Skip to content

As quatro estações de Londres

14/12/2009

Flor do Exílio
Londres, Inglaterra

Eu acho o verão em Londres sensacional. Muitos podem discordar pois tem ano que chove direto ou faz um calor muito úmido, mas é a única estação em que o céu perde a tradicional cor acinzentada. Os dias são longos e há milhares de eventos interessantes acontecendo pela cidade. As pessoas parecem mais bonitas e felizes. Quando a previsão é de calor, famílias e amigos organizam churrascadas ou faz-se um passeio para fora da cidade. Diferente dos países no continente europeu, a temperatura nas ilhas britânicas é geralmente agradável e raramente passa dos 30 graus. Londres é tomada por turistas vindos de toda parte do mundo e ao mesmo tempo muita gente viaja para fora do país em busca de sol e praia.

Em contraste, uma época que eu não recomendo ninguém vir para Londres é essa que acabou de passar: o outono. Dias ensolarados são raros, chove e venta muito e os dias vão se tornando cada vez mais curtos de uma maneira deprimente. Ah, mas ver as folhas caindo das árvores é lindo, alguém pode argumentar. Nem mesmo os fogos de artifício em Novembro para celebrar Guy Faulkes Day, uma antiga tradicao britânica, salvam essa estação patética. O prospecto de saber que o inverno está chegando, a ausência de feriados até o Natal e as lembranças das últimas férias de verão padecendo na memória fazem com que muitos brasileiros resolvam voltar pro Brasil.

O inverno chega oficialmente no dia 21 de Dezembro mas o frio chega bem antes disso. Começa a clarear somente depois das sete da manhã e as três da tarde já escureceu. Para quem quer saber como é a época de Natal em Londres, clique aqui pra ler o texto que escrevi a respeito no ano passado.

Decoração de Natal na Oxford Street

Após a euforia das festas de fim de ano, os três primeiros meses do ano praticamente se arrastam sem muita motivação. Assim como o verão, o inverno na Inglaterra não é tão rigoroso como no continente europeu. É possível sobreviver a essa estação com um bom casaco e uma casa bem aquecida. Quase todo ano neva em Londres, mas geralmente a neve derrete em poucas horas ou dias e causa mais disrupção nos transportes do que neve suficiente para poder brincar na rua. Nunca se sabe quando ao certo vai nevar e a quantidade de neve que vai cair, portanto nem é bom criar expectativas. Quem gosta de patinar no gelo tem várias opções de rínques espalhadas pela cidade.

Talvez a melhor época para vir a Londres seja mesmo a primavera. A temperatura começa a subir devagarinho, o sol reaparece e as flores desabrocham nos canteiros. É importante notar que ainda faz frio sendo que às vezes até neva em pleno mês de Abril. Eu cheguei em Londres no final de Abril achando que já estaria quente, mas mal sabia como o tempo é instável nessa época. Com um pouco de sorte, algumas heatwaves (ondas de calor) podem dar o ar da graça para a alegria geral. Há o feriado da Páscoa e dois feriados em Maio. Também é uma época boa para fazer viagens pela Europa: as temperaturas ainda não estão escaldantes, as atrações turísticas não são superlotadas e os preços de vôos e hotéis ainda são acessíveis.

5 Comentários leave one →
  1. glendadimuro permalink*
    14/12/2009 12:43

    É verdade… A primavera na Europa é a estação mais linda!

  2. 22/07/2010 13:24

    eu nunca fui em londres ñ mais elo que passa nas tvs as paisagens linda e esuberantes eu acho a mais linda das estaçoes sim eu sou nandja e soubrasileira

  3. 22/07/2010 13:31

    eu nuna fui na europa ñ mais gostaria de conhece-la pq eu acho sim que a primavera é uma das estaçoes mais lindas pelas flores e a cidade que são linda

  4. Florizete Sampaio Moraes permalink
    07/10/2012 3:51

    Estive na Europa no final da primavera e Inglaterra e Austria foram os países mais frios naquele período

  5. wilson borges permalink
    23/09/2013 17:59

    Olha ja estou em Londres 9 meses, e nao vejo a hora de voltar para o meu Rio de janeiro.
    mais ainda tenho de ficar mais 12 meses.
    nao vejo a hora..

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 944 outros seguidores

