Skip to content

A experiência de um brasileiro na China

20/01/2012

Leonardo Garin
Guangzhou, China
.

Leonardo está morando na China e decidiu compartilhar um pouco da sua experiência com os leitores do Brasil com Z. Faça como ele, escreva pra gente na seção Colabore!

Fazem cinco meses que desembarquei na China. No começo tudo era diferente e estranho. Eu não falava nada da língua. Cheguei aqui apenas com o vulgo “olá”. O que credenciava os locais a iniciarem uma conversa. Aí eu olhava com uma cara de “comi azedo” e ia saindo, de fininho.

Aos poucos fui me familiarizando com a localidade e os arredores. Aprendi algumas palavras, depois de iniciar um curso de Mandarim e já começei a me sentir melhor. Conseguia perguntar e responder coisas simples tipo “meu nome é” e “quero esse”.

Aos poucos também fui explorando e entendendo mais o que é o país que mais cresce no mundo. Economica pulsante que se faz transparecer para todo mundo através dos milhões de itens produzidos aqui. Quando eu cheguei, a China já era uma realidade. Quando olhei ao redor, entendi o porque.

O país é um canteiro de obra. E a cidade que eu estou mudou drasticamente nos ultimos dois anos. O metro dobrou suas linhas de conecção e profissionalizou seus serviços. Todos os ônibus falam inglês, mandarim e cantonês (lingua local). A grande maioria das pessoas entende muito bem os comandos básicos do inglês e todos os jovens, falam inglês.

Não que o inglês possua algo intrinseco, mas pode signifar expansão. Além do mais, muitas empresas contratam falantes de lingua específica. Como no meu caso, o português. Eles querem pessoas nativas do Brasil para fechar negócios com o Brasil e isso se expande para todos os outros países economicamente poderosos.

Isso tudo sem contar o poder de organização da sociedade chinesa. De fora pode até não parecer organização, mas é. Os prédios grudados, sem sol no meio deles. A rua dica distante da entrada dos prédio. Antes temos que passar pela lojas. O metro também tem lojas. Na verdade, existem shopping centers em cada estaçãõ do centro da cidade. Se caminha 5 minutos dentro da estação até se chegar no guiche de compra de bilhetes. A maioria das pessoas credita isso ao partido comunista. Porém a China já era poderosa antes do partido! Eu ainda procuro pintas na cultura para entender esse caso.

A cultura Chinesa é complexa e muito diferente da brasileira. Porém tem caracteristicas muito silimares. Com o a receptividade. Que maravilha o povo Chinês!!! Muito receptivo e simpático. É Lógico que muitos sorrisos que recebo são pelos dólares que tenho no bolso. Mas é inegável a quantidade de pessoal legais q encontrei aqui! Digo legais, isso não inclui a capacidade de ser amigo e leal! O que pode representar problemas para brasileiros emotivos.

Enfim, existem muitas coisas a serem ditas sobre a China. Mas minhas opiniões ainda não estão suficientemente cristazidas para expor-las.

Sobre o burocrático, podem perguntar que posso tentar responder. Mas já alerto, a China não é o dragão que estão pintando por aí. Pelo menos ainda não… hehehe

12 Comentários leave one →
  1. 21/01/2012 1:47

    O que conheço da China a turismo(um mes):
    -Cultura milenar senao a mais antiga do planeta (comprovada)
    -Pessoas extremamente disciplinadas.Aqui na Italia saiu uma reportagem sobre o modo das maes chinesas criarem as crianças(as maes tigre).Bem, pra sociedade italiana aonde as maes cuidam os filhos ate depois de adultos(mammone) pra “alegria”(ironia)das esposas isso é como o Bope em um jardim de infancia.Tenso.
    -Definitivamente aqui podemos falar em diferenças culturais reais.Brasil,Italia,Espanha,etc todos sao muito parecidos,quase iguais,o Ocidente,etc.Entre China e Brasil em um passeio de um mes,vi que o mundo realmente nao é igual,assim como homens e mulheres nao sao iguais.A graça é essa.Muita coisa diferente.Muita mesmo.As vezes até chocante para os mais sensiveis.Aviso:carne de cachorro é estranha!!
    -Pra quem odeia os EUA e o mal do”capitalismo”.A China é tao capitalista quanto o Tio Sam mas com bem menos liberdade.E eu penso nessas horas em quem defende Cuba e outros socio-comunistas com “mentalidade paz-e-amor”.Utopia.
    -Ao meu ver a China,com tanta gente pra mao-de-obra,por um ainda isolamento cultural seu natural,pelo regime extremamente nacionalista(o que nos brasileiros desconhecemos com o nosso deslumbre) e pela sua frieza pra negocios,competiçoes,sua economia,etc é ao meu ver a bola da vez como proximo Império Mundial.E nisso incluo a capacidade bélica.A China tem um exército bom,serviços de espionagem e a mentalidade de predador( e nao de presa como o Brasil).
    -Nao vi grande qualidade de vida entre as pessoas.Tudo muito igual apesar de constatar que a riqueza exista mas la tambem esta na mao de poucos.Pra finalizar,porque os chineses dominam o mundo no video das crianças abaixo.Post muito bom.O que mais gostei ate agora.Boa sorte ao Leonardo.

  2. 23/01/2012 2:23

    Eu acho difícil morar aqui nos EUA, imagina aí do outro lado do mundo, deve ser uma aventura por dia! Eu conheço algumas chinesas aqui nos EUA e elas são bem legais, mas acho difícil fazer amizade mesmo. Amizade daquele tipo que eu sendo brasileira sei tenho um conceito diferente. As vezes há um choque cultural que deixa a situação estranha (eu sinceramente não entendo como uma tia pode bater no sobrinho e quase não dar beijo nele), mas de forma geral é legal conviver com tanta diversidade.

  3. 23/01/2012 14:47

    Eu também penso como a Lorna. Se aqui, no ocidente, já é brabo a adaptação, imagina do outro lado onde tudo, desde os principios e valores, são bastante diferentes! Boa sorte na sua vida ai! :)

    • 23/01/2012 19:50

      A Glenda falou bem.Literalmente,outro planeta.E mesmo sendo legal,nao é pra qualquer um.La é realmente diferença cultural.Acho que o Oriente a grosso modo(claro,depende o lugar)

      OBS.gaucha ou outro admnistrador do blog,acho que enviei um email pra voces errado.Foi mal.Mil,mil desculpas :)

  4. Renata permalink
    26/01/2012 14:21

    Concordo!!! No início damos algumas mancadas, mais logo logo aprendemos a lidar com as diferenças!!!!

    Boa viagem

  5. Luís Danilo permalink
    07/02/2012 2:48

    Olá, Leonardo!
    Também estou na China há quase dois meses e me identifiquei bastante com boa parte do seu texto. Quando dizemos “ni hao” parece que eles acham que você já sabe falar tudo hahaha Você diz que aí falam cantonês… você mora perto de Hong Kong? Eu moro em Ningbo e pretendo conhecer essa região mais pro sul.
    Quanto à receptividade eu fiquei maravilhado. Mesmo os que não sabem inglês tentam se comunicar e parecem ficar chateados quando não podem ajudar. Também percebi que tanta simpatia não quer dizer que eles querem ser nossos amigos, mas eu sei lidar com isso… brasileiros tendem a não saber, infelizmente.
    Vai ficar aqui até quando? Dia 30/05 estou voltando para o Brasil, mas posso voltar depois de um mês… vai depender das propostas hehehe :)

  6. Luís Danilo permalink
    07/02/2012 2:51

    Desculpe, agora que vi que você está em Guangzhou. Estou indo aí no início de março para uma exposição dos nossos produtos na Dental South China. A exposição acaba na sexta e quero ficar o final de semana. Podemos marcar de tomar algum drink cantonês (se é que existe) hahaha! Valeu :D

  7. Ana Paula Mandetta permalink
    14/06/2012 1:29

    Olá a todos,
    Leonardo e Luís, como vão?
    Meninos, dia 27 de junho vou pra Xhanghai e passo mais um tempo em Beijing depois.
    Vou à China realizar minha pesquisa de campo sobre a adaptação cultural em organizações de brasileiros expatriados na China. Vocês são expatriados? Estão aí por iniciativa própria? Seria possível nos comunicarmos/encontrarmos? Por favor, me escrevam (anapmnetto@gmiail.com). Se tiverem amigos nessa situação que eu descrevi acima que estejam dispostos a participar de minha pesquisa me indiquem por favor!

    Obrigada, super boa sorte.
    Abraços, Ana.

    • 15/06/2012 11:07

      Olá, Ana!! Nesse caso, infelizmente eu já voltei ao Brasil. Não, eu não era expatriado e, infelizmente, não conheço nenhum brasileiro na China nessa situação. Eu estava em Ningbo (a 220km de Shanghai) a negócios e fiquei somente 5 meses. Pretendo voltar no início de 2013 para umas férias.
      Desculpe por não poder te ajudar.

      Abraços,
      Luís.

  8. Paulo permalink
    04/08/2012 3:32

    Amigo boa tarde! Tenho oferta de trabalho da China e gostaria de saber coisas se possivel. O k se come, custo de vida, o q brasileiros podem fazer por aí, onde passear enfim coisas assim. Desde há muito obrigado

  9. paulo permalink
    06/11/2012 2:31

    sou casado com chinesa de hong kong. passei um tempo por la e estive tambem em shantau e pequim . chines e bem receptivo , principalmente com aqueles que gostam de futebol , ainda mais falando que e brasileiro . pretendo morar um tempo em hong kong .

  10. Amtonio permalink
    23/07/2013 22:27

    Meu nome e Antonio, moro na florida, tenho uma empresa de exportacao, estou necessitando de um basileiro que resida na China para compra de produtos desse pais, caso esteja interessado favor entrar em contato pelo e-mail intertrading@gmail.com, se nao pode indicar alguem de sua confianca.Agadeco sua atencao.

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 952 outros seguidores

