei de o diploma sera validado no Brasil.. cursei 6 de 8 semestres em Universidade Brasileira e agora seriam somente os dois ultimos em carga horaria FULL TIME na Faculdade Irlandesa.
    Pergunto; seria possivel a rejeicao pelo fato que estaria formando com a categoria diferente? ou iriam me requisitar um novo TCC? Eu estou desesperada, acho que vou desistir de concluir minha graduacao no exterior :(

  94. josiane permalink
    26/09/2011 9:14

    Ola !! atualmente moro em Roma Italia fiz um curso de estetica ,gostaria de saber se um curso na europa è reconhecido no brasil ? se nao o q eu preciso fazer para ser reconhecido . obriagada .

  95. Virgilio Oliver Martinez permalink
    29/09/2011 1:57

    Ola Glenda, que boa iniciativa…
    Sou formado em Arquitetura e Urbanismo a 5 anos na Bolivia e desde entao trabalho na profissao, e gostaria de saber qual universidade voce me recomenda em Sao Paulo e terei que fazer de novo meu trabalho de graduaçao ai no Brasil? Obrigado.

    • 29/09/2011 6:53

      Olá Virgilio, desculpa, mas sou do sul e não conheço ninguém que tenha revalidado diploma em São Paulo. Como diz o texto e diversos comentários, se vocè vai ter que fazer o projeto de graduação depende da instituição, mas provavelmente sim.

  96. Renata permalink
    04/10/2011 13:28

    Considerando a hipótese de que alguém cursaria Relações internacionais, Comercio exterior, ou algo do gênero, seria uma boa opção fazer a faculdade no exterior, sim? Mas, sobre revalidar o diploma em relação a essas áreas, seria então o mesmo processo?

  97. Lucas permalink
    12/10/2011 1:54

    Estou cursando o 2º semestre de Biomedicina, mas ocorreu alguns imprevistos e vou para os EUA ao termino desse semestre. Então, gostaria de saber se posso dar continuidade ao curso (no caso, entrar no 3º semestre) quando chegar lá? Obrigado.

  98. Bundos permalink
    12/10/2011 20:55

    Agreço primeiramente a Glenda por ter aberto esse “forum” que é realmente muito util.

    Gostaria de saber se alguém ja teve alguma resposta sobre a revalidaçao do diploma de DIREITO?

    Entrei com processo de revalidaçao na UFMG e eles estao pedindo que todos façam provas cobrindo todas as materias ensinadas no curso de direito. Ou seja vou ter vinte provas em 5 dias e somente 30 dias para preparar. Parece que eles nem olharam o nosso diploma.

    Diante desta situaçao absurda, estou pensando em começar o processo em outra Universidade, vcs sabem se isso é legal ?

    Obrigado

    Bundos

    • 12/10/2011 22:04

      Acho que é perfeitamente legal. Você pode escolher qualquer universidade para revalidar seu diploma

  99. Alexandre MV permalink
    15/10/2011 1:31

    Prezada Glenda, boa noite.
    É possível validar o diploma em Political Sciences (Princeton)?
    Ja soube de caso concreto?
    Em que universidade publica?
    Grato,
    Alexandre

    • 15/10/2011 8:16

      Olá Alexandre, desculpa, mas não conheço ninguém. Boa sorte!

      • Luan permalink
        22/10/2011 15:32

        Glenda estou pensando em fazer uma master(mestrado) na espanha pois ja estou aqui e no meu caso o master eu iria fazer sem a universidade pois o requisito que se pede para isso é a titulação ou experiencia trabalhada(que no caso eu tenho 7 anos) no ramo de hotelaria e o master seria adm. gestão de hotelaria .
        Então eu querisa saber se seria valido isso no brasil de alguma maneira pois eu vi que voce esta na Espanha tambem poderia me ajudar um pouco mais no assunto.

        Obrigado

      • 22/10/2011 15:47

        Luan, não essa resposta é complicada. Se tem trabalho de pesquisa final escrito (como se fosse uma dissertação de mestrado no Brasil) a homologação é mais fácil. Também facilita se for realizado inteiramente no exterior e se a carga horaria também for parecida. Sempre aconselho que a quem pretende realizar um curso no exterior, que primeiro procure um parcido no Brasil, ja que na hora de homologar, vai precisar encontrar uma universidade brasileira com curso semelhante. Somente os cursos de pós graduação stricto sensu (http://pt.wikipedia.org/wiki/Stricto_sensu) tem normativa de homologação no Brasil.

  100. Antonio permalink
    22/10/2011 20:55

    Pois e’, no Brasil adoram nomes bonitos, “lato sensu” e “stricto sensu,” para cursod de pos-graduacao, coisa que nao existe em nehum outro pais. Mas a qualidade dos cursos em faculdades brasileiras continua muito ruim mesmo. Fica so’ o titulo!

  101. Luan permalink
    24/10/2011 10:18

    Muito obrigado pela resposta Glenda mais acho que eu nao me expressei bem deixa eu tentar explicar a situacao.
    No caso eu iria fazer este a distancia (online) e depois faria as praticas e tal.So que o meu medo seria para validar ele no Brasil pois eu estou fazendo esse posgrado sem uma faculdade nem que no Brasil eu sei que é impossivel entao ja que aqui eu tenha a oportunidade de fazer esse curso com a experiencia de trabalho que eu tenho eu tenho a possibilidade o meu medo é chegar no brasil com isso e nao consigui uma validacao e nada pois eu to investimento meu tempo e dinheiro nisso pois espero que tenha alguma esperança..
    E no caso que vc comentou da dissertacao no final deste curso eu farei um projeto pelo qual creo que seria igual que a a teses do Brasil.
    Obrigado desde já.

    • 24/10/2011 10:27

      Luan, o reconhecimento de um diploma no Brasil só é necessário caso você queira seguir uma vida acadêmica ou fazer algum concurso público. Acredito que no seu caso, onde você não tem diploma universitário, isso talvez não seja necessário, pois no mercado de trabalho dificilmente uma empresa vai pedir que seu diploma seja reconhecido pelo MEC (o que sim pode pedir é que ele seja válido e reconhecido pelo consulado brasileiro, que é outra coisa). O MEC somente reconhece diplomas de graduação, mestrado e doutorado, e pelo visto, no seu caso, o que você vai estudar é uma especialização (que aqui na Espanha se chama máster profesional o experto). Mais uma vez, se você não vai seguir uma vida acadêmica, o seu título ser ou não ser validado pelo MEC, na minha opinião, é irrelevante. E provavelmente se esse master que você vai fazer na Espanha não lhe pede um título universitário como pré-requisito, ele não é do tipo stricto sensu e, portanto, não é passivel de ser reconhecido pelo MEC brasileiro, que também coloca muitas dificultades no reconhecimento de cursos à distância. Boa sorte.

      • Luan permalink
        24/10/2011 11:21

        Muito Obrigado pela sua resposta Glenda me aclarou as duvidas que no caso nao é meu ultimo cartucho mais é um impulso para eu voltar a estudar pois acho que com esse curso ai no Brasil pode abrir muitas portas nesse setor de Hostelaria, sim os masters aqui na Espanha tem é obrigatorio ter titulo universitario so que no caso é uma escola privada é tem como requisito essa experiencia laboral, bom foi nesse caminho ja ano que vem vou fazer um grado na UNED, mais o caminho é esse mesmo .Muito obrigado

  102. Roberto Merli permalink
    01/11/2011 11:30

    Os procedimentos para revalidação de diplomas são os mesmos para estrangeiros que trabalham no Brasil?

    • 01/11/2011 14:24

      SIm, os procedimentos ´de reconhecimento de diplomas estrangeiros são os mesmos, independente da nacionalidade.

  103. Luiz Henrique Carvalho Rodrigues permalink
    01/11/2011 11:52

    Estou em fase final de um doutorado na Espanha na area de biologia marinha e aquicultura e queria que alguém me desse uma informação onde posso convalidar meu diploma. A primeira parte do diploma já tenho que é o DEA (Diploma de Estudos Avançados), adquirido na Espanha. Fico na espera por alguém me responder. Abraços

  104. Carla souza permalink
    01/11/2011 19:09

    Tenho um certificado de 6 semestres/ hora !!! Não especificando quantas horas valeriam um semestre! Como fico nessa situação agora? Pois preciso dele pra comprovar que fiz um intesivo de ingles fora do pais ! Apenas um curso , Mas vale pontos por hora!!! Alguém sabe como posso fazer???

  105. anninha permalink
    06/11/2011 12:56

    Ola,
    eu sou alema mas morei 7 anos no Brasil e amo todo la. Agora me formei em veterinaria aqui na Alemanha e queria morar no Brasil e trabalhar la. Mas vi que todo esse preocesso de revalidacao eh bem demorado e complicado. E tambem tenho uma duvida, eu so tenho o passaporte alema e nem um visto para o Brasil, entao como seria, eu poderia mesmo assim revalidar meu diploma?
    Seria muito bom se alguem poderia me ajudar.
    Muito obrigada

    • 06/11/2011 13:22

      O reconhecimento não tem nada a ver com ter ou não ter condição legal para viver no Brasil. Em muitos casos, o processo deve ser levado pessoalmente ou por representante legal, quer dizer, não precisa estar no Brasil para dar entrada no processo. O que acontece no decorrer (possivel solicitação de provas, exames, etc) também, obviamente, é presencial…Mas podem ser feitos durante a estadia como turista, por exemplo. A retirada do documento aprovado também pode ser feita por representante.

      • anninha permalink
        07/11/2011 14:34

        Muito obrigada pela resposta tao rapida, me ajudou muito!!!

  106. Daniela Freitag Block permalink
    08/11/2011 21:53

    Oi Glenda tenho uma pergunta pra ti desculpa se jah perguntaram isso aqui antes mas sao tantos comentarios que eu fiquei confusa hehehe..
    Enfim temos que reconhecer o diploma para todos tipos de cursos ou apenas mais especificos tipo engenharia , saude? Sou formada em Batchelor Science Business management ou seja bacharelado em ciencias gerenciamente de negocios e minha pergunta eh :preciso validar o curso para arrumar emprego no Brasil? As empresas brasileiras nao aceitarao esse diploma dos EUA? como funciona em caso de busca de emprego e comprovacao? essa eh minha duvida…
    Muito obrigada aguardo retorno

    • 09/11/2011 8:21

      Daniela, está pergunta já foi respondida. O reconhecimento de um diploma no Brasil vale a pena se você quiser um emprego público ou fazer um concurso. Vai depender da empresa aceitar apenas seu diploma estrangeiro na hora de avaliar seu CV, isso é impossível prever.

  107. Erica permalink
    16/11/2011 2:18

    Oi gente, eu estou no primeiro semestre do mestrado em comunicacao social no Universidade da Florida (UF – US). Voces conhecem alguem que ja teve um mestrado dessa universidade reconhecido no Brasil? As vezes penso em desistir e pedir transferencia para uma universidade brasileira, se isso for possivel, porque apesar de estar gostando muito do curso eu pretendo voltar pro Brasil, e tenho medo de voltar e nao conseguir reconhecer meu curso ai. Aguma ideia?

  108. FERNANDA permalink
    18/11/2011 0:25

    Olá, Glenda.
    Moro em Porto Alegre e pretendo fazer um curso de doutorado em Buenos AIres, com início previsto para jan/2012. O curso não tem como pré-requisito a conclusão de mestrado. Gostaria de saber se tens algum contato na UFRGS (email) – área: direito do trabalho – para que eu possa verificar se o curso oferecido pela Federal de Buenos Aires “é quente” e com chances de ser o diploma futuramente homologado pelo Brasil.
    Estou querendo obter o máximo de informações possíveis antes de fazer o investimento (R$) no exterior.
    Grata

    • 18/11/2011 8:49

      Fernanda, se você mora em POA, o melhor a fazer é ir diretamente na Faculdade de Direito e pedir informações. É a maneira mais correta, pois assim você fala diretamente com as pessoas e esclarece todas as suas dúvidas de uma vez. Infelizmente, sou da arquitetura e não sei nada sobre outras áreas.

    • evelyn permalink
      18/01/2012 15:42

      oi fernanda tb estou pensando em fazer doutorado na arg,, gostaria de saber se vc conseguiu descobrir se eh possivel validar aq no bra???

  109. alex permalink
    18/11/2011 17:48

    Eu sou estrangeiro e preciso validar o meu diploma em sociologia … ainda não encontrei na web que Universidade do Brasil tem a faculdade de sociologia … alguém de voces poderia me ajudar qual das universidades no Brasil têm essa Faculdade …muito abrigado pela resposta

    • 18/11/2011 18:00

      Alex, é dificil responder a sua pergunta. Mas nada que uma busca no google não descubra. Aqui tem uma lista de todas as universidades do Brasil: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_institui%C3%A7%C3%B5es_de_ensino_superior_do_Brasil

    • Girlene permalink
      15/02/2012 22:30

      boa noite Alex,por favor se souber de algo entre em contato comigo ,estou em Portugal,sou finalista em Sociologia e já me preocupa essa situação.

  110. Sala das Artes permalink
    21/11/2011 13:39

    Alguém sabe qual é a Universidade aqui no Brasil que tem convenio com a universidade Lusofona e se a mesma aqui no Brasil reconhece os cursos realizados na Universidade Lusofona em Portugal. Fiz o curso de graduação em Ciências da Educação que parece-me que no Brasil é equiparado ao de Pedagogia será isso mesmo? Desde já obrigada pela resposta.

  111. Marina permalink
    22/11/2011 13:56

    Olá, eu moro no Brasil recentemente. Mas minha família mora em Portugal, e estava com planos de estudar fora. Dei uma olhada nos cursos superiores e me interessei muito por arquitetura, mas no futuro gostaria demorar no Brasil. Como faço para saber se meu diploma será validado aqui? Em Portugal o curso de arquitetura tem mestrado incluido por causa do processo de bolonha. Alguém sabe?

  112. Nádia permalink
    23/11/2011 13:16

    Oi! Alguém fez o curso de Master Oficial na Espanha e recebeu o diploma? Porque eu estou há um ano e meio esperando e nada… O MEC espanhol diz que como é um título de nova implantação, ainda não estão prontos. A Universidade me deu um certificado, mas pelo que eu saiba, nenhuma Universidade brasileira faz a revalidação com ele… Alguém?

    • 23/11/2011 14:34

      Nádia, eu recebi meu diploma no mês seguinte da entrega do meu projeto fim de máster. Não sei se é o MEC que faz, o meu foi expedido pela Universidad de Sevilla e foi com esse que eu dei entrada na homologação, depois de reocnhecer as firmas no MEC e Assuntos Exteriores y certificar no Consulado Brasileiro. E eu pedi o diploma na própria universidade (custo bem caro, uns 150€ me parece). Boa sorte!

      • Nádia permalink
        27/11/2011 19:08

        Sério?! Eu não sei pq raios o meu demora tanto… Só sei que já estou preocupada com isso! Obrigada pela resposta!

  113. Richard. permalink
    27/11/2011 17:48

    Glenda!
    Soy paraguayo, mi esposa brasileña y estamos viviendo aqui en brasil desde hace poco, mi pregunta seria! ¿No crees tu que si comienzo a estudiar a distancia Psicologia en una uni de asuncion de aquì a 5 años que es lo que durará la carrera, ya en brasil haya cambiado la ley para la homolacion???
    Porque nuestra intencion es quedarnos por aquì y psicologia ha sido siempre la carrera de mis sueños y ahora que vamos a establesernos aquì pues, lo quiero comenzar. o por lo menos ¿no conoceras tu una UNI en la que se pueda estudiar en paraguay que sea a distancia y tenga por lo menos mas facilidad de homolacion?
    abrazos.
    Richard.

    • 27/11/2011 19:08

      Pues el MEC brasileño suele poner muchas pegas a los cursos hechos a distancia… supongo que para una graduación realizada completamente a distancia entonces ni hablar. Mi pregunta es, si estáis viviendo en Brasil, por qué no estudias ahí mismo??? No sería mucho más fácil y lógico?

  114. Bruna permalink
    02/12/2011 2:05

    Nadia, sou llicenciada pela faculdade de letras em Portugal desde junho de 2009. Ate entao nao me entregaram o diploma por “razoes que a propria razao desconhece”.No entanto consegui dar entrada no processo de revalidaçao sim pela unicamp apenas com a certidao de registro de grau, que deve ser essa q vc tem. Ontem fazendo uma busca pela internet depois de pouco mais de 5 meses da entrada do processo, encontrei a pauta de uma reuniao q houve na semana passada na comissao central de graduaçao e, pelo q entendi, o parecer foi favoravel! Estou dando pulos de alegria; há algum tempo atras coloquei algumas questoes aqui no blog, como por exemplo: em portugal nao existe monografia, tinha medo de que isso impedisse a revalidaçao, ou que me obrigasse a complementar os estudos. Pelos vistos, nao impediu! Assim que tiver uma resposta oficial da unicamp, darei noticias.

  115. Bruna permalink
    02/12/2011 2:20

    De qualquer forma, cada universidade infelizmente é cada universidade, e como seu diploma é de mestre, pelo que entendi, talvez(ou com certeza) as exigencias na documentaçao sejam outras.O que posso afirmar é que achei que a unicamp tratou rapido do processo e todos tentaram sempre ser muito claros e atenciosos em fornecer qualquer informaçao. Estou satisfeita!!!!Valeu o esforço.

  116. Bruna permalink
    02/12/2011 2:23

    So uma correçao. Conclui o curso em 2010 e nao em 2009.

  117. Borges permalink
    06/12/2011 15:23

    Gostaria de fazer um mestrado totalmente a distância por uma universidade da Espanha, com duração de 2 anos,que não exige dissertação e sim um portfólio como conclusão do curso. Seria possível convalidar este diploma aqui no Brasil?

  118. Luiz Nilton Corrêa permalink
    07/12/2011 3:05

    Fiz Minha Graduação em Historia pela Universidade dos Açores em Portugal e consegui validar no Brasil, pela UFRG, uma taxa de R$300,00, copia autenticada do diploma com visto do consulado brasileiro em Portugal, histórico escolar com visto do consulado brasileiro em Portugal e conteúdo programático de cada disciplina com visto do consulado de Portugal. O processo durou 6 meses e recebi a resposta positiva. A validação foi conferida em forma de selo da UFRG no diploma original emitido pela Universidade dos Açores. Lembro que o mesmo processo custaria quase R$2000,00 na UFSC. Agora preciso validar o mestrado feito em Portugal, já consultei na UFRG e também passa pelo mesmo tramite, com o acréscimo na avaliação da Tese. Meu Diploma de Estudos Avançados feito em Espanha será mais complicados, pois algumas universidade informam logo que não validam DEA espanhol ou Frances. No caso Frances ha acordos que facilitam a validação de cursos em Universidades Federais Brasileiras. Considero fácil a validação destes cursos no Brasil, comparando com o processo em países europeus, o Brasil é fácil. O processo necessário, de forma geral é como validar um curso realizado em uma universidade não reconhecida pelo MEC. Não sei, no entanto, como será validar no Brasil uma graduação realizada em três anos dentro do processo Bolonha. Pessoalmente não acho interessante que uma graduação realizada em três anos na Europa seja equivalente a uma graduação realizada em quatro anos no Brasil.

    • fernando permalink
      29/01/2012 18:35

      Minha dúvida também é esta, pois fiz a licenciatura em Engenharia Ambiental e estou fazendo mestrado também na mesma área aqui em Portugal também pretendo fazer uma especialização em Higiene e Segurança do Trabalho. A graduação foi em três ano (180 ECTs, e como cada ECT equivale a 25-30 horas de trabalho o total são 5400 horas, que é mais que os cursos de Engenharia de 5 anos no Brasil). Estou a buscar informações sobre estas equivalências.

    • Cláudia Neves permalink
      24/05/2012 16:48

      Já agora Luís, eu tirei Eng. Ambiente Tb na U.Açores e estou tratar da documentação e pela informação já conseguida o certificado com notas, diciplinas, carga horária e conteudos fica 360€. A minha dúvida é, tives-te de autenticar as assinaturas da universidade no Ministério da Educação antes de ires aoconsulado Brasileiro? peis tenho essa informação.
      Tb tenho CAP de Higiene e Segurança noTrabalho, não sendo este um curso universitário como se procede à sua certificação? Sabe?
      Obrigada

  119. Luciano Ribeiro permalink
    08/12/2011 14:09

    Olá Glenda.

    Em primeiro lugar, obrigado.
    Acredito que esta tua iniciativa seja uma ajuda preciosa para muita gente.

    Sou arquitecto, nasci no Brasil, mas resido em Portugal desde criança.
    Tirei o Mestrado Integrado em Arquitectura pela Universidade de Coimbra.

    Pelo que li em post´s anteriores, o reconhecimento de um diploma estrangeiro no Brasil “apenas” será necessário para obter um emprego público ou fazer um concurso.

    Mas para efeitos de inscrição de um arquitecto no CREA, o reconhecimento do diploma torna-se necessário e obrigatório, certo?

    Também depreendi dos post´s anteriores, que um arquitecto (por exemplo) com diploma estrangeiro poderá conseguir um emprego numa empresa Brasileira, desde que a empresa aceite o diploma estrangeiro e o facto de não estar inscrito na CREA?
    Pergunto se procedimento é comum aí no Brasil? É que não me parece muito ético…

    Abraço, Luciano Ribeiro

    • 10/12/2011 1:23

      Olá Luciano. Certamente para conseguir seu registro no CREA o diploma de arquiteto deve ser homologado (e qualquer outro diploma que necessite um registro tb). Quando me referi em algum comentário que, na minha opinião, a homologação era necessária para quem queria fazer algum concurso público, estava me referindo aos diplomas de pós graduação, nunca de graduação. Neste caso, acho que a homologação é imprescindível. Com relação aos diplomas de mestrado e doutorado, a homologação faz mais falta quando se quer seguir uma vida acadêmica.

      Agora na prática, pode ser que um arquiteto estrangeiro consiga um trabalho em algum escritório de arquitetura brasileiro sem ter o diploma homologado, mas nunca vai conseguir assinar e se responsabilizar por nenhuma obra no país (quer dizer, sempre outro profissional deverá assinar o projeto no seu nome, prática bastante comum na Espanha em tempos pré-crise, por exemplo).

  120. Taniwshka permalink
    09/12/2011 21:30

    Revalidar um diploma do exterior aqui no Brasil, nao pode ter mais “burrocracia” doque na Europa!
    Tive o meu diploma na Suissa quando eu morava na Italia.
    Depois voltei pra Italia e deu trabalho. Muito trabalho! mas consegui o reconhecimento do meu diploma ali. Entao, se uma brasileira consegue na Italia um reconhecimento desses, porque no meu proprio pais nao posso fazer isso? Nao tem nexo que o Brasil possa aceitar (sem nem exigir traduçao) os documentos somente da França e nao de outros paises da uniao Europeia. Isso nao pode ser nem constitucional nem justo, pois a Uniao Europeia é uma . Se nao aceitar um documento de um dos paises, porque pode (sem traduçao) aceitar de outro que nem é de lingua portuguesa?

  121. Antonio permalink
    13/12/2011 16:23

    Estou com uma duvida eu tenho 2 cursos tecnicos com equivalencia ao 12ºano nao me serve de nada la no brasil ne?

  122. anny permalink
    26/12/2011 5:53

    ola!!!! estou querendo comecar uma faculdade de direito na bolivia , mas estou com duvidas sobre a revalidacao no brasil por favor me mande o maximo de orientacao que puder !!!!! obrigado

    • evelyn permalink
      18/01/2012 15:54

      oi anny eu ACHO que será MUITO dificil vc conseguir isso ainda mais se quer atuar no brasil,, a legislacao eh totalmente diferente, e ate p transferir um curso de direito d uma faculdade p outra (ate dentro da mesma cidade) eh super dificil, vc tem q fazer varias materias q nao estavam na grade da primeira faculdade, imagina p reconhecerem um curso de graduaçao, e ainda tem a OAB q esta cada vez mais apertada,,, eu estou pensando em fazer um curso de pos graduacao no exterior em direito humanos (pensando justamente pelo fato de conseguir ou nao a validar meu diploma),,, pelo oq eu li nos comentarios, o lugar mais “facil” seria o curso de direito em portugal q so precisaria passar na OAB p exercer,,, enfim nao sou expert, mas creio q seja por ai…

  123. Joao de Deus permalink
    02/01/2012 23:44

    Faculdade de Direito na Bolivia ? Sem comentarios, tantas faculdades no Brasil e vai escolher uma na Bolivia, pque sera que e mais facil de passar la, ah.ah.
    Com respeito aos outros paises quaisquer que sejam, o Brasil esta certo, olho no olho dente no dente, se nao revalidam nosso diploma facilmente la fora pque temos que nos ajoelhar sempre e aceitar todos diplomas pque foram tirados la fora, reciprocidade e o nome e estou de pleno acordo, chega de abusos a respeito de nosso pais, temos que dar valor ao nosso ensino e nao idolatrar sempre o que e feito la fora, o mal dos Brasileiros e sempre pensar que tudo la fora e melhor e nao e o caso principalmente com essa crise no mundo e muita gente pensando em voltar agora ao Brasil. Vamos dar mais valor as nossas coisas.

  124. sidnei catarina jorge permalink
    03/01/2012 19:46

    Boa noite!!!
    Sou brasileiro e estudo Psicologia em Portugal, na Universidade Lusófona(ULHT), mas ao abrigo do acordo de Bolonha a duracão da Licenciatura é de apenas 3 anos.
    Alguem sabera dizer-me se com este certificado eu consigo a equivalencia de licenciado no Brasil?
    Obrigado
    Beijos, e abraços

  125. Sidnei Catarina permalink
    04/01/2012 15:21

    Oi Glenda
    Você sabe dizer-me se a licenciatura tirada num pais da UE, com duração de apenas 3 anos ao abrigo do acordo de Bolonha tem a mesma equivalencia aí no Brasil?

    Obrigado pela atenção dispensada

    Sidnei Catarina

    • 05/01/2012 16:51

      Não sei, Sidnei. Depende da carga horária eu acho.

  126. Marinita permalink
    07/01/2012 23:37

    Boa noite, gostaria de saber quais documentos e como elaborar os curriculos para enviar para universidade em Portugal para mestrado. Eles solicitaram elaboração do curriculo de estudante e profissional.
    Desde ja agradeço quem tiver modelos para me enviar e quais procediemtos.

    Atenciosamente,
    Marinita

  127. manuel permalink
    08/01/2012 1:27

    Sou arquiteto espanhol, formado na Politécnica de Catalunya e resido em Porto Alegre onde já fiz a revalidação do meu diploma no ano 2002.
    O diploma da Espanha é de um plano de estudos quando arquitetura durava 6 cursos mais projeto final. Nele eu tenho o grau de arquiteto especialista em construções. Mas quando fiz o processo de revalidação não foi solicitado (?) o reconhecimento de grau de especialista e a UFRGS colocou no diploma como graduado em arquitetura e urbanismo. Você sabe como poderia ser reconhecido e acrescentado este grau, pois estou precisando dele por motivo laboral com uma certa urgência.

    • 08/01/2012 11:40

      No Brasil não existe essa distinção de especialização no diploma. Diferente da Espanha, todos recebem o título de arquitetura e urbanismo. Infelizmente, acho impossível acrescentar essa informação diretamente no diploma brasileirk porque isso não existe e você se adaptou às regras brasileiras.

      • manuel permalink
        08/01/2012 18:46

        Obrigado pela resposta rápida.
        Outra pregunta: você sabe como reconhecem, caso sejam aceitos, os diplomas de Bolonha. Ou se o Brasil tem alguma tabela de equiparação ou revalidação com os créditos de Bolonha?
        Obrigado.

  128. Lorraine permalink
    09/01/2012 1:54

    Olá Glenda, estou com planos de cursar Mestrado no Instituto Politécnico de Castelo Branco em Portugal, após a conclusão do curso, eu posso voltar e tentar a revalidação do título de mestre em várias universidades ao mesmo tempo? Eu poderia me antecipar e entrar em contato com alguma universidade daqui para consultar se é possível a revalidação (apresentando os dados que já tenho sobre o Mestrado, a estrutura do curso, carga horária etc), ou tenho que realmente dá entrada com todos os documentos falados?
    Agradeço de antemão. Obrigada.

    • 11/01/2012 18:16

      Eu só conheço o processo da ufrgs e aqui tinha que entregar toda a documentação pra emitirem um parecer. Acho que nada lhe impede de entrar com o requerimento em várias universidades, mas as taxas são meio caras.

  129. Leo permalink
    12/01/2012 14:19

    Eu fiz graduacao e estou cursando pos-graduacao aqui em Londres. O meu objetivo e arranjar um emprego (nao cargo publico). Como ha uma falta de profissionais qualificados no pais, e visto que ha um grande numero de profissionais estrangeiros indo pro Brasil, sera que nao vale a pena tentar conseguir um emprego artraves de uma multinacional sem ter que sofrer com a burocracia enterna do Brasil?

  130. Ana Cecília Amorim permalink
    18/01/2012 14:31

    Olá Glenda,
    tenho planos de cursar mestrado em Saúde Pública no Paraguai (Universidade Americana) você acha que isso é de dificil reconhecimento??? A empresa que faz captação de interessado me mandou alguns diplomas revalidados pela UNB, UECE e Candido Mendes. Na verdade estou com medo disso ser uma furada.

    Aguardo retorno.
    Obrigada.

  131. Raph permalink
    23/01/2012 14:04

    Olá Glenda preciso da sua ajuda ou de alguém que saiba alguma informação

    Acabo de concluir meu curso de pós graduação na area de educação física e esporte na Universidade de Leipzig na Alemanha. Lí alguns tópicos acima e já estou por dentro de como dar inicio no processo de validação do curso no Brasil, a questão é que para cursos como esse aqui na Alemanha não necessita de tese devido ao próprio sistema educacional daqui. O que eu tive qu fazer ao final do curso foi uma bateria de provas orais como parte da avaliação final.
    Será que existe possibilidade de validação mesmo que o mec exija tese para cursos de pós graduação no Brasil? como eu poderia saber melhor?

    Obragado Rafael..

    • 23/01/2012 14:07

      Na própria Universidade que vc escolher para reconhecer seu curso. Mas lembre-se: “Esta lei não disciplinou a revalidação de cursos de pós-graduação lato sensu, e também não há normatização elaborada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) a respeito do tema. Ou seja, tudo isso que você leu aqui é valido para cursos stricto sensu. Já sei que está formada a confusão, já que só no Brasil existe isso de lato ou stricto sensu. Na prática, um curso stricto sensu são os de mestrado e doutorado, ou seja, aqueles que incluem maior carga horária e uma produção científica mais profunda. Já os cursos de especialização são aqueles onde o aluno escreve apenas uma monografia (e não uma dissertação ou uma tese)”.

  132. Francisco Santos Marques permalink
    24/01/2012 21:49

    Olá Glenda

    Sou Português recém-formado, desde de Dezembro de 2011, em Engº Civil (Mestrado), no Instituto Superior Técnico.

    Neste momento estou a preparar a minha vinda para o Brasil (Fevereiro/Março de 2012). Em principio, já tenho residência garantida no Rio de Janeiro e estou a espera de obter o CPF ( já fiz o pedido no consulado) e da autenticação dos meus certificados de curso.

    No entranto, tenho duvidas acerca disso dos reconhecimentos de diplomas. Posso ser contratado por uma Empresa de construção, obter o visto de trabalho e efectuar o reconhecimento enquanto estou a trabalhar?

    Sabes indicar quais são as melhores faculdades brasileiras para pedir o reconhecimento do diploma? Qual é o custo desse reconhecimento?

    • 24/01/2012 21:59

      Francisco, não tenho a mínima ideia de como funciona os vistos no Brasil, mas o que escuto falaré que o governo anda facilitando bastante. Provavelmente sem o reconhwcimento não se consegue o registro no Crea e, portanto, não podes ter responsabilidade tecnica. Isso nao lhe impede de trabalhar, mas de assinar projetos com seu nome. Nao sei qual a melhor universidade e nem as taxas, pq variam de 300 a mais de mil reais, depende da universidade. Boa sorte!

    • 14/02/2012 6:29

      Francisco, Eu sou brasileiro e tenho o CREA de tecnico no Brasil. Sou formado em engenharia nos EUA e nao tenho o CREA de engenheiro. descobri que a UNIFEI de itajuba so cobra 400 reais para a revalidacao. Nao sei se tem engenharia civil. Contudo, eu lhe aconselharia a fazer um segundo titulo em uma escola particular brasileira se seu pedido de revalidacao for negado. Muitas escolas privadas fazem transferencia de suas disciplinas da escola portuguesa e vc complementa o que falta. Sem stress. A revalidacao eh morosa e o indice de revalidacao de diplomados do exterior eh bastante baixo.
      quando procurar o site das faculdades privadas… procure inscricao para obtencao de segundo titulo. Assim sendo vale a pena pagar 400,00 reais para uma escola que nao esta no topo do rank brasileiro e esperar 6 meses para o resultado. Se ele te negarem. Esqueca e vai para o caminho que lhe indiquei aqui.

    • NandaR permalink
      15/02/2012 23:01

      Olá, tambem estamos tentando revalidar diploma de eng civil no Brasil do meu namorado. Ele formou nos EUA e estamos tentando desde 2009 sem sucesso. Ja tentou cursar numa particular já que a revalidacao esta parecendo casa vez mais impossivel, mas pedem que se curse pelo menos 50% da grade, é muita coisa! Podemos trocar mais infos!

      • Paulinha permalink
        25/10/2012 18:10

        Você consegue eliminar 50% em faculdade particular? Qual faculdade? O que eu tinha visto é que não conseguiria reconhecer as disciplinas nem mesmo em particular, visto que não são reconhecidas no Brasil, pelo MEC. Aguardo resposta.

  133. Marcos permalink
    25/01/2012 23:04

    Senhores(as)
    Venho com esta comunicar-lhes a respeito de minha indignacao com a lesgilacao brasileira no que diz respeito a revalidacao de diplomas.
    Eu e minha esposa viemos para os EUA no final da decada de 80 em busca de nova oportunidades de trabalho e melhor qualidade de vida. Felizmente conseguimos tudo isso. Porem 20 anos se passaram e resolvemos a voltar para o nosso Brasil antes da copa de 2014.
    Eu me formei em Engenharia em tecnologia eletronica em 1993(Eletronic Engineering Technology). Sai do Brasil formado como Tecnico em eletronica(CEFET-MG) e com 3 anos de experiencia na area. Logo apos a minha formatura nos EUA recebi uma proposta para trabalhar como Engenheiro de Campo para uma empresa alemas. Mas eu esperei um pouco mais, pois nesse trabalho tinha que viajar bastante. Aceitei uma proposta de uma multinacional na area de telecomunicacoes, no ano seguinte para trabalhar em Chicago como Analista de produto. Eu tenho um carinho especial com o diploma de Engenharia em eletronica porque gracas a esse diploma eu recebi o meu green card e ao mesmo tempo um reconhecimento do Senado Americano como estudante do ano em minha escola. Esta citation do senado Americano tambem guardo com muito carinho.
    Adorei a minha carreira e consegui fazer meu pe de meia com alguns anos de esforco, ja ha quase 20 anos trabalho para a mesma multinacional. Veja que nao eh facil se manter em uma empresa de tecnologia dentro dos EUA por tanto tempo. Quantos americanos ja se foram nos famosos layoff.
    Em 2010 obtive um segundo titulo em Adimistracao Tecnica (Technical Management). Eu aproveitei que a compania custiava meus estudos em cursos de graduacao e nao a nivel de mestrado e adquiri bastante conhecimentos na area de adiministracao e redacao tecnica.
    Logo apos minha formatura recebi uma proposta para trabalhar na filial da minha empresa em Sao Paulo. Porem, eu nao poderia exercer um cargo equivalente ao meu aqui, pois o Gerente pediu o CREA. O gerente me sugeriu revalidar meus diplomas. Assim o fiz. Em uma das viagens ao Brasil em 2011 eu dei entrada com a documentacao na UNIFEI de itajuba. Tambem, na mesma epoca conversei com o coordenador de curso da UFOP de Ouro Preto. O coordenador me aconselhou a nao entrar com a documentacao porque achava que a comissao que julga os diplomas estrangeiros iria negar a revalidacao. O Brasil nao tem curso superiores especificos em eletronica, que sejam registrados pelo MEC. Tambem, o curso mais proximo de adiministracao tecnica seria Engenharia de Producao.
    Tentei revalidar meu diploma de Engenheiro Americano na UNIFEI para Engenharia Eletrica e me foi negado. Nada fora do comum. As estatisticas nao sao das melhores. De cada 100 diplomas que a USP avalia para revalidacao 70 sao negados. Tenho aqui comigo todos os documentos originais que menciono nesse texto para comprovar o texto do indeferimento. Pela legislacao do Brasil, eu teria o direito de pelo menos ser testado ou fazer cursos complementares para obter o titulo no Brasil.
    Tambem fiz a inscricao em varias entidades privadas do Brasil afim de obter um Segundo titulo. As escolas superiores no Brasil tem uma opcao de segunda graduacao. Nesta inscricao, o aluno portador de titulo pode requerer uma avaliacao de classes para nao se repetir o que ja teve no curriculo anterior. As escolas nas quais eu fiz minha inscricao nao aceitaram meu diploma Americano e tambem nao permitiam que eu cursasse mestrado na instituicao. Bastante estranho, pois o principio de riprocidade nao esta sendo cumprido. Qualquer portador de titulo no Brasil tem as portas abertas em qualquer Universidade Americana seja a nivel de graduacao ou a nivel de mestrado. A unica coisa que se pede por aqui eh uma traducao dos cursos, e o mesmo tradutor indica na traducao uma equivalencia de titulo no diploma. E obiviamente a instituicao pode pedir um estudo complementar de materias que sao exclusivamente relacionadas ao mercado dos EUA. No caso de medicina, sao aplicados testes e aulas complementares.
    A grande vilan de riprocidade eh a propia lei.

    Esta informação se baseia na LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, no artigo e demais parágrafos descritos abaixo:
    “Art. 48. Os diplomas de cursos superiores reconhecidos, quando registrados, terão validade nacional como prova da formação recebida por seu titular.
    § 1º Os diplomas expedidos pelas universidades serão por elas próprias registrados, e aqueles conferidos por instituições não-universitárias serão registrados em universidades indicadas pelo Conselho Nacional de Educação.
    § 2º Os diplomas de graduação expedidos por universidades estrangeiras serão revalidados por universidades públicas que tenham curso do mesmo nível e área ou equivalente, respeitando-se os acordos internacionais de reciprocidade ou equiparação.
    § 3º Os diplomas de Mestrado e de Doutorado expedidos por universidades estrangeiras só poderão ser reconhecidos por universidades que possuam cursos de pós-graduação reconhecidos e avaliados, na mesma área de conhecimento e em nível equivalente ou superior.”
    Nao faz sentido que um professional ja praticando sua profissao a bastante tempo seja penalizado por uma lei tao banal.
    No caso de minha esposa eh ainda mais gritante.
    Ela se formou no Segundo grau aqui e tambem eh brasileira. Antes de minha vinda para Chicago , minha esposa ingressou em um curso superior de enfermagem em Boston. Nos nos separamos por 3 meses porque ela nao poderia abandonar os estudos no meio do caminho, e me acompanhar da noite para o dia. Assim ela terminou um semestre em Boston e veio para Chicago.
    Em 2000, ela se formou como enfermeira e se sentiu muito orgulhosa por conseguir isso, pois, foi a primeira na geracao de sua familia a ter um diploma universitario. Ela consegiu passar nos testes da associacao de enfermagem Americana na primeira tentativa e hoje eh Enfermeira chefe em um hospital de Chicago. Depois de mais de 10 anos na profissao, ela recentemente obteve um mestrado em ensino de enfermagem. Em 2011, minha esposa deu entrada para revalidacao de diploma de graduacao estrangeiro na USP. Praticamente ao mesmo tempo, ela foi chamada para ser professora de enfermagem em duas faculdades publicas em Chicago.
    Como nao poderia deixar de ser em janeiro de 2012 veio o balde de agua fria . A USP negou revalidar o diploma de Graduacao de minha esposa. No texto anexo da USP podemos perceber onde alegam que minha esposa mudou de escolas. Aqui eh muito comum vc mudar de municipio e ter que trocar de escola para manter os precos dos estudos. Chegaram a dizer tambem que o o curriculo nao tem essa classe ou aquela. Eu acho bastante dificil uma escola nos EUA ter exatamente o mesmo curriculo que uma escola no Brasil. A comecar pela carga horaria. A maioria dos Bacharels aqui tem uma media de 2100 horas sem estagio. Enquanto no Brasil sao mais de 3100 horas sem estagio. De cara 30% do curso nao existe.
    Em 2006 minha Irma veio para os Estados Unidos. Ela foi formada em odontologia pela UNIUBE e trabalhou varios anos para o governo brasileiro no Amazonas cuidando da saude dos nossos indios na cidade de Leticia no extremo oeste do Amazonas. A minha irma tem um sonho de cursar mestrado em uma instituicao nos EUA. Mas percebeu que o ensino universitario aqui eh carissimo. Nao deixando o sonho para tras, depois que ela se casou com um cidadao Americano, ela optou em fazer faculdade de enfermagem e trabalhar como enfermeira para custear o mestrado de odontologia.
    Nao deixando de mencionar, hoje a minha irma eh aluna na faculdade em que minha esposa leciona enfermagem. Um pequeno exemplo, para mostrar que as duas brasileiras sao de se orgulhar. Tambem podemos perceber que ninguem eh barrado de continuar seus estudos nos Estados Unidos. Ela tambem poderia ser dentista se quiser complementar estudos, e pagar a complementacao, que seria bem mais cara do que o curso de enfermagem.
    Recentemente, a presidente Dilma lancou um programa que se chama tecnologia sem fronteiras. Este programa fomenta a exportacao de estudantes brasileiros para outros paises, inclusive os EUA. Sao mais de 70000 bolsas em 4 anos. Eu acho uma excelentissima idea. Contudo, baseado em nossa legislacao atual esse programa eh illegal. O que eh legal para 7000 deveria ser legal para todos.
    No programa, o estudante pode fazer parte dos estudos aqui e parte dos estudos no Brasil. Com isso as classes que foram feitas em escolas no EUA seriam validas automaticamente no Brasil. Neste caso estariam indo contra a legislacao. Como ja coloquei aqui, as escolas nao revalidam parte de um curriculo, mas sim o curriculo inteiro. E na maioria das vezes nao tem meio termo. Eh sim ou nao.
    Desde ja peco desculpa pela falta de acentos nessa redacao. Estou escrevendo em um PC fora do Brasil usando um teclado para o idioma ingles.
    Se vc leu o texto e este assunto lhe interessa, entre em contato com ourominas@yahoo.com
    Vamos lutar nas redes socias para um Brasil melhor.

  134. Ana Carolina Guimarães permalink
    30/01/2012 12:16

    Oi Glenda!

    Estou pesquisando cursos de mestrado no exterior e pretendo me candidatar para o Lisboa, em Direito Ambiental. Você saberia me informar se há grande dificuldade em revalidá-lo aqui no Brasil?

    Ainda, antes mesmo de pensar em revalidá-lo, você saberia me dizer como é o processo seletivo? Se exigem a produção de algum artigo ou especificidades no currículo?

    Muito obrigada!

    • 30/01/2012 18:57

      Não tenho nenhuma informação sobre os cursos de Portugal. Boa sorte!

  135. Vanda Onnesjo Lobo permalink
    30/01/2012 16:06

    Bom dia Glenda,

    O meu nome é vanda Lobo, sou Portuguesa e vim viver para o Rio de Janeiro em Outubro de 2011. Estou agora estudando as possibilidades de trabalho dentro da minha área. Fiz a graduação em biologia na Faculdade de ciências da Universidade de Lisboa nos anos 1992 – 1997. Apesar de, no meu curriculum ser uma licenciatura, na verdade essa licenciatura foi feita antes do tratado de Bolonha pelo que atualmente equivale a mestrado. No entanto não tenho essa equivalência feita. Já tenho visto de residencia, visto de trabalho, cpf e gostaria de saber como posso obter a equivalência da minha licenciatura no Brasil. estaria eventualmente interessada em contactar a universidade federal do rio de janeiro ou a PUC para ou estudar ou trabalhar. já tentei entrar no site das Universidades mas não estou entendendo onde posso pedir a equivalência….sabe me explicar? Muito obrigada pela ajuda. Vanda onnesjo Lobo

  136. 31/01/2012 20:03

    ola gostaria muito que me ajuda se . moro em madrid , e irei começar e fazer um curso de aeromoça aqui na espanha . me gustaria saber se e valido brasil e se vou tener algum poblema ….com0o posso saber se e valido tem algum site que posso consultar no brasil. por favor me ajude meu amail è christiane1993@hotmail.com. obrigada !!!!!

  137. Jucy santos permalink
    01/02/2012 9:39

    Esse mes eu começaria meu curso de contabilidade numa escola tecnica aqui na Bélgica( visto que as escolas tecnicas daqui tem o ” mesmo valor” de uma universidade. Vendo esse site, fiquei embasbacada. O Brasil nao nos oferece nada em educação, um sitema pifio e envergonhoso diante do resto do mundo.Se queres crescer na vida e ter uma boa faculdade tem que ter ” bala na agulha”; meu medo agora è cursar contabilidade e chegar no Brasil e ficar sem emprego.Alguem ja fez contabilidade? sabe como funciona? mesmo para trabalhar por conta pròpria teria que revalidar meu diploma??? meu esposo é engenheiro industrial, vi que agora no Brasil é engenheiro de produção, neste caso ele tera que fazer outro curso?? isso tudo me deixou muito mais confusa..se alguem pode me ajudar agradeço

    • 02/02/2012 0:52

      Jucy,
      Favor ler a minha carta de indignacao acima. Somente as Federais podem fazer revalidacao no Brasil. Eles sao super burocratas. Para revalidar vc precisa de uma documentacao imensa e a traducao da documentacao(3000) reais e mais a revalidacao que eles cobram 1500 reais. Mas nao se iluda pois eles so revalidam Universidades que estejam bem nos ranks.
      Por exemplo, no texto eu falo a minha esposa eh formada em enfermagem e professora de enfermagem em Universidades americanas e os burocratas negaram a revalidacao dela.

      • 02/02/2012 20:13

        Isso não é de todo verdade. No meu caso foi de pós graduação e na UFRGS eu não precisei traduzir nenhuma documentação (meu diploma estava em inglês e o conteúdo programático estava em espanhol mesmo). Me cobram uma taxa de menos de 400 reais (acho que foram 385). Mas já ouvi dizer que algumas universidades cobram taxas abusivas… é bom pesquisar antes.

      • 14/02/2012 6:04

        Glenda no meu caso eu estou falando dos Estados Unidos da America. A traducao de um curso de graduacao com 125 credits hours ou 1875 horas(considerado tecnologo no brasil mas Bacharel no EUA), tem que ter o curriculum, as acreditation letters, o diploma, a lista de disciplinas, o carimbo do consulado traduzidos. A media nacional para a traducao e colocar essa documentacao junta nao fica em menos de 2500 reais. A minha esposa pagou uns 3000 por tudo. e mais 1500 a USP para ser indeferida.

  138. Ana maria larini permalink
    01/02/2012 16:15

    Boa tarde,

    Sou farmaceutica no Parana, ja exerço ha dois anos e tenho duvida no caso de ser graduada e querer exercer a profissao em outro pais. . Voce pode me tirar essa duvida?

    • 01/02/2012 19:46

      O processo na maioria dos países é como no Brasil, tem que fazer o reconhecimento do seu título estrangeiro. Cada país tem suas regras.

    • 02/02/2012 0:56

      Nos EUA vc pode. Contando que vc tenha visto de trabalho. Depois que esteja aqui… tem que fazer uma complementacao em escolas daqui. Basta ter a traducao de seu curriculo e apresentar a uma faculdade privada.

  139. vanessa permalink
    03/02/2012 20:03

    Oi Glenda,

    Sou brasileira e estou no 1º ano de Direito na Universidade Lusíada de Lisboa, mas pelo que reparei é um dos cursos mais complicados para conseguir o reconhecimento no Brasil. Estava a pensar na possibilidade de pedir transferência para outro curso que tenha um programa de matérias mais compatíveis com as matérias que são lecionadas nos cursos do Brasil. Pensei em Fisioterapia,Nutrição,Arquitetura. Por favor , gostaria muito de saber a sua opinião sobre esse assunto para que eu possa tomar uma decisão.
    Com os melhores cumprimentos.
    Vanessa.

    • 04/02/2012 15:08

      Oi! Infelizmente não posso opinar… São cursos tão diferentes! Acho que primeiro vc tem que decidir sua profissão e depois pensar no reconhecimento.

  140. Cassy permalink
    05/02/2012 18:56

    Olá!
    Meu caso é um pouco diferente. Concluí o Curso de Direito no Brasil e gostaria da equivalência do curso em Portugal. Alguém já conseguiu ou sabe de alguém que tenha conseguido?
    Sei que para inscrição na OA não é necessário o processo de equivalência. No entanto, gostaria de solicitar para outros fins.
    Obrigada!

  141. 09/02/2012 23:46

    ola te pesso por favor pode me ajudar !!!!
    Sou brasileira moro atualmente na espanha , e surgiu a oportunidade de fazer o curso de aeromoça, gostaria saber se o titulo aqui de aeromoça e valido normalmente no brasil se nao vou ter nenhum poblema! vc sabe se tem algum site que posso consultar !! vou fazer meu curso no intituto VOX em madrid beijos obrigada!!! meu hot mail es christiane1993@hotmail.com.

  142. Álex Brunno de Souza Figueiredo permalink
    13/02/2012 0:11

    Olá me chamo Álex Brunno, e estou muito confuso .. estou muito interessado em fazer Medicina na Bolívia ..
    Mas será que realmente vale a pena fazer lá?
    E qual é a faculdade que possui o melhor ensina e cargo horaria semelhante com a do Brasil?
    Qual país tem o melhor ensino, Portugal ou Bolivia?
    Quem poder me ajudar ficarei muito grato pela atenção : )
    Email :baiano-bruno@hotmail.com

    • 14/02/2012 6:39

      Se vc for fazer o teste de medico no revalida. Tanto faz. Basta que passe no teste que vc pode exercer sua profissao no brasil. Pesquise a internet por revalida ou revalide. Mas no teste que foi feito no final de 2011 de 624 inscritos somente 12 passaram. na reportagem que eu li fala que nem os profissionais brasileiros conseguirao passar no teste. Mas estao revendo o teste para este ano de 2012. Viva a nossa burocracia.

  143. Guilherme permalink
    15/02/2012 13:12

    Olá Glenda, parabéns pelo blog.

    Que pena que o link de acesso ao processo de revalidação na UFRGS esteja fora do ar. No site da PPG dizem que o serviço de revalidação está parado e não tem uma data de volta.

    Em Portugal as notas variam de 0 a 20, sendo, na instituição que curso, aprovado o aluno que tirar entre 10 e 20. Só não sei como relacionar esses valores com os conceitos de nota brasileiros (A,B,C e D). Vi na UFRGS que para ser aprovado teria que ter no mínimo um conceito C. Minhas dúvidas são:

    1) Quais os valores deste conceito C? Varia da nota mínima obtida até um 7 (um 14)? Ou varia de um 6 (12) até um 7 (14)?

    2) Estes valores são observados na validação ou a simples aprovação na disciplina já basta?

    Cumprimentos,

    Guilherme

    • 15/02/2012 22:44

      Guilherme, não sei lhe responder… Acho que a nota final deve ser considerada, mas não acredito que seja o único critério de avaliação, já que, pelo menos na Ufrgs, 3 professores leem sua dissertação e emitem um parecer.

  144. NandaR permalink
    15/02/2012 22:49

    Pessoal, estamos desde 2009 tentando revalidar o diploma americano de engenharia civil do meu namorado. Não tivemos sucesso ainda e estamos bastante desanimados. Por favor, se conhecerem algum caso de sucesso por favor postem! Desde já agradeço e boa sorte a todos!

  145. Aleson Müller permalink
    16/02/2012 19:13

    Glenda, parabens pelo site!
    vc se formou em Arquitetura mais recebeu a convalidaçao como Engenheira (ou ao contrario)???
    Eu estou estudando arquitetura. Vc poderia falar como especificamente foi com vc? Toda informaçao adicional será de grande ajuda para mim! – Deus te abençoe,,, Eu agradeço desde ja!

    • 16/02/2012 19:24

      Meu mestrado em arq. foi convalidado como engenharia.

  146. 28/02/2012 21:13

    Quero fazer ciências politicas na Argentina.. Posso ter trabalho/dificuldades para arrumar um emprego no Brasil ?

  147. Mauricio permalink
    04/03/2012 15:33

    Fiz meu segundo grau completo nos Estados Unidos,voltei recentemente para o brasil e trouxe comigo meu diploma e meu histórico escolar,como faço agora pra conseguir um reconhecimento do meu diploma do segundo grau americano aqui no brasil?
    Já fiz a tradução juramentada.Qual seria o próximo passo?
    Pois passei em um concurso público do nível de segundo grau e me pediram comprovação do segundo grau reconhecido pelo mec.
    Grato desde já.
    Mauricio

    • Antonio permalink
      06/03/2012 20:45

      Leva o mesmo para o Secretaria de Educacao ou pra o MEC da sua cidade e abre processo. Nao e’ um processo dificil.

  148. Antonio permalink
    13/03/2012 17:26

    Pelo menos temos essa noticia positiva sobre revalidacao de diplomas:

    http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2012/01/18/reconhecimento-de-diplomas-do-exterior-pode-tornar-se-mais-agil

  149. Mia Freitas permalink
    14/03/2012 15:45

    Boa tarde! Terminei a minha formação académica em Psicologia em Portugal, mais exatamente o Mestrado Integrado por Bolonha. Pretendo pedir a Revalidação do Diploma no Brasil (SP), mas como não existe Bolonha no Brasil, não sei até que ponto a minha situação será facilitada? Existe uma diferença entre reconhecer um curso de Graduação e um de Pós-graduação (mestrado e doutorado) no Brasil. Como no meu caso, o método de Bolonha é 3 (licenciatura) e 2 (mestrado), não sei se terei que pedir duas revalidações independentes ou se peço apenas uma revalidação no seu todo? O meu titulo é de mestre de nível 7, não sei se é entendido no Brasil como o título de Pós-graduação? Se me poderem ajudar, agradeço muito.

    • 14/03/2012 16:51

      Mia, não tenho ideia. Mas pelo que sei um dos pontos avaliados é a carga horária. Que eu saiba, um curso de psicologia no Brasil tem duração de 4 anos, então não sei se a sua carga horária com 3 anos será suficiente. Talvez seja melhor entrar com os 5 anos e pedir a convalidação para a graduação somente. Claro, isso tudo na base do achismo, porque o que eu revalidei foi o mestrado. Boa sorte!

  150. Mia Freitas permalink
    17/03/2012 15:53

    Olá Glenda! Muito obrigada.
    Mas por exemplo, na USP, a Estrutura curricular de Graduação (Psicologia-Psicólogo), a carga horária conta no total com 4350. E a minha Licenciatura equivale a 180 ECTS, ou seja, sabendo que um credito equivale a 25-30 horas de trabalho, logo tenho 5400 horas. Se juntarmos mais o Mestrado que tem 120 ECTS, a carga horária total vai superar à vontade. Pelo que não faz sentido com a carga horária que tenho, pedir que me dêem lá o título de graduada, mas sim de pós-graduada!
    Tenho estado a ler com atenção todos os comentários postados e sim com certeza foi uma óptima ideia você ter criado este blogue, só posso felicita-la por esta excelente iniciativa! Dado que com a troca de experiências, pareceres e ideias, ajudamos-nos todos uns aos outros. Bem haja! Abraço

  151. Ana maria permalink
    22/03/2012 2:28

    Gostaria de saber ,ja terminei o 3 ano de direito na puc no rj , estou pensando em transferir a minha faculdade de direito para a faculdade de Navarra na Espanha, e terminar meu curso la .quando voltar para o Brasil vou poder exercer minha profissao no Brasil?

  152. 12/04/2012 1:37

    Olá, sou formada em jornalismo pela UFRGS e estou planejando cursar mestrado na França em 2013. Estou pesquisando os cursos e gostaria de saber se existe, em algum lugar, uma lista dos cursos/universidades na França que são mais aceitos. Ou onde consigo mais informações que me orientem nesta escolha.
    Obrigada

  153. 12/04/2012 1:48

    Eu estou buscando mais informações sobre a Université Panthéon-Assas, caso algué puder me ajudar será muito bem vindo!

    • 13/04/2012 7:44

      Escreva para a nossa colaboradora da França, Anatê. http://www.naprovence.com/

  154. Valentin permalink
    13/04/2012 5:54

    Olá Glenda, primeiramente queria parabenizar você por esse exelente blog, li todos os comentarios e ainda me resta essa duvida: Estou estudando arquitetura na Universidad Nacional de La Plata na Argentina, estou a dois anos aqui e penso em voltar para o Brasil, conseguirei transferir para alguma faculdade federal? ( UFRGS por exemplo. ) Mas caso eu pense em me formar aqui conseguirei a validação pela propia UFRGS já que conferindo a grade de materias e é bem similar, no seu caso Glenda a validação se transformou em Engenharia? Muito Obrigado.

    • 13/04/2012 7:46

      Vamos por partes. Eu não revalidei meu diploma de GRADUAÇÃO, mas de MESTRADO, então a coisa é bem diferente. Segundo, as transferências para universidades federais são complicadas já quando se estuda em alguma universidade particular dentro do Brasil, imagino que no exterior deva ser mais burocrático ainda. Complicado não é impossível… esse tipo de informação apenas a prórpia universidade pode te dar.

  155. geovanna permalink
    14/04/2012 23:41

    Ola Glenda, estou em Portugal e tenho o Curso de pedagogia que fiz na UFMA Brasil, pedi equivalencia na Escola Superior de Educaçao para o Curso de educaçao basica É normal estar já há 1 ano e meio á espera e quando la vou sempre dao desculpas. O que é possivel fazer, ou seria melhor pedir a equivalencia em ciencias da educaçao!!!!

  156. Medicina permalink
    17/04/2012 0:06

    Oiee Glenda, adoreii o seu Blog mto informativo….
    tenho uma duvida, ver se vc pode me ajudar,
    eu estou no 5º ano de medicina em uma faculdade federal na Bolivia, mas gostaria de concluir o restante do curso no Brasil ,mas que seja em uma faculdade federal tbm. nesse caso vc saberia ql procedimento a ser tomado..sera que tem como convalidar materias sendo de uma faculdade federal para a outra,mas sem ter ainda concluido o curso no pais extrangeiro, e se tbm terei que prestar o vestibular ou ENEM para entao a faculdade convalidar as materias e assim concluir o curso no brasil.??

    Desde ja Mtoo obg pela ajudaa!!!

  157. David permalink
    17/04/2012 7:48

    Obrigado pela informação. Eu sou peruano fiz graduação no Peru e agora estou fazendo o doutorado no Brasil, mas quero revalidar meu titulo de graduação e o principal impedimento é a tradução oficial (do espanhol ao português) de todas as minhas ementas (conteúdo programático) que fazem um total de 300 paginas. Pois é muito caro (uns 15000 reais), então imagino que esse não é o caminho. O que devo fazer, procurar outra universidade que não peça a tradução de este documento?. Ou tem outro caminho. Meu curso é Engenharia Agrícola. Obrigado

  158. Vanessa Varisco permalink
    23/04/2012 18:16

    Oi Glenda. Eu fiz minha graduação em Enfermagem aqui em Lisboa, na escola superior de enfermagem da santa casa da misericordia. Hj entrei com o pedido para revalidação na UFRGS. Conheces alguem que tenha conseguido revalidar mesmo que esta pessoa tenha tido que voltar a fazer alguma cadeira ou mesmo a monografia? E pela USP, será que alguem ja conseguiu? E grande diferença de preços: 1530,00 na USP; 315 reais na UFRGS……..e tb que controversia a Dilma pedir colaboração para os outros países na graduação e pós graduação, se depois a gente chega aqui e leva esta tacada do processo de revalidação…….abraços

  159. Fabiana permalink
    04/05/2012 12:24

    Oi Glenda! Eu fiz um curso tecnico na inglaterra em childcare development (NVQ level 3). Agora quero fazer pedagogia aqui no Brasil e gostaria de saber se existe uma maneira de reconhecer este curso tecnico aqui no Brasil. Nao li nada sobre cursos tecnicos aqui. Obrigada pela informacao.

    • July permalink
      05/05/2012 6:09

      estudei un curso tecnologo superior de administrçao e finanzas na Espanha e estou volrando para o Brasil como poderia validar o diploma, vi que tem um curso tecnologo supeiror no Basil de gestao financeira reconhecido s pelo mec eria reconhecido como este? por favor me respondam nao encontro nada a respeito em nenhuma pagina. obrigada

    • July permalink
      11/05/2012 5:13

      estudei un curso tecnologo superior de administrçao e finanzas na Espanha e estou volrando para o Brasil como poderia validar o diploma, vi que tem um curso tecnologo supeiror no BRasil de gestao financeira reconhecido s pelo mec Seria reconhecido como este? por favor me respondam nao encontro nada a respeito em nenhuma pagina. obrigada

  160. Vivian permalink
    04/05/2012 19:03

    Pessoal,
    Estou pretendendo fazer um LLM em Direito Internacional na Inglaterra (Queen Mary, University of London – 180 ECTS). Tenho que fazer um trabalho de conclusão de curso, que não sei se deverá ser apresentado a uma banca ou não, e se equivale à tal tese.
    Alguém sabe se dá para validar como mestrado aqui? Dá para validar com alguma coisa?
    E aquele moço que disse que tentou validar em universidades particulares? Isso procede?

    Obrigada!

  161. 08/05/2012 17:12

    Gostaria de saber se eu já estiver cursado o 1º semestre do 3 ano, e for estudar em agosto nos EUA e fazer também o 1º semestre do senior year de lá, posso voltar e revalidar? eu vou ter cursado 2 semestres, vai ser somado esses dois semestres e eu vou conseguir o certificado de conclusão do ensino médio?

  162. David Moura-George permalink
    23/05/2012 14:02

    Bom dia Preciso de Ajuda. Graduei da SDSU (San diego State University) em 1996 e agora preciso de validar o meu curso no Brasil. Já tenho uma copia do meu diploma e o descritivo de todas as classe (Transcript) recentes pronto para enviar para serem reconhecidos no consulado do Brasil em Los Angeles. Quais os proximos passos. Obrigado

    David

  163. 30/05/2012 21:32

    e fiz 4 anos de high school aki no u.s.a e vou me formar em junho de 2012 e estou em duvida em qual facul entrar, estou em duvida em um community college; naugatuck valley community college http://www.nvcc.commnet.edu/ (site da facul) fica em Connecticut or se faco facul na Universidade catolica de brasilia Virtual http://www.youtube.com/watch?v=GH7nPraqveU (comercial), http://www.catolicavirtual.br/ (site) qual voce me sugeria ???

  164. josé permalink
    14/06/2012 18:17

    No site da UNB diz que pode ser: “Exemplar da tese, dissertação ou trabalho equivalente”.

    Estou enviando um email perguntando se há algum impedimento de mestrado sem dissertação (thesis) para confirmar. O problema é saber como será a avaliação desse “trabalho equivalente”…

  165. David Moura-George permalink
    15/06/2012 12:24

    Oi Glenda, parabéns por este excelente trabalho!! Não tenho copia autenticada de conclusão do ensino medio. Mas tenho o diploma da universidade SDSU ja reconhecido pelo consulado Brasileiro em Los Angeles. Voçe acha que tenho hipóteses sem o comprovativo da conclusão do ensino medio? Obrigado

    • vitor permalink
      14/07/2014 21:45

      David, como foi para voce se formar na SDSU ? É facil de entrar ? muito caro ?

  166. Índila permalink
    25/06/2012 0:49

    Olá Glenda, pelo que li, vc também fez um mestrado sem dissertaçao na Espanha, Eu volto agora em setembro para o Brasil e preciso convalidar meu título. Vc pode me dizer como fez? Muito obrigada

    • 25/06/2012 19:32

      Não. Meu mestrado tinha dissertação.

  167. a-lo permalink
    26/06/2012 13:42

    Como faço para que os meus estudos sejam reconhecidos no Brasil? Não para estudar , mas para poder arranjar um emprego!
    Sou Mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra!Obrigado

  168. Gabrielle permalink
    28/06/2012 23:38

    Olá, boa noite. No meu caso, sou Brasileira e actualmente resido em Portugal e pretendo fazer um curso de formação profissional, onde é certificado pela DGERT, que neste momento é válido a nível nacional.
    Queria saber se, mesmo assim, há alguma forma de eu conseguir validar o meu certificado, de forma que, possa trabalhar na área no Brasil?
    Agradeço imenso se me souberem dizer algo sobre isto.
    Agradeço que poça mandar uma cópia da resposta para o meu e-mail: gabrielle_ricon@hotmail.com

  169. 02/07/2012 4:04

    O Brasil é um pais preconceituoso entao as universidades federais dificultam ao maximo a revaidaçao do diploma estrangeiro. Eu tive recusado meu diploma de engenharia civil no Politecnico de Milao (46′ engenharia civil no ranking mundial, a primeira universidade brasileira é a PUC em 175′ lugar) na UFU de Uberlandia.

  170. 11/07/2012 20:05

    Estou pensando em fazer um mestrado em Ciências da Educação na universidade lusófona e gostaria de saber se alguém aqui já conseguiu revalidar esse mestrado e onde conseguiu revalidar. Obrigado.

  171. Rosa Maria permalink
    20/07/2012 13:19

    Olá
    Sou Tradutora Pública Juramentada e me coloco à disposição para traduzir documentos necessários para a validação de seus cursos fora do Brasil.
    Telefones: (61) 8172-5576 ou (91) 8189-8604

  172. Andres permalink
    03/08/2012 23:32

    Olá

    Sou arquiteto formado em Buenos Aires e estou intentando revalidar meu diploma na Unicamp. Alguém já consiguiu.? Será mais fácil na Usp.?

  173. Thárcio Borba permalink
    08/08/2012 17:05

    Boas, estou licenciando Jornalismo em Portugal e é processo Bolonha, ou seja 3 anos de estudo, 1 a menos em comparação com o curso no Brasil, como tem essa diferença, será preciso fazer todas as cadeiras que falta? apesar que minha licenciatura me da 180CTS e no Brasil o CTS de Jornalismo variam entre 190CTS.
    Help me…
    Obg!

  174. giuseppe permalink
    12/08/2012 15:16

    eu sou um advogado italano e quero trasferir para trabalhar no brasil, estao cientes de que eu façp a validaçao do grau que vocé quer saber qual a percentagem de exames vou convalidadi

  175. yoannis permalink
    14/08/2012 23:33

    Procurando informação sobre esse tema escutei que a cruz vermelha também revalida os diplomas extrangeiros, agora não sei se tem o mesmo valor que os processos realizados nas faculdades publicas porque pela cruz vermelha o processo é bem mais simples, também não sei se isso se refere só a cursos tecnicos ou também graduaçao superior

  176. marina blas permalink
    16/08/2012 2:46

    hola, meu nome es marina, sou contadora graduada en bolivia, agora moro no brasil, preciso de informaçao para revalidar meu diplioma para poder trabalhar, desejo saber cuais são os requisitos, sim se debe fazer prova, o complementaçcao, eu ficare muito agradecida

  177. Marli permalink
    25/08/2012 4:27

    Olá pessoal, Alguem pode me informar se alguma universidade brasileira já reconheceu Mestrado em Educação cursado na USAL em Buenos Aires? Agradeço e espero ansiosa por uma resposta.

    • Amanda permalink
      29/08/2012 2:11

      Olá Marli. Eu também gostaria de saber sobre a revalidação do Mestrado em Educação da USAL. Todos os institutos que oferecem o curso quando eu pergunto sobre a revalidação, me enrolam. Ou seja, acho que ninguém conseguiu revalidar ainda.
      Na realidade, eu estou interessada no Mestrado em Ciências Sociais da Universidad Nacional de La Matanza, também em Buenos Aires. Acho que por ser Nacional, seria mais “fácil” conseguir a revalidação.

      • Fabio Silveira permalink
        04/09/2012 2:55

        Oi Amanda, tudo bem? também estou com um grupo pretendendo iniciar o mestrado na USAL. Tenho pesquisado sobre a documentação necessária para revalidação do diploma e as informações são as memas apresentadas neste post da Glenda diMuro. Entrei em contato com duas pessoas que fizeram curso nesta universidade e as experiências são muito positivas. Creio que seja isso, ter a documentação em ordem, sua tese dentro dos parâmetros exigidos pela faculdade que vc escolheu para esta revalidação e ter paciência pois é um processo um pouco demorado. Sei que as universidades USP, UnB, UFBA e UFRGS fazem esta covalidação. Ainda estou entrando em contato com outras para comparar preço e tempo de expedição deste processo. Caso consiga mais informações vamos trocando, ok? um grande abraço

      • Amanda permalink
        04/09/2012 18:21

        Ola Fábio. O que esses institutos me informam é que a primeira turma está defendendo a dissertação agora e, por esse motivo, ninguém ainda deu entrada no processo de revalidação do diploma. Entretando, a partir do momento que alguém conseguir revalidar um diploma, é abertura de precedente. Continuaremos mantendo contato. Abraços. Amanda

  178. ancelmo permalink
    26/08/2012 15:00

    Adquira agora da forma mais segura e agil , Crea , Coren , Cra , Crm , Cref, Diplomas de todoas as graduações , confira ( creaseguro@hotmail.com ) .
    Ancelmo (62)8123.1207

  179. 01/09/2012 4:27

    Gente, estou abismada com os valores que vcs mencionam para revalidar um diploma aqui no Brasil. Nunca vi a UFRJ cobrar esses preços exorbitantes. Pelo que sei, só se paga a taxa de abertura do processo e a taxa de registro de diploma (R$70,65). Vejam o link com orientações sobre o assunto: http://www.pr2.ufrj.br/site/index.php/pr2/descServico/10

  180. 01/09/2012 4:51

    E para quem tinha dúvidas sobre a revalidação em universidades pública ou privadas, segue um trecho do parecer sobre o reconhecimento de títulos de Mestrado em Ciências da Educação, obtidos no Programa de Pós-Graduação realizado no Instituto Cuiabano de Educação – ICE, na cidade de Cuiabá/MT, em convênio com a Universidade Central Marta Abreu de Las Villas, na cidade de Santa Clara/Cuba:

    “A Resolução CNE/CES nº 2/2005, que alterou a Resolução CNE/CES nº 2/2001, em
    seu art. 1º, § 2º, estabelece que os diplomados ou os alunos matriculados nos cursos de pósgraduação stricto sensu oferecidos no Brasil por instituições estrangeiras, e que constem da relação da CAPES, deverão encaminhar a documentação necessária ao processo de reconhecimento de seus diplomas diretamente às universidades públicas ou privadas, que ofereçam cursos de pós-graduação avaliados pela CAPES e reconhecidos pelo MEC, na mesma área de conhecimento ou área afim e em nível equivalente ou superior.”

    E sobre o prazo de reconhecimento:
    “Cumpre lembrar que a Resolução CNE/CES nº 5/2007 alterou o art. 3º da Resolução
    CNE/CES nº 2/2005, prorrogando o prazo final de reconhecimento dos títulos por 4 (quatro) anos, a contar da data de publicação da Resolução CNE/CES n° 2/2005.”

  181. Marli permalink
    04/09/2012 15:12

    Olá pessoal, recebi vários emails de pessoas querendo novidades em relação a revalidação, infelizmente não tenho nenhuma informação. Ainda não conheci e nem tive notícias de pessoas que tivessem conseguido revalidar algum curso. Os cursos são de qualidade inquestionáveis, autorizados pelo CONEAU, mas preciso no momento de história de sucesso em relação á revalidação no Brasil. Se algém puder me ajudar agradeço.

  182. Fabiana permalink
    05/09/2012 21:25

    Boa noite!

    Estou interessada em fazer o curso de Mestrado na Universidad Americana, que tem sua sede em Assunção no Paraguai. As aulas serão ministradas aqui no Brasil e teremos assistir algumas aulas lá no Paraguai, inclusive, defender a tese por lá também. Gostaria de saber alguém aqui já ouviu falar nesta instituição e se será fácil validar meu diploma.

    • Amanda permalink
      10/09/2012 2:56

      Fabiana.

      Um mestrado para ser considerado estranegeiro tem que ser feito 100% no país de origem da universidade.Esses que são feitos metade no Brasil e a apresentação de dissertação no país de origem do mestrado não são passíveis de reconhecimento.

  183. July permalink
    10/09/2012 15:01

    oi Glenda vc tem alguma imformaçao sobre curso de FP superior feitos na Espanha, estudei administraçao y finanças e nao sei si tem validade do Brasil, ja que seria como um curso tecnologico superior no Brasil.

  184. Mestrado permalink
    01/10/2012 22:23

    Alguém aqui já conseguiu validar o eu curso? Tem tanto tempo esse post. Quero mais informações. Fiz minha inscrição para esse ano na Universidade do Minho em Portugal, estou com receio de ir e ao retornar ao Brasil não ter validade o curso.

  185. Ana Palma Pires permalink
    07/10/2012 14:53

    Olá eu sou portuguesa e tirei o curso de licenciatura em Dietética e Nutrição em Portugal, queria revalidar o meu diploma numa universidade aqui no Paraná.Gostaria de saber se alguém em situação parecida já conseguiu revalidação e qual foi a Universiade que aprovou?

  186. Josiane de Souza permalink
    07/10/2012 22:41

    to pensando em fazer o mestrado em Nurse practitioner nos estados unidos. Aqui nos EUA a Nurse practitioner pode receitar remedios e fazer quase tudo que um medico pode. se eu voltar pro Brasil podei fazer o mesmo?

  187. Barbara permalink
    17/10/2012 17:27

    Tantos comentários, uma infinidade de dúvidas e nenhum relato de sucesso na validação do Diploma. Alguém que tenha conseguido esse feito que divida connosco…

    • Paulinha permalink
      25/10/2012 18:20

      Teve alguém ali em cima que disse ter conseguido validação em História. Dá um ctrl+f e coloca a palavra “história” que vc encontra o comentário. Foi o único que vi. Estou lendo tudo há horas…

      • Bundos permalink
        29/10/2012 15:29

        Eu consegui revalidar meu diploma de graduação em Direito na França. Fiz na USP. O processo é bem organizado, mas é bom complicado… Tive que fazer muitos exames, o conteudo era muiiiito grande (todas as disciplinas da graduação) e a correção bem aleatoria. No final deu certo, mas muitos não conseguiram…
        Além das provas, vc precisa ter mais de 3000 horas de carga horaria, mas teve gente que conseguiu dar entrada no processo com menos, mostrando que o diploma equivalia a uma graduação na França.

        Tentei antes na UFMG, sinceramente, não recomendo pra ninguém… muito mal-organizado , falta de profissionalismo…. me deixaram esperam pelo resultado durante 3 meses porque alguém tinha esquecido de assinar o papel e tinha viajado… Fora as provas que pediam questões muito precisas mesmo… sem noção, puro sofrimento.

  188. Barbara permalink
    11/11/2012 2:16

    Obrigada pelo depoimento Bundos, já ajudou bastante… E a prova da Ordem, você pretende fazer? Outra coisa, você pagou muito caro? É que já teve muita gente aqui dizendo que o preço varia bastante consoante a Universidade. Ah, e essas provas eram mais ou menos como? Obrigada desde já!

    • Bundos permalink
      18/11/2012 22:58

      Ja fiz a prova da OAB e passei. A OAB é muito mais facil que a USP.

      Cada departamento decide como vai ser a prova! As provas mais dificieis foram a de direito civil e a de direito comercial (20 perguntas , 2 sobre cada disciplina ensinada em direito comercial). Essas duas provas tinham questoes mais precisas e podia consultar.
      A maioria deixava consultar legislação sem comentario. Normalmente sao 5 horas de prova e 7 a 9 provas (cada prova de um departamento da faculdade de direito).
      Todavia, as provas variam de professor pra professor. Parece que cada ano é um professor diferente que faz a prova do departamento.
      Sobre o preço e os documentos necessarios vc pode ver isso no site da USP. As pessoas que cuidam do processo de revalidação, incluse as pessoas la da Faculdade de direito, são muito atenciosas.

      • Barbara permalink
        02/04/2013 4:29

        Muito grata por todas as informações! Obrigada pela disponibilidade. :)

  189. Andrea permalink
    02/12/2012 23:35

    Olá Glenda
    Gostaria de saber se vc conhece ou tem conhecimento de alguem que fez Arquitetura na UBA ( Universidade de Buenos Aires) e conseguiu a validaçao no Brasil e em qual universidade.
    Andrea

  190. sofia permalink
    02/01/2013 21:15

    boa tarde, meu nome e sofia sou argentina e to querendo morar em sp porque meu namorado e dai.
    acabei de me formar em direito na UBA (universidad de buenos aires) e fiz um intercambio de um semestre o ano 2011 na USP e amei a faculdade.
    meu titulo demora muito pra sair aqui, mas ja queria ir juntando todos os documentos que forem necessarios pra ganhar tempo. mas prefiro uma vez que tenha todo, levar todo junto pro consulado do brasil aqui em bs as.
    a minha pergunta e, sera que por ter estudado um semestre ai eles revalidarao mais facil o meu titulo, ja que eles ja avaliaram quase tudo quando eu fui prai no 2011?
    e outra pergunta super importante e, tem algum lugar onde eu possaj fazer algum cursinho que me prepare pra fazer as provas uma vez que eles aceitarem (se Deus quisser) ou pelo menos algumas apostilas pra estudar??? realmente isso seria de gran ajuda.
    e ultima pergunta e, se eufor prai, que tipo de visto precisaria spra ficar ai? porque de trabalho nao tenho porque nao tenho um trabalho ai, eu trabalho pro governo aqui. de estudante ou intercambio e soh pra quem demostrar no consulado que tem um intercambio ou estudo. entao como teria que fazer eu pra ficar mais de 3 meses?
    realmente a sua ajuda vai ser muito importante porque realmente deixar meu pais e a minha carreira e o meu trabalho pra ir e uma decisao importante. beijos pra todos= besos para todos

    • 09/01/2013 12:39

      Olá Sofia! Em relação a validação para Direitom leia o comentário de Bundos, um pouco acima. Ele achou a prova da OAB mais fácil que a validação pela USP. Em relação ao visto, depois de 3 meses você pode renovar o visto de turista saindo para algum lugar próximo ao Brasil (Bolívia é barato e tem paisagens lindas) ou pagando taxa para a polícia. Acho que é de R$70,00. Mas isso só se renova por mais 3 meses. Não tem como renovar o visto e permanecer como turista no Brasil por mais de 180 dias. O visto de trabalho é bem complicado. No meu caso, optei por casar (meu marido é espanhol) para meu marido poder ficar. Não é tão rápido. Precisa juntar vários documentos visados pelo consulado do Brasil no seu país de origem. E marcar no cartório com bastante tempo de antecedência. Outra opção para quem não quer casar é realizar a união estável, pelo cartório também. Mas fiquei com medo de não dar certo. Não sei se é mais complicado. No site da polícia federal tem tudo explicado! Espero ter ajudado. Beijos.

    • Bundos permalink
      09/01/2013 12:39

      Sofia,
      Quando eu fiz revalidação na USP de Direito, eles não levaram em conta o fato de ter feito intercâmbio la.
      Provavelmente você tera de fazer todas as provas. Ja dei alguns detalhes sobre elas aqui no forum.
      Recomendo que faça as provas somente quando tiver bem preparada… Acho q um cursinho intensivo para OAB pode ajudar bastante, mas tem algumas materias, como empresarial, que vc tera que dar uma aprofundada.
      Vale a pena olhar em outras universidadades. No Rio, UERJ e UFRJ, eles demoram cerca de um ano pra revalidar, mas não é preciso fazer provas. Todavia, vc deve “morar” no Rio.

      Se for fazer mesmo o processo pela USP, me passa o seu e-mail que eu te dou mais detalhes sobre AS PROVAS. Sobre o processo de inscrição, eu não preciso falar muito pq ta tudo bem informado no site da USP e vc pode tbm ligar pra faculdade de direito que eles te informam tudo.

      • 15/06/2014 2:42

        Olá Bundos, sou brasileira e estou querendo revalidar meu diploma de Direito da UBA. Não sei onde vou tentar, não tenho maiores informações de cada universidade. Será que teria como você me mandar informações sobre as provas da USP? Desde já, muito obrigada. Um abraço!

      • Yoannis permalink
        16/06/2014 12:40

        Olá, vi esta noticia na internet (portal brasil) e acho que pode ser útil embora não esclarece muito por enquanto.
        “Senado aprova revalidação simplificada de diplomas estrangeiros”
        http://www.brasil.gov.br/educacao/2014/06/senado-aprova-revalidacao-simplificada-de-diplomas-estrangeiros

  191. Valerio Filho permalink
    14/01/2013 17:02

    Oi gente, tudo bem? Bom, eu estou fazendo medicina na Dinamarca e eu queria saber se è possivel validar o meu diploma aí no Brasil. E no caso da enfermagem? Minha amiga tambèm està aqui cursando enfermagem e seria bom ter algumas informacões antes de chegar no Brasil. Obrigado pela atencão!

  192. 16/01/2013 3:49

    Oi! eu sou colombiana e quero morar no brasil. Eu tenho um bacharelado em economia e um mestrado tambem em economia. Pelo dinheiro, eu quero so validar meu mestrado e poder trabalhar la. Mas eu nao sei se eu posso fazer isso. Alguem sabe???
    Tenho outra pergunta… alguem ja validou economia de colombia?? alguma recomendação sobre qual universidade escolher?? Eu pensei em PUC RJ ou UFMG, mas nao sei se é muito dificil o processo… obrigada!!

    • 21/03/2013 23:21

      Olá, Diana, até onde sei, curiosamente vc pode trabalhar aqui, sem necessitar revalidar o seu titulo, ou seja, por vc ser estrangeira, vc pode exercer a profissão legalmente somente com o seu diploma, a unica exigencia é que a Universidade onde vc fez o mestrado, esteja legalizado perante o Ministério de Educaçao General ou MEC. O que não vale para os brasileiros que fazem o mestrado aí na Colombia. sómente os que são professores é que em muitos casos não precisa revalidar.

      • 22/03/2013 13:09

        Ao contrário do que está sendo informado, a REVALIDAÇÃO é necessária, SIM, do contrário é exercício ilegal de profissão. Estamos com várias ações em nosso escritório, de profissionais que estavam usando o diploma e titulações e foram obrigados pelos empregadores a revalidarem o diploma. Ocorre que as universidades estão dificultando o processo por falta de funcionários e professores para fazerem a análise dos pedidos, o que nos tem levado às medidas judiciais. Nosso site: Abraços e sucesso.

  193. Clécia permalink
    28/01/2013 14:38

    gostaria de saber como posso fazer para convalida meu diploma de mestrado que fiz em asucion qual o primeiro passo..fiz na area do movimento Humano..por favor me ajuda..

  194. Jeremias permalink
    05/04/2013 23:05

    Gostaria de saber se alguém tem informações da UNIVERSIDAD NACIONAL DE LA MATANZA. Estou pensando em fazer Doutorado por lá. A instituição que está disponibilizando este curso é a SENSU (Consultoria Internacional de Estudos Avançados) alguém tem informação sobre a instituição, se é seria? ela parece que tem algumas parcerias com conselhos de classes. Fui informado por ela que o certificado é reconhecido pelo MEC pois é presencial. Alguém tem informação? obrigado

  195. Priscilla oliveira permalink
    08/04/2013 21:11

    ok, isso é para o caso de diplomas superiores, certo? e para o diploma de ensino médio?? também ?

  196. Simone permalink
    29/04/2013 9:32

    Olà !!! Gostaria de saber se tem alguem que ja revalidou um diploma de arquitetura(cursado na Italina) no Brasil ?
    sou brasileira fiz 1 ano de faculdade no Brasil e depois vim estudar em uma faculdade italiana, com muita dedicaçao conseguir finalmente concluir meu curso em “Scienze dell’Architettura”, na italia o curso dura 3 anos, mas tenho mais ou menos 4000 horas/aula
    no Brasil o curso de arquitetura dura 5 anos mas tem 3600 Horas/aula
    Na Italia sou Doutora em Ciencias da Arquitetura, praticamente uma arquiteta Junior.
    A minha pergunta è: quero revalidar meu diploma no brasil como arquiteta, tenho jà quasi todos os ducumento legalizados, o problema è que a secretaria da faculdade aqui na italia nao me da o conteudo programatico com o a bibliografia de cada materia cursada, este material è disponivel nel site da facul. o problema è que nao è assinado pela secretaria e nao posso legalizar no consulado pq o consulado nao legaliza assinatura digitais !!!! o que eu tenho que fazer ? no brasil aceitam a bibliogafia que imprimi da internet ?

    • 04/05/2013 14:14

      Simone, no caso não precisa da BIBLIOGRAFIA, precisa apenas do histórico (conteúdo) emitido pela Universidade e legalizado pelas autoridades brasileiras.
      Sucesso.

  197. paula permalink
    05/05/2013 1:54

    Bom dia,
    Alguem já revalidou diploma estrangeiro ( espanhol ) de farmácia no Brasil? Eu tentei na UFF mas não deu certo, o diploma foi indeferido.
    Abraços e obrigada pelo artigo !

  198. Manoela Calabresi permalink
    06/05/2013 21:57

    Glenda,

    parabéns pelo tópico!

    Li todos os comentários, mas agora estou com muita dúvida se o meu diploma será reconhecido quando eu voltar para o Brasil. Estou indo em setembro começar a minha GRADUAÇÃO em arquitetura na França na escola Paris La Villette. Serão 5 anos de estudo e se eu for ficar na França eu preciso fazer além desses 5 anos, mais 1 ano que é para poder assinar os projetos em nome próprio. Você sabe se para o Brasil isso também é necessário? Ou posso só fazer os 5 anos e voltar? Pelo que eu vi depende muito da faculdade brasileira ter uma grade parecida com a estrangeira, mas de uma forma geral, você sabe se algumas graduações são mais fáceis de validar aqui? Mais especificamente a de Arquitetura??

    Muito obrigada!

  199. DÉBORA ALEXANDRE PAIVA BARRETO permalink
    29/05/2013 18:58

    Olá pessoal. Tenho convite em iniciar o MESTRADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS pela UNIAVERSIDAD AUTÓNOMA DE ASUNCIÓN (no Paraguai). Assim como os colegas fico receosa em investir nos estudos no exterior e não conseguir revalidação do título. Por acaso alguém já conseguiu a REVALIDAÇÃO aqui no Brasil desta Instituição????

    Sucesso a todos!!

  200. 25/06/2013 17:18

    ola pessoal.
    Eu tenho o curso de Ciencia da Computacao pela Drexel University PA USA. A UFBA exige a revalidacao do meu certificado; porem seria muito trabalhoso, pois ja estou no Brasil e sera um tanto dificil encontrar um amigo na Philadelphia disponivel para: (reconhecer firma destes documentos por uma ” Provavelmente estes documentos também terão que ser enviados à alguma outra autoridade do país estrangeiro”, o que sera um tanto trabalhoso. Depois enviar para o consulado Brasileiro NY. Alguem conhece alguma empresa ou pessoa fisica que orerece este servico?
    Agradeco!

  201. Girlene permalink
    01/07/2013 3:08

    Boa noite,licenciei em Sociologia em Portugal e sou mestranda em Educação Social,alguém conseguiu validação do diploma de Portugal ai no Brasil,favor queiram me ajudar.
    Agradeço

  202. Wilson Vasconcelos Flanders permalink
    06/07/2013 1:53

    Vamos começar uma campnha nacional exigindo do MEC um reavaliação dos requisitos de revalidação, o tempo (o meu levou 2 anos e meio e´ RIDICULO !), e QUEM e´parte da banca.

    Por favor entreme em contato comigo via Facebook via email, wflanders@me.com,
    Will Vasconcelos Flanders.

    Vamos todos impetrar mandato na justiça; Ja´tenho advogado e Desembargador.

  203. CICERO PEREIRA permalink
    11/07/2013 17:54

    Olá pessoal, Me chamo Cícero Pereira, me formei em Administração de Empresas, consegui 50% num curso de mestrado em Direção de Recursos Humanos e gestão do conhecimento, com certificação pela Universidade Europea Miguel de Cervantes, mas por ser uma universidade estrangeira, eu receio de não ser validada o curso no Brasil, e o investimento ser em vão, e aí o que posso fazer?

  204. Alexcadiz permalink
    30/07/2013 2:52

    Soy de Bolivia y Estoy muy interesado de realizar una maestria en el Politecnico de la USP, y en sus requisitos para rendir la prueba piden presentar el diploma academico reconocido por el MEC. ¿que significa esto?, debo hacer la convalidacion de mi titulo de graduacion?, ya que pienso realizar solo la maestria y luego retornar a mi pais….de antemano gracias!!!

  205. 01/08/2013 11:52

    Por favor, vcs sabem informar se para validar um diploma de mestrado no Brasil tem que ter necessariamente as notas todas iguais ou superiores a 14? Alguem já ouviu falar nisso?

  206. Lenilson silva de oliveira permalink
    09/08/2013 1:38

    Amigos!! O que me dizem da universidade do Minho?? Estão com Mestrado aqui no Brasil e com parte do Curso em Portugal. Será possivel revalidar o título? Alguém tem alguma informação a respeito desta Instituição??

  207. Eugenio Martins permalink
    05/09/2013 23:09

    Ola estou terminando um Curso de Teologia em uma universidade americana nao acreditada… sera que tem como valiar ele no Brasil?
    nesta Faculdade….
    http://www.caryseminary.org/

  208. MARCELO permalink
    18/09/2013 4:56

    TO PRECISANDO DE UMA JURISPRUDENCIA CONTRA A OMISSÃO DA UFRJ PARA REVALIDAR DIPLOMA ESTRANGEIRO DE BRASILEIRO

  209. Francisca Maria do N sousa permalink
    21/09/2013 3:04

    Minha filha é formada em gastronomia e agora foi aprovada para um mestrado na universidade de Coimbra, portugal. Quando voltar precisa revalidar o diploma ou já é reconhecido automaticamente? Estou em dúvida se ela deve ir ou não

  210. Gilberto Barros permalink
    26/09/2013 21:33

    Nem sempre a questao e “Voce optou por estudar no exterior”, ha que considerar os casos de dependentes de funcionarios internacionais e diplomatas que nao fazem essa escolha e necessitam estudar no exterior.e ter seu diploma reconhecido quando se formam e a familia retorna ao Brasil.

  211. Flavia permalink
    28/10/2013 21:37

    Fiz um curso Tecnico em empresas do serviço turistico aqui na España.Sera que vai valer no Brasil agora que estou voltando?Alguem pode me responder isso?Ou sera que joguei dinheiro e tempo fora?

  212. Laura permalink
    01/11/2013 19:37

    alguém já revalidou o curso de psicologia feito em Roma – la sapienza?

  213. Ms.Minna permalink
    15/12/2013 19:43

    O meu diploma é valido em toda a União Européia, Australia, Estados Unidos e até onde sei Mexico e Argentina. Apenas no Brasil que não por pura IN VE JA. Já que estudei umagraduação MUITO MAIS completa que no Brasil.

  214. Ms.Minna permalink
    15/12/2013 19:53

    Gente o Brasil faz de tudo para NAO revalidar diplomas. Tenho duas Graduacoes pela Universitat de Barcelona e uma pela Universitat Autonoma de Barcelona (duas faculdades publicas e renomadas lá), um mestrado e doutorado Ambas pela UAB (Universitat Autonoma de Barcelona). NUNCA consegui revalidar aqui no Brasil.
    ou os coordenadores das universidades ficavam impressionados com o meu curriculo mas nao conseguiam revalidar porque LOGICAMENTE cada universidade tem o seu perfil e logicamente as materias que cursei nao sao EXATAMENTE iguais as de uma universidade brasileira ou os coordenadores me falavam diretamente na cara: “Ah…. eu tambem queria ter estudado fora” e meus documentos ficavam num canto (uma universidade eu voltei meses depois e continuava no chão no mesmo lugar que o coordenador deixou, nem tinham lido, peguei de volta sem falar nada)
    Agora voltei a uma faculdade para “”””passar o tempo””””” ja que nada do que estudei la fora vale oficialmente (embora nas empresas privadas valem e muito). E estou CHOCADA como o ensino é baixissimo….. fico impressionada que uma faculdade merreca aqui vale mais do que tudo o que fiz la fora.

    • Bárbara permalink
      04/01/2014 2:10

      Que absurdo Minna! Você deveria ir falar diretamente com o MEC… Não deixa isso assim. Conheço pessoas que estudaram fora e obtivera sucesso. Quais licenciaturas você cursou?

    • cris permalink
      21/02/2014 7:01

      Meu master da Universitat Autonoma de Barcelona também não vale aqui… Difícil esse governo hein! Trazendo um monte de médico sem revalidar nada, para trabalhar, e nós que nascemos aqui, sem direito a revalidar um mestrado…

    • 02/04/2014 18:06

      Minna, não sei qual a sua graduação, mas tente pela UFRJ. Pelo que sei, só se paga a taxa de abertura do processo e a taxa de registro de diploma.
      Veja o link com orientações sobre o assunto: http://www.pr2.ufrj.br/site/index.php/pr2/descServico/10

  215. Maria Júlia permalink
    15/01/2014 15:01

    Olá
    Gostaria de saber: eu moro na Itália há 9 anos e acabei de completar 18 anos de idade. Estou no segundo ano de cinco anos do ensino médio agora, mais precisamente estou num Liceo de Línguas (escolha errada, escola muito difícil!) infelizmente reprovei no primeiro ano e provavelmente vou reprovar neste ano também, porque esta muito complicado!! Na Itália o obrigo escolar é até o segundo ano de ensino médio, vou me mudar para o Brasil em junho deste ano, vou precisar fazer o terceirão mesmo tendo feito o obrigo escolar na Europa? Obrigado!!
    Maria Júlia

  216. Carlos permalink
    15/01/2014 16:33

    Oi!
    Há alguém que tenha conseguido validadar o curso de Psicologia feito em Portugal, no Brasil?
    Fiz o curso na Universidade de Coimbra, e gostaria de ir para Porto Alegre.
    Uma outra questão prende-se com o facto de ter feito Mestrado Integrado (tratado de Bolonha, comuns aos paises europues)… alguém sabe se esses mestrados são reconhecidos no Brasil?
    Obrigado :)

  217. Geovanna permalink
    16/01/2014 6:43

    Olá, eu estou com um duvida, esse ano eu comecei o último ano do meu ensino médio e estou querendo fazer minha faculdade de Medicina em Coimbra (Portugal).
    Eu queria saber quais são as melhores Universidades aqui no Brasil para reconhecer meu diploma de Medicina e como faço?

  218. alex permalink
    27/01/2014 6:37

    Olà sou graduada em Odontologia na Italia, estou indo morar no brasil com a familhia, marido e filhas brasileiras, entao sem problemas de visto, quero reconheçer minha graduaçao de odontologia, alguem tem alguma info sobre o processo? Seria melhor dar a entrada da documentaçao aqui no consolado brasileiro, ou na faculdade tendo ja a documentaçao com traduçao juramentada?

  219. Reilza permalink
    03/02/2014 20:36

    Ola to com mtas dúvidas. quero fazer faculdade de direito n
    a Bolívia so que to com medo de começar e depois não valer no território nacional. me responda por favor. agradeço

  220. Livia permalink
    06/03/2014 19:47

    Preciso de uma confirmação das instruções que vc deixou a cima. Meu marido fez Letras na Universidade de Lisboa, minha amiga já retirou o Diploma e a Carga Horária dele com a Universidade, agora ela tem que levar no Consulado Português ou Brasileiro em Lisboa?

    • 10/03/2014 9:18

      Não sei como é o processo em Portugal, mas antes deveria reconhecer as firmas do diploma português. Na Espanha quem faz isso é o ministerio e Educacion. Depois Consulado Brasileiro.

  221. Paulo permalink
    19/03/2014 0:23

    Não existe nenhum acordo a nivel de mercosul que facilite um pouco toda essa burocracia????

  222. Carlos permalink
    22/03/2014 3:54

    Quero compartilhar minha angústia com todo@s vocês. Cursei doutorado na Espanha e apresentei toda a documentação que a Usp solicitou para revalidar meu título de doutor e paguei uma taxa de 1500 reais. Depois de sete meses saiu o resultado: INDEFERIDO. Não entendi muito bem, pois nem o parecer me enviaram, disseram que se eu quiser, tenho que comparecer à secretaria do setor de revalidação para ouvir o parecer. O mais curioso é que conhece um cara que estudou no mesmo programa de doutorado que eu e o seu processo foi favorável. Moro no RN e não sei se vale a pena gastar novamente só para ouvir um parecer. O que vcs acham, devo comparecer e entrar com um processo ou não vai dar em nada mesmo? Confesso-lhes, é angustiante, estressante e decepcionante.

    • 23/03/2014 18:20

      Sugiro que procures outra universidade. Isso é mais normal do que parece, acontece com muita gente, ainda mais numa universidade como a USP.

  223. 26/03/2014 0:52

    Eu vou comentar en minha idioma espanhol esta bom.lo mejor es q crean una ley donde indique que brasil no quiere gente ya sea extranjera o brasilera formada en el exterior asi hacen conocer al mundo y nunca mas nadie viene a este pais a hacer ese proceso ridiculo de revalidacion. La verdad muy burocratico y ridiculo no tengo otras.palabras

    • 02/04/2014 10:13

      O processo de revalidação é burocrático e demorado em qualquer país. Tente homologar um diploma brasileiro na Espanha e veja como é complicado.

  224. RAYDHA permalink
    14/05/2014 23:47

    Boa noite Glenda….eu adorei sua pagina….sou peruana, casada com brasileiro, tenho residência permanente…..tudo fico claro com a papelada de reconhecimento de diploma estrangeiro …. ….queria saber, assim como exigem que a faculdade publica que fará o reconhecimento do diploma estrangeiro seja reconhecida pelo MEC….. Então será que eles também verificam si a faculdade de diploma estrangeiro e reconhecida pelo organismo respectivo de cada pais…..o não verifican nada……. muito obrigada por atender minha pergunta!

    • 16/05/2014 6:41

      Acho que não devem “verificar” esta informação, mas como o processo é muito subjetivo, com certeza “conta pontos” se o diploma vier de uma universidade reconhecida internacionalmente (leia-se o professor que estiver avaliando o seu trabalho conheça a universidade onde vc fez seu curso).

  225. Mariana Magalhães permalink
    18/06/2014 15:16

    Sou psicóloga clínica e professora de de faculdade. Consigo habilitar meu diploma na Costa Rica?

  226. joao Magal permalink
    01/07/2014 2:47

    Eu fiz uma licenciatura em psicologia em Portugal,terminei agora foram 3 anos com o acordo bolonha eu consigo validar meu diploma no Brasil?

  227. Shashikant Sharma permalink
    24/07/2014 18:16

    Alguém pode me dizer onde em Sao Paulo posso validar diploma da graduação? Ouvi dizer que o USP nao esta fazendo mais a validacao..Obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 931 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: