Skip to content

Brasil: voltar ou não voltar?

12/07/2011

Na semana passada fizemos mais uma leva de posts coletivos. O tema foi «Brasil: voltar ou não voltar?» e deu muito que falar!

A maioria absoluta dos expatriados do Brasil com Z acha que vale muito a pena seguir vivendo no exterior, principalmente pela questão da segurança pública. Mas cada um deu seus mais diversos motivos para morar fora do nosso Brasil por muito tempo ainda. E alguns nem pensam em voltar!

Confira a série de posts aqui! E se você é mais um dos que andam por este mundo afora e quer mandar a sua opinião sobre voltar ou não voltar para o Brasil é só mandar um email ou deixar seu texto no Colabore!

37 Comentários leave one →
  1. Roberto permalink
    12/07/2011 12:49

    Ótima sequência de posts, diga-se de passagem!

  2. 16/07/2011 0:55

    O governo Dilma piora a cada dia e o próprio FMI diz que teme o futuro do Brasil. Acredito que quem esteja bem no exterior não deve voltar. O governo Lula, por gastar imenso com publicidade, vendeu uma imagem para o exterior não condizente com a realidade brasileira, afinal, ele próprio pleiteava um cargo na ONU. Enfim, voltem somente se a saudade apertar demais! Boa sorte!

    • Cássia permalink
      22/08/2012 9:50

      Não creio que Lula pretendia um cargo na ONU, mas sim foi-lhe oferecido esse suposto cargo pelo ex Primeiro Ministro de Portugal, José Sócrates, em troca de benefícios à empresas portuguesas nas construções para o Campeonato Mundial de Futebol e das Olimpíadas. Foi uma espécie de tentativa de acordo, com iniciativa do governo português face a crise na Europa; não finalizada, pois foi negada pelo então Presidente Lula.

  3. 17/08/2011 15:45

    Vai voltar definitivamente para o Brasil e procura uma empresa de confiança que faça a sua mudança com segurança com tudo dentro da lei? Achou! Vá ao site http://www.movidabrasil.net e se informe. Tudo dentro da lei com o melhor preço.

    • Julieta permalink
      23/01/2012 2:55

      Olá

      Já regressou ao Brasil?

  4. Valéria permalink
    22/01/2012 14:17

    Devemos ser responsáveis pelas nossas decisões, decidir ou não ficar fora do seu “país” é problema de cada um…. Mas querer colocar a culpa na segurança ou em políticos é um pouco demais. Quem mora em outros países só conhece os problemas superficiais do país… Pergunta pra quem vive lá desde criancinha que ele realmente vai dizer os problemas de seu país, porque vamos combinar problema todos têm. Agora querer comparar os problemas de países com grande extensão territorial com países europeus que tem o tamanho de cidades do Brasil é brincadeira!!! É claro que qdo se mora no país dos outros com muita grana é legal, agora ir para outro lugar e trabalhar em emprego suburbano que não se sujeitaria em fazer no Brasil ou se gabar por falar uma segunda língua, é pequenês demais. Em relação a segurança realmente o Brasil deixa a desejar, mas é claro que quem nasce aqui é rato pra saber onde se deve andar, ninguém anda na beira do abismo se não quiser…. mesmo porque todos temos proteção aonde estivermos e se tiver que acontecer algo acontece em qualquer lugar.
    Agora falar que o Brasil não está crescendo ou em evidência, com tanto país quebrando no mundo….é brincadeira……

    • 25/11/2012 0:23

      Concordo contigo. A satisfação tem que ser primeiramente pessoal para que o resto seja aproveitado melhor.

    • Carlos permalink
      21/12/2012 7:20

      Me encanta ouvir pessoas defenderem este pais de merda, o Brasil, sem nem se quer ter com o que comparar. Por isso que o brasileiro vive como comendo carnica e lambendo os labios. O brasil esta bom! O povo vive a realidade que meresse. Nao consegue enchergar que sao escravos de um governo corrupto e dos bandidos. As pessoas ja estao acostumadas com esta vida mediocre e corrupta. Como podem acreditar que o Brasil e o melhor lugar do mundo, como tenho escultado. Que a classe media continue acordando cedo para trabalhar e estudar para sustentar os pobres vagabundos e um governo ladrao com seu impostos mais altos do mundo. Hienas
      O Brasil e lugar para ladroes, prostituicao, beberroes, vagabundagem e preguica.
      Se voce e um desses eu te entendo. Sapo

      • maristela gamarano permalink
        16/06/2013 23:33

        cara vc disse tudo eu pensoexatamente igual a vc nao sei sua idade eu tenho 65 anos e nunca vi esta pais de merda melhorar

    • Fernanda Rocha Constantino Ferreira permalink
      03/10/2013 22:17

      Nossa, nem preciso comentar nada, Você já disse tudo…

  5. Catharina permalink
    24/01/2012 21:43

    Ai Minha nossa SEGURANCA E TUDO! se nao tem seguranca nao da pra voltar. nos EUA tem problem? Claro que tem, mas tem Punicao e por isso as pessoas tem um pouco mais de medo por saber que as Leis Realmente Funcionam, claro que se voce e filhinho de Papai no Brasil , voce pode voltar que sua casa no Morumbi vai estar te esperando…mas se vc nao tem muito (como EU) e mora em um lugar Beeeem longe do Morumbi te digo pra pensar Duas vezes…. Todos sabem que Brasil esta Crescendo, me sinto bem Orgulhosa disso, mas poderia ser mais seguro, nao adianta ter um mega trabalho, ganhar bom dinheiro e nao poder desfrutar comprando um carro novo ou uma casa Bonita e ainda ter que se preocupar em andar em beira de abismo???…aqui pelo menos eu tenho Isso E nao estou trabalhando e em Lanchonetes, tem empresas de grande porte contratando gente que fala portugues, eu estou numa dessas!

  6. Leandra permalink
    23/05/2012 12:08

    Nao sei se vale a pena voltar, vou tentar voltar pq nao aguento mais o subemprego, minha alto-estima esta la em baixo, eu achava que se a pessoa morasse legalmente em um pais e falasse ingles, podia arrumar um trabalho melhor, mais isso infelizmente nao aconteceu comigo, sinto minha idade passando e eu so me especializando em fazer faxina, nao quero isso pra minha vida, alem de sentir uma saudade imensa dos meus pais.

    • alex permalink
      19/07/2012 4:55

      Eu também tenho me especializado em sub-emprego…no meu caso é de babá. Vivo disso há anos e não cheguei à lugar nenhum. É como se eu estivesse com os pés presos numa areia movediça que nunca me engole e que nunca me deixa sair.
      Não estudo há anos e se voltar ao Brasil, não tenho nada além do inglês que aprendi. Tenho que estudar daqui para o vestibular e se Deus quiser eu passo de primeira.

      • alex permalink
        29/01/2013 20:38

        uau, voltando agora a esse post; vivo nos EUA e eles darão anestia se não nesse ano, no próximo (se Deus quiser!). consegui me matricular na faculdade dizendo que era cidadã americaa (meu inglês é excelente, então deu para fingir) e espero ter o green card em mãos quando estiver me formando

    • Simone permalink
      01/07/2014 22:08

      Sai do brasil eu tinha 16 anos ,vim para eua ja comecei a trabalhar ,quase dois anos depois ja trabalhava pra mim,hj tenho 28 anos -12 de america ,estou cansada desse trabalho faxina extressante todos os dias correr correr para limpar umas 4 casas ,pois tenho ajudante e o dinheiro tem que entrar p pagar o help. Quero muito voltar para minha familia ,claro que gosto daki pois sou bastante consumista e aki agente tem a oportunidade de gastar o dinheiro que agente ganha tao sofrido em algumas horas de mall ,o custo de vida aki e alto,bem estou muito cansada e com raiva desse trabalho ,tenho um investimento estou tentando comprar minha casa mais ta tao caro,esperanca de abaixar os precos depois dessa copa e eleicoes ,nao tenho filho sou filha unica,nao tenho pai ,tenho minha mae e o resto da familia la,aki tenho tia e primo o resto foi embora . Tenho medo de sofrer na fase de adptacao ,talves nao quando me lembra do trabalho aki rss… Parei na 8 seria estudar ? Complicado Sou mineira do interior de valadares mais volto p bh minha mae mora la ….

      • Carolina Araujo permalink
        02/07/2014 15:44

        Simone, sou legal aqui e com 15 anos de America, iniciei curso superior mas tive que parar pq trabalho muito na faxina e tenho dois filhos num casamento falido. Tambem penso em voltar…mas tenho duas criancas que sao americanas e que falam que a casa deles e aqui. Nao tenho familia aqui. E penso seriamente em ir embora, pois o que vale na vida mesmo e ficar perto da familia , de quem a gente gosta. Ter calor humano. Vc disse que tem medo da readaptacao. Vai ter que encarar ela, pois nao sera facil. Tenta estudar antes. Ha lugares que oferecem supletivo de segundo grau. Leva alguns cursos…ou dinheiro p estudar la. Sucesso e siga o que te faz feliz. Bjs.

  7. 04/10/2012 23:26

    oi pessoal. estou em portugal a mais de 20 anos. aqui fis minha vida e familia. hoje tenho um desejo profundo de regressar ao brasil. sou do interior de minas gerais e sinto que todos os dias minhas origens gritam pela minha volta. tenho um otimo investimento la. sei que a economia do brasil esta melhor e todos nos sabemos que o brasil é um pais rico por natureza. falando em violençia. o nosso brasil é demais. sou doido para voltar mas nao tenho coragem de levar minha mulher e filha para um mundo bem diferente do delas. aki as crianças ainda se divertem nas ruas em quase total segurança. e sei que minha mulher estaciona o carro na rua e no outro dia o carro ainda esta la no mesmo lugar. mas la no fundo do coraçao o brasil me chama. faser cresçer o meu negoçio e voltar a morar no brasil já se tranformou em obscessao. mas nao tenho coragem nem de levar minhas meninas para lá nem de deixar las pra tras. será que é justo nao ir atras desta felicidade que tanto sonho só por causa deste medo???. será que é justo agente lutar tanto para ter alguma coisa e no fim a violençia gratuita nus impedir de comprar um carro novo ou sermos alvos de criminosos só porque moramos em uma casa bonita??? acredito que grande parte de nós nao voltara mais devido a este estigma de medo por termos nus acostumado com segurança e tranquilidade.. acho que será prescizo 2 ou 3 geraçoes para o brasil ser sem duvida a maior potençia do mundo simplesmente isto uma nova mentaliade. ai sim o nosso brasil vai encher de inveja paises como canada, suissa e paises escandinavos em que a taxa de homicidios é quase zero. mas deixo aqui uma pergunta e ate peço conselhos de quem ler este texto. será que devo arriscar e seguir meu coraçao???. obrigado e que deus proteja o nosso brasil e todos os que la habitam…

    • alex permalink
      08/10/2012 1:24

      Se você voltar para o interior de Minas, não vejo qual problema terá. Apenas vida mansa.

    • Carlos permalink
      21/12/2012 7:37

      Tiago,
      a minha resposta e nao.
      Vivi 18 anos no USA e voltei para o Brasil pelo mesmo motivo que voce e com bons investimentos. Nao da!
      O povo e mediocre. Voce nao vai aceitar a corrupcao, a falta de educacao a impunidade etc. A maior mentira ja pregana e que o Brasil esta melhor. Se voce acredita que o Brasil melhorou me responde em qual setor. Saude, emprego, imposto, infro-estrutura, educacao, seguranca, justica? Me sita uma.
      Meu conselho e voce passar umas ferias prolongadas no Brasil a fim de investigar. Infelizmente temos esta vontade de voltarmos as nossas origens. Mas e uma pura e dura ilusao.
      Saudade vem e passa. Quando se vai visitar o Brasil a vontade passa. esperimente ficar no Brasil por 3 meses.

      • bia permalink
        25/06/2013 14:50

        eu sempre vou e nao quero mais voltar pra Europa amo brasillll.

    • bia permalink
      25/06/2013 14:53

      oi vc tem que meter a car com fe …

    • Fernanda Rocha Constantino Ferreira permalink
      03/10/2013 22:25

      A violência é grande aqui sim… assim como em qualquer país com a nossa extensão territorial… Eu moro em São Paulo, é muito complicado, mas não ouço falar tanto em violência em cidades do interior, ou outras capitais… Todo mundo fala da violência no Brasil, e esquecem dos ataques terroristas em países desenvolvidos, ou malucos americanos que matam criancinhas em escolas… Eu acho que nosso país está doente sim, pela corrupção, excesso de impostos, violência… Mas ja pararam pra pensar se todo mundo resolvesse abandonar o próprio país???? Como ia ser???? Tem muito imigrante aqui, o que significa que nosso país não é assim tão ruim… Agora, se vc tem uma situação financeira estável, e família… Aí fica complicado… Mas vc pode vir, matar a saudade… vir para passear…

  8. wania povoa permalink
    30/10/2012 14:59

    tiago bianchini, passo pelo mesmo que vc, tb moro em portugal, mas nos Açores, aqui ainda é mais parado que o continente, mas seguro, mas tb mais solidao se tem. estou há 11 anos fora do brasil e estou na mesma crise que vc, com duvidas quanto a segurança uma vez que minha cidade é o rio de janeiro e lá as coisas sao uito complicadas com a segurança. tb tenho filha, 3 e marido portugues, tenho pedido a Deus orientaçao pq a decisao é muito dificil mas minha alma tb anseia pelo retorno definitivo a minha terra.

    • Carlos permalink
      21/12/2012 7:41

      Wania leia meu comentario acima.
      Voce vai se sentir mais solitaria no Brasil do que ai.

    • Dani permalink
      12/03/2013 23:30

      Morei na Noruega (Oslo) por 9 anos e meio e, em dezembro do ano passado, retornei ao Brasil. Tinha um bom emprego lá e vim transferida com a empresa para o Rio, minha cidade natal, e estou morando em um bairro legal aqui, como também o fazia lá. Mesmo assim, foi uma decisäo extremamente difícil de ser tomada e o processo de adaptacäo näo tem sido simples. A minha principal anotacäo quanto à dificuldade de adaptacäo à vida no Brasil é a falta de infra-estrutura (chocante), engarrafamentos, internet lenta, telefones celulares que vivem caindo etc., menos qualidade de vida (com dias de trabalho mais longos e maior tempo gasto no caminho casa-trabalho), e um pouco também as relacöes interpessoais dentro de um ambiente de trabalho. Tudo isso me cansa. Apesar disso, estou feliz com a escolha, principalemtne pela oportunidade de estar perto de minha família depois de tantos anos. O afastamento faz com que eu dê muito valor a isso e curta muito mais a compania deles do que eu fazia antes de ir para o exterior. Agora, cada caso é´um caso.

      • Fernando permalink
        22/07/2013 1:12

        Moro nos Estados Unidos e pretendo voltar ao Brasil porque sinto muita falta da minha familia e amigos. Mas se eu nao conseguir me adaptar irei voltar aos EUA, porque, tomara, ate la eu ja terei minha cidadania americana. Mas eh uma decisao muito dificil.

    • Dani permalink
      12/03/2013 23:36

      Depois de 9,5 anos no exterior retornei ao Brasil. Minha conclusäo é que, se você ficar tempo demais fora, como eu, torna-se muito difícil sentir-se totalmente em casa em qualquer lugar. No exterior, sente-se brasileiro. No Brasil, estrangeiro. Infelizmente o Brasil, após o retorno, näo é o Brasil de antes da ida. Menos pelo Brasil, que mudou, sim, mas nem tanto, e mais por você, que conheceu outras formas (melhores) de vida, e vê coisas invisíveis para quem nunca saiu do Brasil… como um estrangeiro.

  9. morena permalink
    27/12/2012 19:17

    bom,eu moro na alemanha desde os meus 18 anos, estou com 30,tenho 2 filhos,trabalho de limpeza,periodo parcial,ganho na faixa de 1.600 reais, e penso muito em voltar para ver se consigo um emprego melhor,minha familia diz que psso arrumar otimos empregos,mas como?sem curso superior completo,e so contando com 2 idiomas?e meus filhos?pago meu aluguel,tenho meu carro e la no brasil so tenho minha familia que sao simples,queria saber uma opniao ou umas sobre esta minha duvida tao cruel ,que esta me corroendo.me pergunto ficar ou voltar?

    • alex permalink
      29/01/2013 20:36

      1600 reais? você não quis dizer euros??? isso é muito pouco para quem está no exterior há muito tempo. você tem 30 anos, está jovem! não tem como você fazer algum curso profissionalizante aí? ou de repente um curso de tradutora? voltas ao Brasil e dá aula de alemão, abre uma pequena escolinha para ensinar crianças, cantado músicas na língua. traz uns dvs e livros para crianças quando estão a aprender a ler e escrever e usa isso como base para saber por onde começas a ensinar crianças no Brasil a aprender a língua…

      você está aí há 12 anos, isso sinceramente é muito pouco.

  10. Carolina permalink
    31/01/2013 0:06

    Tenho 35 anos, 14 anos de USA, dois filhos, alguma faculdade americana, cursos e me dizem que posso arrumar trabalho de tradutora no Brasil e ganhar bem…será que vale a pena expôr dois filhos (6 e 8 anos) à uma mudança tão grande em relação à cultura, língua, escola, etc , para ver se dá certo? Estou cansada de uma vida de gastar tanto com classes de sports para meus filhos porque não há crianças aqui para brincar. Nem playdates tenho conseguido muito. E criar filhos dentro de casa sem a socialização deles…não quero. Tive infância e não vejo eles terem nem metade do que tive…não falo de matéria, brinquedos e sim de brincadeiras com crianças.

    • alex permalink
      31/03/2013 22:24

      como assim teus filhos não estão se socializando? isso não faz sentido, pois pais adoram arranjar playdates. você mora em que parte dos EUA? Moras numa área rural ou em algum lugar isolado? porque isso não faz sentido.

  11. nilton permalink
    27/02/2013 0:20

    Pode voltar, a banania , mudou muito agora temos o pcc que comanda tudo , eles dão segunça , caso aconteça agulma coisa eles te ajuda.

    • Carolina permalink
      28/02/2013 23:56

      Nilton, as pessoas aqui nesse blog são sérias e são seres humanos vivendo em busca de raízes. Guarda sua ironia para usar para si mesmo.

  12. bia permalink
    25/06/2013 14:39

    gente me ajude minha amiga e casada na holanda e mora la , mais ela nao tem pasporte mais sim residencia um documento que permite ela trabalhar e estudar e viver la legalmente verbleijf bepaldtijd ou onbepaldtijd nao lembro ,ela queria saber se ela e o marido voor embora de vez pro brasil se ela perde a documentacao europeia se ela pode entrr novamente no pais.

  13. sanz permalink
    01/11/2013 11:31

    show!!! Adorei suas palavras è que penso e que estou passando . vivo no norte en gasteiz mas aqui temos mas aun beneficios que o sul. mas estou feliz tao quanto a tu e sou mas um que nao volto para o brazil

  14. BostonGator permalink
    02/03/2014 5:41

    No comeco dos anos 90… Tinha 18 anos de idade. Estudava em uma escola rasoavel, meus pais tinham casa e carro e nunca precisei pagar nada em casa. Mais quando comecei a entender um pouquinho de politica. Fernando Collor ganhou para presidente Quem lembra?
    Bom como meu pai tinha uma vida + – Controlada de um dia para outro ficou sem nada so consequiu tirar 50 mil do dinheiro que tinha no banco, nao entendi porque. mais uma raiva tao grande ficou dentro de mim e comecei a procurar informacoes sobre outros pais como eram leis, custo de vida etc… Resolvi mudar para o USA. in 1993. hoje estou com 43 anos de idade. Apos cinco anos consequi meu Green Card in 1999 consegui tire minha cidadania. Ao principio estava jovem trabalhei em servico que nunca imaginei fazer na vida… Mais como Esse pais te oferece muitas oportunidades consequi um emprestimo e entrei na escola Computer Science. Meu primeiro emprego ja formado comecei ganhar um salario otimo e dai pra cima so coisas boas. eu ficava feliz em pagar meus empostos.. um imigrante que veio do nada com carro novo apartamento na epoca as casas estava, baratas e comecei a comprar casas de 2/3 familias para alugar…OTIMO INVESTIMENTO curso superior e uma renda anual de mais de $100 Mil por ano… tudo isso aconteceu em menos de 10 anos. e mesmo com documentos nas maos so voltei ao Brazil 2 vezes… E pelo que vejo falar nao tenho nenhuma informacao do Brazil por nao ter interesse pessoal. Quando falo com alguem de la so da um flashback do quanto sofri quando meus pais perderam tudo que tinham conseguido. E que a coisa continua na mesma.
    Mais o meu conselho para quem desaja a procurar uma vida diferente o meu conselho e trabalhar bastante nos primeiros anos para pagar suas contas ai entre em uma escola e aprende a ligua e um pouco da culta do lugar e garanto a voce que Deus te colocara tudo em suas maos.
    Fica todos com Deus e boa sorte a todos… Pelos ultimos 20 anos a unica coisa que acho que ficou melhor no Brazil for o cellular prepago que qualquer pessoa pode adquirir.

    Desejo o melhor para o povo Brasileiro para meus parentes e todos aqueles que merecem uma vida justa.
    Fico por aqui mesmo por enquanto.

  15. Saly_san permalink
    02/05/2014 10:52

    Gente eu nasci no brasil morei até os meus 10 anos, logo morei 1 ano em portugal.
    Também moreí 8 anos em ibiza, 5 anos em salou, 1 ano em benidorm, (Espanha).
    Ha quasi 5 anos que moro na Holanda e vou dizer que o brasil é pobre em comparaçoes, mais o que é mais importante pelo menos para mim que tive uma educaçao antiga, sao as tuas raizes, sou mestiza meio brasileira e meio japonesa que nao conhe seu pai japones. Creci com a minha familia tios, tias e vovôs. Minha mae ja morava no estrangeiro… A europa é tudo falsidade, imagen pra impresionar, sao arrogantes os mais pobres e nao sabem o que é humildade. Infelizmente o pessoa do brasil nao valora isso, porque cuando vc tem uma boa vida os teus principios é o que verdadeiramente conta!
    A educaçao é boa, nao acho que seja melhor que a do brasil, isso depende das escolas.
    A segurança sim é ótima até porque se vc é roubado a pessoa sofren um trauma, no brasil nos nao somos tao inocentes até o ponto de ficar traumatizados por coisas assim.
    Tudo tem seus pro e contras, eu sinceramente acho que en quanto qualidade de vida no brasil sem dinheiro nao da, mais respeitivamente os valores pessoais das pessoas do seu entorno é muito melhor. Europa e sua condiçao de vida é materialista, o que reflectao aqui e ter uma casa cheia de coisas bonitas e bem valoradas, sair bem vestido, ter carro e ser mal criado. En quanto no brasil é, vamos fazer todo o que o tempo de, que o dia ja por si sendo bonito por ter sempre sol, e fazer muito mais fora de casa. O que vc faz no seu dia a dia será o que vc levará quando morrer. Tudo o que vc compra sera dado ou vendido depois da sua ausencia, entao a pobreza da riqueza, é mais valorada que a riqueza da pobreza???
    Amo o brasil e algum dia penso en voltar pelo menos tentar ficar, ja viajei e em nenhum lugar com todos os luxos cheguei a sentir o sentimento de casa, como no brasil.
    E en nenhum lugar tem tanta diferencia racial como no brasil, e o preconceito nos outros paises é muito mais elevado, ser extranjeiro e trabalhar em coisas que vc nunca imaginou por nao ter chance por ser emigrante é para ficar triste, só pelo idealismo que em outro lugar ganhado melhor vc terá uma melhor vida, nao sempre é assim.

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 931 outros seguidores

