Skip to content

Esporte na Espanha

23/02/2010

Glenda Dimuro
Sevilla, Espanha

 

Tudo indica que o futebol é uma paixão mundial, e na Espanha não é diferente. É o esporte que reúne maior número de “aficcionados” (torcedores), mas não é o mais praticado. Segundo as estatísticas, a natação, tanto recreativa quanto de competição, é o exercício físico preferido dos espanhóis, seguido do futebol, do ciclismo e da “ginástica” realizada em academias.

Ou seja, uma coisa é torcer e outra é praticar. A “liga” espanhola (algo parecido com o Campeonato Brasileiro) é uma das mais competitivas e importantes da Europa. Não é a toa que são gastos milhões de euros com “fichajes” (contratações) a cada temporada. As últimas, realizadas pelo Real Madrid em 2009, foram escandalosas: o português Cristiano Ronaldo foi contratado por nada mais, nada menos que 96 milhões de euros; e o “nosso”  Kaká ficou um pouco atrás, com 65 milhões. Tudo isso em meio à pior crise econômica dos últimos tempos. Dá para ter uma idéia de como o futebol é importante por aqui também…

Ultimamente, o basquete e o tênis também andam se destacando, principalmente porque o tenista Rafa Nadal está entre os melhores do mundo e porque a seleção masculina de “baloncesto”, cujo nome mais famoso é o de Pau Gasol (que joga na NBA), está bem posicionada no ranking mundial (terceiro lugar).

 

Em Sevilla…

Embora a cidade esteja divida entre Béticos (que torcem para o Real Betis) e Sevillistas (que preferem o Sevilla) não vejo muitos craques nas ruas… O pessoal prefere os bastidores, o calor da torcida à prática. Não existem muitos campos para se jogar “peladas”, pelo menos não tanto como estamos acostumados no Brasil.

Por aqui, o pessoal prefere praticar outros tipos de esportes. O bom clima (exceto no verão) favorece os exercícios ao ar livre: corrida, ciclismo, caminhada, patinação. O rio Guadalquivir convida à prática do remo e da canoagem. É lindo ver um fim de tarde no rio cheio de barcos e canoas, gente para lá e para cá remando, e nas suas margens gente pedalando, correndo, patinando. A cidade é toda equipada com ciclovias, o que facilita muito a vida dos ciclistas e patinadores.

A prefeitura também estimula uma vida mais ativa através de Centros Esportivos Públicos. Estão espalhados por diversas zonas da cidade, oferecem variadas modalidades esportivas e o melhor de tudo, a preços acessíveis. Ano passado frequentei uma piscina pública (onde só se nada, não há espaço para recreação) e aprovei o sistema. Tudo muito limpo, organizado, com água na temperatura ideal e com número limitado de usuários. Perfeito!

Muita gente também faz escalada, “senderismo” (trekking) e mountain bike já que relativamente perto da cidade a natureza permite a realização de todas estas atividades.

Claro que existem academias de ginástica tradicionais, que também lotam com a chegada do verão. Mas com tantas possibilidades mais “naturais”, muitos trocam o ar viciado da malhação “entre quatro paredes” e preferem respirar um pouco de ar mais puro. Também percebo que por aqui, a fixação por um corpo bonito e sarado é beeeem menor do que no Brasil. Ninguém tá muito ai para corpos perfeitos…

Mas, voltando ao futebol, todo mundo sabe que 2010 é ano de “Mundial” (como eles chamam a Copa do Mundo por aqui). A “Fúria” (apelido da seleção espanhola) promete fazer bonito e finalmente chegar mais perto da taça. A melhor colocação da seleção, que participou de 12 copas, foi um quarto lugar em 1950, no Brasil. Este ano eles estão muito confiantes e cheios de bons jogadores para convocar. E eu, na expectativa de ver uma final Brasil&Espanha!

Se você vem morar em Sevilla e quer praticar esportes, deixo aqui alguns links das melhores (e também mais caras) academias de ginástica, dos Centros Deportivos e do Clube de Remo.

GalisportClub de Remo - Centros Deportivos Sevilla - SatoSport - Cuesta Sport

About these ads
9 Comentários leave one →
  1. raissa oliveira nobre permalink
    14/06/2010 23:28

    adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  2. 22/07/2010 17:32

    tudo de bom valeu

  3. 09/08/2011 19:13

    ameeeeeeeeeeeeeeeeei esse sit , todas as minhas duvidas tiradas!
    dia 27 de agosto terei uma FEIRA DO CONHECIEMENTO no Colegio Padrao Juvenil
    BRASILIA-DF
    e vamos apresenta sobre a Espanha , musicas culturas etc !
    amei demais as danças , vestuario ,pontos turistico!
    Eu tenho apenas 12 anos mais de espeeriencia BAAAIXA EM INFORMATICA o site esta bem programada bastante in formaçoes!
    Simplismente o melhor de todoss!
    by: Adrielly Vasconcellos*

  4. ariane permalink
    22/08/2012 20:39

    massa

  5. 15/09/2012 16:23

    haaa ameii

  6. jeje permalink
    25/09/2012 13:34

    Eu gostaria de mais novidades… vcs sabem aonde eu posso encontrar??

  7. natalhia vieira anacleto permalink
    27/11/2012 14:53

    brigada com isso pode fazer meu trabalho valeu

  8. natalhia vieira anacleto permalink
    27/11/2012 15:05

    ai galera quem gostou da um voto aeeee

  9. arilson anacleto chaves permalink
    27/11/2012 15:06

    vc ja tem o meu voto ae

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 943 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: