Skip to content

Como se comemora o dia de São Martin na Holanda

11/11/2010

Anita
Amsterdam, Holanda

 

Hoje em certas áreas da Holanda – e algumas partes da Bélgica e Alemanha – as crianças comemoram o dia de S. Martin (ou Sint Maarten, em holandês). Podemos comparar mais ou menos ao dia de São Cosme e São Damião comemorado em algumas partes do Brasil (ao menos no Rio é bem popular, não sei bem ao certo no resto do país).

Funciona assim: as crianças fazem na escola um lampião de papel (que pode ter qualquer formato: cogumelo, flor, lanterninha chinesa, casinha) e inserem uma varetinha com lampadinha na ponta. À noite, a partir das seis horas, vão em grupinhos de crianças, sempre acompanhados por um adulto, de casa em casa na vizinhança cantando musiquinhas em coro sobre o santo e o dia. O dono da casa abre a porta, ouve o laralá das crianças, elogia os lampiões e oferece mandarinas, mini chocolates, muffins, ou cookies e outros tipos de pâtisserie holandesa. Depois de bater em algumas casas as crianças retornam para seus lares e ficam algum tempo comendo o que ganharam antes de serem mandadas para a cama.

Fotos das lanterninhas e mais detalhes aqui.

Algumas pessoas não querem ser importunadas nesse dia por isso mantêm as cortinas fechadas, as luzes apagadas e não fazem um ruído sequer. Muitos estrangeiros já foram pegos de surpresa nesse dia, ao ouvirem crianças cantando na porta e sem terem nada para oferecer, como é o caso do vídeo abaixo:

About these ads
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 931 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: