Skip to content

Entrada de brasileiros na Alemanha

15/09/2010

Eve
Berlin, Alemanha

 

Entrei na Alemanha como turista, porque ainda não era casada “de verdade” com meu alemão. Pesquisando, descobri que a lei para entrada de brasileiros havia mudado em alguns aspectos.

Por exemplo: quem quisesse entrar no país para estudar alemão (válido só para cursos intensivos, mínimo de 20 horas por semana), fazer intercâmbio escolar ou estudar numa faculdade, desde janeiro de 2009, não precisava mais pedir visto de estudante no Brasil – com antecedência mínima de 8 a 10 semanas como eles diziam. A pessoa entra como turista e, depois de já ter realizado matrícula e outros trâmites com a escola e antes de expirar os três meses de visto, solicita o visto de estudante com validade de um ano.

Como não tínhamos idéia quando casaríamos, a primeira solução para a minha entrada no país seria essa. Só que, os planos mudaram (já perceberam que só existem planos para que eles sejam mudados?) e o casamento pôde ser realizado antes do visto de turista expirar. Como assim? Entrar como turista vale para casamento também? Agora vale!

Em setembro de 2009 (com atualização de abril de 2010), foi publicado um informativo que abria precedente também para visto de noivo(a) e união familiar. Então, entrei assim, na cara e na coragem, rezando para que, antes que os três meses expirassem, o divórcio de marido fosse homologado e casássemos em seguida. Pois solicitar visto de estudante e depois mudar para noiva e depois casamento ia ser muito trabalho.

Apesar de ter entrado como turista, eu já tinha providenciado toda a papelada para o casamento no Brasil para não precisar me preocupar com isso depois. Os principais são: certidão de nascimento com negativa de casamento com menos de 6 meses até a data do casamento e a declaração de solteira assinada por duas testemunhas. Alguns consulados informam que a declaração de solteira precisa ser tirada no local de nascimento, outros dizem que no local de residência. Eu tirei a minha no local de nascimento, junto com a certidão nova: Londrina/PR. Imagina, morando na Bahia e tendo que incomodar parente por lá… E tudo isso traduzido por tradutor juramentado, com o original autenticado pelo consulado local (no Paraná, no meu caso). Isso custa uma nota preta, preparem os bolsos.

Da minha entrada no país para o casamento foram, exatamente, quatro meses. Contudo, antes do meu visto de turista expirar, fomos no Ausländerbehörder (departamento para assuntos de estrangeiros) solicitar o prolongamento do meu visto de turista para mais três meses, mostrando o atestado de que tínhamos a intenção de casar, dada pelo Standesamt (cartório), já que já tínhamos ido lá apresentar nossa papelada para ter a data tão esperada. Tudo certinho até aí.

Casamos e voltamos no Ausländerbehörder para alterar o visto. Eles pediram um monte de papel: a certidão de casamento, contrato de aluguel do apartamento, contrato de trabalho de marido, comprovante de residência dos dois, seguro de saúde dos dois, entre outros. Na hora, o atendente olhou pra mim, olhou pra marido, pediu meu passaporte, a certidão de casamento, perguntou se eu falava alemão (Ein bisschen, foi a minha resposta) e pronto. Vinte minutos depois tinha o visto impresso e colado no meu passaporte. Para os três anos seguintes!

Ufa!

Para maiores informações, clique aqui. Para saber a saga completa, no meu blog, na categoria Visto.

7 Comentários leave one →
  1. 16/09/2010 3:26

    Amo o Blog de vocês!! Já estou seguindo!!

    Tem um Selinho pra vocês no meu Blog:: http://infinito-invisivel.blogspot.com/2010/09/selinho.html

  2. 22/04/2012 19:19

    Olá! Namoro com um alemão e pretendemos nos casar! Muito obrigado pelas informações!!! Muito mesmo! Se possível gostaria de entrar em contato para sabe mais detalhes!!!

  3. Layane permalink
    16/07/2012 16:50

    Olá Eve, gostaria de uma informação, baseado no seu post.
    Quando vc entrou na Alemanha como turista você tinha passagem de volta? Se sim, para quanto tempo depois da entrada?
    Vou para Alemanha e se que só posso ficar 90 dias, meu vôo de volta é 96 dias depois da minha entrada, esses 6 dias a mais não serão contados pois vou para a Inglaterra (que não faz parte do Schengen) passear por uma semana.
    Minha ida é volta é da Alemanha, então não sei se terei problemas.
    Obrigada!

    Layane

  4. 14/09/2012 19:16

    Boa tarde,queria que alguem me esclarecesse uma duvidas,eu peguei um Visto pra casamento e marcamos a data do casamento na Alemanha mas quando os documentos foram pra munique disseram que estava faltando 1 documento,dai minha familia providenciaram,mas a demora foi Legalizar esse documento,e o Landratsamt da cidade onde meu noivo reside prolongou mas 1 mes.Daí o meu documento nao chegou e tive que volta pra o Brasil.Agora o meu documento chegou depois de eu esta no Brasil 1 mes,minha pergunta é,eu posso volta pra Alemanha com Visto de turista e casar?ou tenho que permaneçer aqui 3 meses pra depois voltar? Ou posso ter problemas de entra de novo sem permanecer no Brasil 3 meses? Muito obrigada

    • 04/01/2013 23:05

      Ai Mari, é complicado demais, isso aí acho melhor seu namorado ir direto no Auslenderbehord da cidade onde voces moram, e conversar sobre seus probelmas pessoalmente. Pois cada cidade,cada funcionario pode abrir ou nao excessao de certos detalhes. Peca seu namorado para ir la e conversar com simpatia, tendo todos os papeis em maos. Se o funcionario tiver boa vontade ele pode sim, emitir uma carta avisando que vc vai entrar sem problema na europa. Cada caso é um caso,nao tem regras pode acreditar. Comigo aconteceram mts coisas que ninguem nunca ouviu falar. Até a funcionaria do consulado ficou confusa pois nao aceitaram minha declaracao de solteira feita no cartorio. Fizeram minhas testemunhas escreverem e assinarem num papel dizendo que me conheciam e davam certeza da minha situacao civil. A funcionaria antiga do consulado ficou chocada. Mas aconteceu isso sim comigo, pq o funcionario do Standesmammt implicou com minha declaracao simplesmente assim.

  5. Roxanne permalink
    20/01/2013 20:49

    Oi, adorei o post. Eu namoro um alemão e estamos pensando em casar. Você disse que gastou uma nota com a papelada. Sei que é uma pergunta muito indiscreta, mas eu realmente preciso saber rsrs XD isso significa algo acima de 1 mil? Realmente não tenho idéia. Desculpa pela pergunta, se for muito indiscreta, me responde para meu email ;) muito obrigada!

  6. eliana permalink
    28/06/2014 5:19

    Oi ,ei gostaria de saber oq faço pra ter.visto permanente na Alemanha? E tmbm vou me casar com alemãmas onde eu moro não tm consulado da Alemanha perto.então tem como legalizar os meus documentos só.Alemanha

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 941 outros seguidores

